Complexo Governamental (Belo Horizonte)

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Complexo Governamental
Governmental Complex
Visão aérea
Utilização Sede do Governo de Sua Alteza Sereníssima
Localidade Serra Verde, Venda Nova, Belo Horizonte
Situação Conservado

O Complexo Governamental (em inglês: Governmental Complex) é a localidade designada como sede do Poder Executivo do Principado de Belo Horizonte, com suas edificações componentes abrigando o Conselho de Ministros, bem como os diversos órgãos administrativos.

Histórico

Desde a fundação, o Edifício Tiradentes foi determinado como sede da Chefia de Governo e das Secretarias. Em 2021, o Conselho de Ministros definiu[1] o Complexo Governamental como um "bem público de uso especial, afeto às atividades de governo e de administração pública nacional" e determinou as sedes das entidades governamentais.

O Ministério dos Assuntos Externos é a única das pastas que não está sediada no Complexo Governamental, em junho de 2021 sua estrutura foi transferida[2] para o Palácio de Cristal.

Componentes

A alocação dos órgãos e entidades foi determinada pela Resolução nº16 de 22 de novembro de 2021. O Edifício Tiradentes recebe os órgãos principais enquanto os Ministérios estão igualmente divididos entre os Edifícios Minas e Gerais.

Edifício Tiradentes

Edifício Tiradentes
Tiradentes Building
Utilização Local de Trabalho do Presidente do Conselho de Ministros
Situação Conservado

Órgãos

Macro

O Edifício Tiradentes é parte da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede do Governo do Estado de Minas Gerais, sendo o maior prédio de concreto suspenso do mundo, com um vão livre de 147 metros de comprimento e 26 metros de largura.

O plano da Cidade Administrativa foi concebido na administração do Governador Aécio Neves, que contratou Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro considerado um dos mais influentes na arquitetura moderna internacional. As obras do complexo foram finalizadas em 2010 e os servidores estaduais de Minas Gerais começaram a mudança para o local em fevereiro daquele ano. A obra foi custeada integralmente pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresa pública que aplica recursos em atividades voltadas para o desenvolvimento econômico do Estado.

Edifícios Minas e Gerais

Edifício Minas / Edifício Gerais
Minas Building / Gerais Building
Edifícios Gerais (esquerda, atrás) e Minas (direita, frente)
Utilização Local de Trabalho dos Ministérios
Situação Conservado

Os prédios são idênticos, com 116 000 m² de área construída e 14 andares para ocupação dos servidores e um pavimento aberto, com linhas arquitetônicas próprias e paisagismo, compondo um ambiente distinto em meio aos andares de escritórios. Cada andar tem 7 000 m² e o gabinete de cada secretário tem 50 m².

Edifício Minas

Órgãos

Edifício Gerais

Órgãos

Referências

  1. CONSELHO DE MINISTROS. Resolução nº16 de 22 de novembro de 2021. Dispõe sobre o Complexo Governamental de Venda Nova.
  2. CONSELHO DE MINISTROS. Medida Provisória nº8 de 8 de junho de 2021. Expropria edifício para servir de sede do Ministério dos Assuntos Externos e Cooperação Internacional.