Betim, Belo Horizonte

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Betim
Território Livre de Betim

150px
Bandeira
90px
Brasão

Gentílico betinense
Tipo de Governo entidade especial constituinte[1]
- Presidente da
Assembleia Constituinte
Deputado Constituinte Rayander Gouvêa
- Chefe interino do
Governo Provisório
Berunardo Fonseca Morgan
- Presidente da
Corte Conjunta de Justiça
Vago
Legislatura Assembleia Constituinte
Fundação 28 de janeiro de 2020
Área Total 708,371 km²
Time zone UTC-3

Fórum Oficial

O Território Livre de Betim (em inglês: Free Territory of Betim) é uma entidade especial constituinte de Belo Horizonte, uma divisão político-administrativa especial que exerce elevada autonomia.

Histórico

As regiões de Contagem e de Betim, conurbadas a Belo Horizonte, foram os primeiros pontos pensados para a expansão do território belo-horizontino. A Lei nº38 de 22 de janeiro de 2021, apesar de não anexar a cidade ao território nacional, criou o Governo Provisório, responsável pela governança civil interina, com a incorporação sendo formalmente efetivada pela Lei Complementar nº21 de 28 de janeiro de 2021.

O Governo Provisório instituiu sua Carta em 15 de janeiro de 2022, que o definiu como uma entidade pública autônoma e interina dotada de incumbências extraordinárias dedicadas ao exercício da administração civil e governança pública betinense, além de dispor sobre seu funcionamento e sobre a instituição de uma Assembleia Constituinte responsável pela elaboração de uma norma constitucional que estabeleça a transição da então estrutura provisória para um governo eleito. Posteriormente, o Acordo Geral sobre Livre Associação assinado entre os governos nacional e territorial estabeleceu as bases de uma Administração que sucedeu a estrutura provisória.

A implementação da reorganização territorial e administrativa, conforme a Lei Complementar nº82 de 16 de fevereiro de 2023, determinou que a então Região Administrativa Especial de Contagem, junto das cidades de Ibirité, Mário Campos e Sarzedo, fossem incorporadas à Betim.

Divisão Territorial e Administrativa

O Território Livre de Betim possui uma divisão político-administrativa autônoma, o Cantão de Contagem, oriundo da incorporação da antiga Região administrativa Especial de Contagem. As outras cidades, Ibirité, Mário Campos e Sarzedo, não possuem auto-governo.

Estado

O Território Livre de Betim, dentro da estrutura político-administrativa do Principado de Belo Horizonte, funciona sob uma estrutura interina definida pela Carta do Governo Provisório, em que um Governo Provisório exerce a administração pública e a governança civil temporárias como o único órgão jurisdicional constituído. A Assembleia Constituinte, eleita em 12 de fevereiro de 2023, é responsável pela elaboração de uma norma constitucional que estabeleça a transição da atual estrutura provisória para um governo eleito. Havia um Poder Judiciário Conjunto entre Betim e Contagem representado pela Corte Conjunta de Justiça, que continua a existir mesmo após a incorporação de Contagem em Betim.

Referências

  1. À Betim são aplicadas as mesmas normas, quanto ao autogoverno e às vedações, das regiões autônomas, conforme o Acordo Geral sobre Livre Associação entre o Governo de Sua Alteza Sereníssima e o Governo Provisório do Território Livre de Betim, concluído em Contagem, em 23 de julho de 2022.