Governador-Geral de Venda Nova

De Micropedia
Revisão de 15h04min de 18 de agosto de 2024 por Miguel Domingues Escobar (discussão | contribs) (Criou página com '{{Infobox Royalty | type = monarch | consort = | name = Governador-Geral da Região Autônoma de Venda Nova | native name = <small>''Governor General of the Autonomous Region...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Governador-Geral da Região Autônoma de Venda Nova
Governor General of the Autonomous Region of Venda Nova

Lucas Maldonado, Conde do Mangabeiras
Desde 8 de agosto de 2024

Tratamento Sua Excelência, o Honorável
Vossa Excelência
Membro Conselho de Estado
Residência Oficial Casa Governamental
Local de trabalho Casa Governamental
Ascenção Designação pelo Príncipe Soberano sob recomendação do Conselho Executivo
Mandato Indefinido
Formação 16 de abril de 2020
Substituto Juiz-Presidente da Corte de Justiça

O Governador-Geral da Região Autônoma de Venda Nova (em inglês: Governor General of the Autonomous Region of Venda Nova) é o representante cerimonial do Príncipe Soberano e a figura de maior destaque da administração vendanovense.

Histórico

O cargo, tal como a própria região administrativa especial, foi criado em 16 de abril de 2020, data do início da vigência da Lei Complementar nº1 de 5 de março de 2020. Com a Segunda Emenda à Lei Constitucional ratificada em 12 de fevereiro de 2022, as regiões administrativas especiais passaram a ser entendidas como regiões autônomas, consequentemente, mudando a denominação do cargo.

Após a eleição da Primeira Legislatura do Conselho Legislativo, a estrutura político-administrativa da Região Autônoma de Venda Nova começou a ser organizada e codificada. A Lei nº2 de 21 de dezembro de 2022 dispôs sobre o estatuto jurídico da Coroa e determinou as competências do Governador-Geral.

Designação

O Governador-Geral é designado pelo Príncipe Soberano sob recomendação do Conselho Executivo, apesar de não existir uma obrigação legal, a nomeação é sempre antecedida por uma consulta às lideranças políticas do Conselho Legislativo, que tem o poder de solicitar ao Príncipe Soberano a exoneração do titular.

Posse

O Governador-Geral é empossado pelo Príncipe Soberano em sessão solene do Conselho Legislativo, quando presta o seguinte compromisso:

"Prometo manter, defender e cumprir a Lei Constitucional, promover o autogoverno e a autonomia vendanovense e observar as leis."

Competências

As competências do Governador-Geral estão dispostas no artigo 3º da Lei nº2 de 21 de dezembro de 2022:

Art. 3º Compete à Governadora-Geral:

Administrador do Governo

Administrador do Governo da Região Autônoma de Venda Nova
Administrator of the Government of the Autonomous Region of Venda Nova
Fotografia Oficial

Vago
Desde 8 de agosto de 2024

Tratamento Sua Excelência
Vossa Excelência
Membro Conselho de Estado
Residência Oficial Casa Governamental
Local de trabalho Casa Governamental
Ascenção Vacância do cargo ou impedimento do Governador-Geral
Mandato Indeterminado
Formação 5 de maio de 2022

O Administrador do Governo da Região Autônoma do Venda Nova (em inglês: Administrator of the Government of the Autonomous Region of Venda Nova) é a denominação na qual o Juiz-Presidente da Corte de Justiça ou outra autoridade assumem o exercício das prerrogativas principescas regionais em caso de impedimento do Governador-Geral ou vacância do cargo, substituindo a antiga figura do Governador-Geral em exercício (em inglês: Acting Governor General).

Ordem de Substituição

A Lei nº2 de 21 de dezembro de 2022 estabeleceu uma "linha de sucessão" a ser seguida no caso de incapacidade do Governador-Geral e de seu sucessor designado. Determinando que impossibilitado o Juiz-Presidente da Corte de Justiça, a Administração do Governo será incumbida ao Presidente do Conselho Legislativo.

A Lei nº2 de 21 de dezembro de 2022 determina uma "ordem de substituição" a ser seguida no caso de incapacidade do Governador-Geral e de seu sucessor designado. Determinando que impossibilitado o Juiz-Presidente da Corte de Justiça, a Administração do Governo será incumbida ao Presidente do Conselho Legislativo e que, estando este igualmente impossibilitado, o Presidente do Conselho Executivo deverá informar o Conselho de Estado que exercerá as prerrogativas principescas regionais.

Lista

Titular Cargo Mandato Início Término Ocasião
Juiz Lucas Maldonado, Conde do Mangabeiras Juiz-Presidente da Corte de Justiça 1 mês 9 de dezembro de 2022 9 de janeiro de 2023 Vacância do cargo de Governador-Geral
Igor Oliveira Bueno-Toniato, Marquês do Cachoeirinha Administrador Extraordinário 1 ano e 27 dias 12 de julho de 2023 8 de agosto de 2024 Intervenção do Conselho de Estado

Lista

# Titular Mandato Início Término
- Vago 3 meses e 5 dias 16 de abril de 2020 21 de julho de 2020
-[1]
Jade Tannure, Duquesa da Savassi 2 anos, 4 meses e 18 dias 21 de julho de 2020
9 de dezembro de 2020
9 de dezembro de 2022
- Vago 1 mês 9 de dezembro de 2022 9 de janeiro de 2023
Michelle Frances, Marquesa Consorte de Santa Luzia 6 meses e 3 dias 9 de janeiro de 2023 12 de julho de 2023
- Vago 1 ano e 27 dias 12 de julho de 2023 8 de agosto de 2024
Lucas Maldonado, Conde do Mangabeiras No cargo 8 de agosto de 2024 Presente

Referências

  1. Nomeação pendente de aprovação, dada em 9 de dezembro de 2020, pelo Conselho da Regência