Mudanças entre as edições de "Lei Constitucional de Belo Horizonte"
(18 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
{{Infobox Royalty | {{Infobox Royalty | ||
| type = monarch | | type = monarch | ||
− | |||
| name = Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte | | name = Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte | ||
| native name = <small>''Constitutional Law of the Principality of Belo Horizonte''</small> | | native name = <small>''Constitutional Law of the Principality of Belo Horizonte''</small> | ||
− | |||
− | |||
− | |||
| image = Capa da Lei Constitucional de 6 de fevereiro de 2020.png | | image = Capa da Lei Constitucional de 6 de fevereiro de 2020.png | ||
| imgw = 300px | | imgw = 300px | ||
| alt = | | alt = | ||
| caption = Capa da Lei Constitucional | | caption = Capa da Lei Constitucional | ||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
| regent = [[Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte de Belo Horizonte|Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte]] | | regent = [[Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte de Belo Horizonte|Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte]] | ||
| reg-type = Autor | | reg-type = Autor | ||
Linha 29: | Linha 19: | ||
| regent5 = Vigente | | regent5 = Vigente | ||
| reg-type5 = Situação | | reg-type5 = Situação | ||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
}} | }} | ||
A '''Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte''' (em inglês: '''''Constitutional Law of the Principality of Belo Horizonte''''') é a a norma político-institucional que constitui o topo do ordenamento jurídico disciplinando a existência de [[Belo Horizonte]] enquanto Estado, sendo a fonte jurídica da validade de toda a legislação, regulamentações e demais normas. | A '''Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte''' (em inglês: '''''Constitutional Law of the Principality of Belo Horizonte''''') é a a norma político-institucional que constitui o topo do ordenamento jurídico disciplinando a existência de [[Belo Horizonte]] enquanto Estado, sendo a fonte jurídica da validade de toda a legislação, regulamentações e demais normas. | ||
Linha 54: | Linha 26: | ||
Redigido ainda no nascimento de Belo Horizonte como micronação, o [https://belohorizonte.forumeiros.com/t22-anteprojeto-de-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte anteprojeto] que deu origem à Lei Constitucional, de autoria dos então [[Regente de Belo Horizonte|Regente]] [[Usuário:Dom Hiran|Miguel Domingues Escobar]] e [[Presidente do Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Chefe de Governo]] [[Antonio Banderas]], foi apresentado em 2 de janeiro de 2020 pelo [[Governo Provisório de Belo Horizonte|Governo Provisório]], sendo adotado pela [[Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte de Belo Horizonte|Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte]] como o marco inicial para suas deliberações. O texto final foi aprovado em 27 de janeiro, pelo voto unânime dos Deputados Gerais e Constituintes. Ela foi promulgada com a assinatura do Regente em 6 de fevereiro de 2020. | Redigido ainda no nascimento de Belo Horizonte como micronação, o [https://belohorizonte.forumeiros.com/t22-anteprojeto-de-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte anteprojeto] que deu origem à Lei Constitucional, de autoria dos então [[Regente de Belo Horizonte|Regente]] [[Usuário:Dom Hiran|Miguel Domingues Escobar]] e [[Presidente do Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Chefe de Governo]] [[Antonio Banderas]], foi apresentado em 2 de janeiro de 2020 pelo [[Governo Provisório de Belo Horizonte|Governo Provisório]], sendo adotado pela [[Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte de Belo Horizonte|Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte]] como o marco inicial para suas deliberações. O texto final foi aprovado em 27 de janeiro, pelo voto unânime dos Deputados Gerais e Constituintes. Ela foi promulgada com a assinatura do Regente em 6 de fevereiro de 2020. | ||
− | A Lei Constitucional declarou Belo Horizonte uma monarquia hereditária (apesar da ausência de um monarca na época de sua promulgação) sob um Estado unitário e uma democracia representativa, os cargos de [[I Legislatura da Assembleia Geral e Legislativa|Deputados Gerais]] eram as únicas posições eletivas e o sistema de governança colegial ([[Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Conselho de Ministros]] exercendo o Governo) não estava explicitamente definido. Não havia previsão para subdivisões e um [[Conselho da Regência (Belo Horizonte)|Conselho da Regência]] foi criado como órgão de assessoramento ao Regente enquanto um Príncipe Soberano fosse eleito. | + | A Lei Constitucional declarou Belo Horizonte uma monarquia hereditária (apesar da ausência de um monarca na época de sua promulgação) sob um Estado unitário e uma democracia representativa, os cargos de [[I Legislatura da Assembleia Geral e Legislativa de Belo Horizonte|Deputados Gerais]] eram as únicas posições eletivas e o sistema de governança colegial ([[Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Conselho de Ministros]] exercendo o Governo) não estava explicitamente definido. Não havia previsão para subdivisões e um [[Conselho da Regência (Belo Horizonte)|Conselho da Regência]] foi criado como órgão de assessoramento ao Regente enquanto um Príncipe Soberano fosse eleito. |
− | = | + | =Características= |
− | A [https://belohorizonte.forumeiros.com/t1144-primeira-emenda-a-lei-constitucional Primeira Emenda], em 6 de março de 2021, foi um profundo acréscimo de novas disposições | + | A Lei Constitucional original continha somente quarenta e quatro artigos divididos em doze títulos. As emendas alteraram e expandiram consideravelmente o texto, contendo atualmente cem artigos divididos em quatorze títulos. |
+ | |||
+ | ==Emendas== | ||
+ | |||
+ | O artigo 27º da Lei Constitucional estabelece os procedimentos para o processo de criação e aprovação de Emendas à Lei Constitucional, que podem ser propostas pelo [[Príncipe Soberano de Belo Horizonte|Príncipe Soberano]], pelo [[Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Conselho de Ministros]] (em que o [[Presidente do Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Presidente]] propõe em nome do Governo) e pelos [[Congresso Legislativo de Belo Horizonte|Congressistas]]. Considera-se aprovada a emenda que obtiver, em dois turnos em diferentes legislaturas, o voto da maioria absoluta dos Congressistas. | ||
+ | |||
+ | As emendas devem ser elaboradas respeitando certas limitações, definidas pelo artigo 27º. Há limitações materiais, conhecidas como cláusulas pétreas (§ 1º<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''§ 1º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: <br> I - os Poderes Constitucionais; <br> II - o Estado de Direito e a democracia representativa; <br> III - a temporariedade e a responsabilidade das funções eletivas; <br> IV - os direitos e garantias fundamentais.''"</ref>), limitações circunstanciais (§ 2º<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''§ 2º A Lei Constitucional não poderá ser emendada na vigência do Estado de Emergência, do recesso, da dissolução ou da suspensão do Congresso Legislativo.''"</ref>), limitações formais ou procedimentais (incisos I a III do art. 27º e § 4º<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 27º Podem propor emendas à lei constitucional: <br> I - o Príncipe Soberano; <br> II - o Conselho de Ministros; <br> III - os Congressistas. <br> ... <br> § 4º A emenda constitucional será promulgada pela Mesa Diretora do Congresso Legislativo e entrará em vigor após ratificação do Príncipe Soberano.''"</ref>). Há ainda uma forma definida de deliberação e promulgação (§ 3º<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''§ 3º Considera-se aprovada a emenda que obtiver, em dois turnos em diferentes legislaturas, o voto da maioria absoluta dos Congressistas.''"</ref>). | ||
+ | |||
+ | Implicitamente, considera-se que as disposições diretas do artigo 27º da Lei Constitucional são inalteravéis, pois alterações neste artigo permitiriam uma revisão completa do texto, nos casos não abordados pelo artigo 27º, é possível propor emendas. Os direitos fundamentais, previstos nos incisos do artigo 2º, também não comportam emendas que lhes diminuam o conteúdo ou âmbito de aplicação. Não há um mecanismo definido de "''revisão constitucional'''", mas as alterações mais profundas do texto pelas emendas existentes são consideradas revisões. | ||
+ | |||
+ | ===Primeira Emenda=== | ||
+ | |||
+ | A [https://belohorizonte.forumeiros.com/t1144-primeira-emenda-a-lei-constitucional Primeira Emenda], em 6 de março de 2021, foi um profundo e necessário acréscimo de novas disposições ao texto constitucional, mais notadamente, a alteração na denominação do órgão que exerce o Poder Legislativo, de ''[[Congresso Legislativo de Belo Horizonte|Assembleia Geral e Legislativa]]'' para ''[[Congresso Legislativo de Belo Horizonte|Congresso Legislativo]]''; a constitucionalização das [[Divisão Territorial e Administrativa de Belo Horizonte|regiões administrativas especiais]]; a consolidação das competências do [[Conselho de Ministros de Belo Horizonte|Conselho de Ministros]]; a instituição das medidas provisórias e uma profunda reforma no Poder Judiciário. | ||
− | ==Segunda Emenda== | + | ===Segunda Emenda=== |
A [https://belohorizonte.forumeiros.com/t2413-segunda-emenda-a-lei-constitucional Segunda Emenda], em 12 de fevereiro de 2022, introduziu uma série de mudanças no ordenamento jurídico nacional, entre elas: | A [https://belohorizonte.forumeiros.com/t2413-segunda-emenda-a-lei-constitucional Segunda Emenda], em 12 de fevereiro de 2022, introduziu uma série de mudanças no ordenamento jurídico nacional, entre elas: | ||
Linha 68: | Linha 52: | ||
* expansão e consolidação das funções institucionais do [[Ministério Público (Belo Horizonte)|Ministério Público]], bem como a aprovação legislativa para a nomeação de seu chefe, o [[Procurador-Geral do Ministério Público (Belo Horizonte)|Procurador-Geral]]. | * expansão e consolidação das funções institucionais do [[Ministério Público (Belo Horizonte)|Ministério Público]], bem como a aprovação legislativa para a nomeação de seu chefe, o [[Procurador-Geral do Ministério Público (Belo Horizonte)|Procurador-Geral]]. | ||
− | ==Terceira Emenda== | + | ===Terceira Emenda=== |
A [https://belohorizonte.forumeiros.com/t5059-terceira-emenda-a-lei-constitucional Terceira Emenda], em 27 de maio de 2023, é a maior inclusão de conteúdo diverso no texto constitucional desde sua promulgação original em 2020, instituindo uma definição constitucional de cidadania e imigração, reformulando como as regiões autônomas exercem seus poderes e passam por intervenção, as competências do [[Conselho de Estado (Belo Horizonte)|Conselho de Estado]], o funcionamento da [[Administração Eleitoral (Belo Horizonte)|Administração Eleitoral]] e mudanças no Poder Judiciário, inclusive alterando a denominação dos magistrados do [[Supremo Tribunal de Belo Horizonte|Supremo Tribunal]] de [[Arcontes do Supremo Tribunal de Belo Horizonte|Ministros]] para [[Arcontes do Supremo Tribunal de Belo Horizonte|Arcontes]]. | A [https://belohorizonte.forumeiros.com/t5059-terceira-emenda-a-lei-constitucional Terceira Emenda], em 27 de maio de 2023, é a maior inclusão de conteúdo diverso no texto constitucional desde sua promulgação original em 2020, instituindo uma definição constitucional de cidadania e imigração, reformulando como as regiões autônomas exercem seus poderes e passam por intervenção, as competências do [[Conselho de Estado (Belo Horizonte)|Conselho de Estado]], o funcionamento da [[Administração Eleitoral (Belo Horizonte)|Administração Eleitoral]] e mudanças no Poder Judiciário, inclusive alterando a denominação dos magistrados do [[Supremo Tribunal de Belo Horizonte|Supremo Tribunal]] de [[Arcontes do Supremo Tribunal de Belo Horizonte|Ministros]] para [[Arcontes do Supremo Tribunal de Belo Horizonte|Arcontes]]. | ||
− | |||
− | |||
− | |||
− | |||
==Influências== | ==Influências== | ||
− | Fortemente positivista, o texto teve forte inspiração na [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Constituição da República Federativa do Brasil | + | Fortemente positivista, o texto teve forte inspiração na [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988], na [https://en.gouv.mc/Gouvernement-et-Institutions/Les-Institutions/La-Constitution-de-la-Principaute Constituição do Principado de Mônaco, de 17 de dezembro de 1962] e na [https://platina6.webnode.page/constituicao-federal/ Constituição da União dos Estados da Platina, de 14 de março de 2018]; |
− | A Primeira Emenda introduziu profundas alterações ao texto constitucional, tendo por principais bases a Constituição do Reino da Espanha de 27 de dezembro de 1978, a [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm Constituição dos Estados Unidos do Brasil | + | A Primeira Emenda introduziu profundas alterações ao texto constitucional, tendo por principais bases a [https://es.wikisource.org/wiki/Constituci%C3%B3n_espa%C3%B1ola_de_1978 Constituição do Reino da Espanha, de 27 de dezembro de 1978], a [https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946] (principalmente sua [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc_anterior1988/emc04-61.htm Emenda Constitucional nº4, de 2 de setembro de 1961]) e a [https://www.almg.gov.br/atividade-parlamentar/leis/constituicao-estadual Constituição do Estado de Minas Gerais, de 21 de setembro de 1989]. As Segunda e Terceira Emendas são consideradas frutos da discussão política e jurisdicional belo-horizontina, com pouca influência externa. |
==Organização== | ==Organização== | ||
Linha 98: | Linha 78: | ||
| '''II - Dos Direitos dos Cidadãos e suas Garantias Fundamentais''' || 2º || Dispõe que todos são iguais perante a lei, como os direitos individuais e garantias coletivas se articulam e limita a ação estatal no âmbito privado. | | '''II - Dos Direitos dos Cidadãos e suas Garantias Fundamentais''' || 2º || Dispõe que todos são iguais perante a lei, como os direitos individuais e garantias coletivas se articulam e limita a ação estatal no âmbito privado. | ||
|- | |- | ||
− | | '''III - Da Cidadania<ref> | + | | '''III - Da Cidadania<ref>Originalmente denominado '''Dos Símbolos Nacionais'''</ref>''' || 3º || Disciplina a nacionalidade como vínculo do indivíduo com a coletividade, as qualidades de cidadania e suas distinções. |
|- | |- | ||
| '''IV - Da Monarquia''' || 4º a 12º || Reconhece a [[Casa dos Domingues-Bueno-Toniato|Coroa de Belo Horizonte]] como legítima e reinante, o Príncipe Soberano como Chefe do Estado, discrimina as prerrogativas principescas, dispõe sobre a [[Chancelaria (Belo Horizonte)|Chancelaria]], a sucessão do trono, a convocação da regência e a concessão de honras. | | '''IV - Da Monarquia''' || 4º a 12º || Reconhece a [[Casa dos Domingues-Bueno-Toniato|Coroa de Belo Horizonte]] como legítima e reinante, o Príncipe Soberano como Chefe do Estado, discrimina as prerrogativas principescas, dispõe sobre a [[Chancelaria (Belo Horizonte)|Chancelaria]], a sucessão do trono, a convocação da regência e a concessão de honras. | ||
|- | |- | ||
− | | '''V - Da Organização Territorial<ref>incluído pela [https://belohorizonte.forumeiros.com/t1144-primeira-emenda-a-lei-constitucional Primeira Emenda], o '''Título V''' estava ausente na redação original</ref> ''' || 12º-A a 12º-E || Divisão do território nacional em regiões administrativas e em regiões autônomas, as últimas com seus termos de autonomia, exercício, vedações e intervenção. | + | | '''V - Da Organização Territorial<ref>incluído pela [https://belohorizonte.forumeiros.com/t1144-primeira-emenda-a-lei-constitucional Primeira Emenda], o '''Título V''' estava ausente na redação original</ref> ''' || 12º-A a 12º-E || Divisão administrativa do território nacional em regiões administrativas e em regiões autônomas, as últimas com seus termos de autonomia, exercício, vedações e intervenção. |
|- | |- | ||
| '''VI - Dos Poderes Constitucionais''' || 13º a 28º-C || Exercício dos Poderes Constitucionais; <br> Definição das competências e composição do Conselho de Estado, do Conselho de Ministros, do Congresso Legislativo e do Supremo Tribunal; <br> Funcionamento do processo legislativo, iniciativa das leis e leis complementares, procedimento das emendas à Lei Constitucional e tramitação das medidas provisórias. | | '''VI - Dos Poderes Constitucionais''' || 13º a 28º-C || Exercício dos Poderes Constitucionais; <br> Definição das competências e composição do Conselho de Estado, do Conselho de Ministros, do Congresso Legislativo e do Supremo Tribunal; <br> Funcionamento do processo legislativo, iniciativa das leis e leis complementares, procedimento das emendas à Lei Constitucional e tramitação das medidas provisórias. | ||
Linha 108: | Linha 88: | ||
| '''VII - Das Eleições''' ||| 28º-D a 31º || Fundamentos do processo eleitoral, estruturação da Administração Eleitoral enquanto ramo especializado, competências comuns do Comitê Nacional Eleitoral e dos comitês regionais eleitorais, definição dos direitos políticos e previsão de partidos políticos. | | '''VII - Das Eleições''' ||| 28º-D a 31º || Fundamentos do processo eleitoral, estruturação da Administração Eleitoral enquanto ramo especializado, competências comuns do Comitê Nacional Eleitoral e dos comitês regionais eleitorais, definição dos direitos políticos e previsão de partidos políticos. | ||
|- | |- | ||
− | | '''VIII - Das Funções Essenciais à Justiça<ref> | + | | '''VIII - Das Funções Essenciais à Justiça<ref>Originalmente denominado '''Da Justiça'''</ref>''' || 32º a 33º || Formalização do Ministério Público enquanto instituição permanente e estruturada, suas funções institucionais, advocacia pública e privada. |
|- | |- | ||
| '''IX - Da Economia''' || 34º || Definição dos princípios da ordem econômica. | | '''IX - Da Economia''' || 34º || Definição dos princípios da ordem econômica. | ||
|- | |- | ||
− | | '''X - Da Segurança do Estado e da Sociedade<ref> | + | | '''X - Da Segurança do Estado e da Sociedade<ref>Originalmente denominado '''Da Segurança Nacional'''</ref>''' || 35º e 35º-A || Constitui a Guarda Nacional como instituição civil, a estrutura de comando das Forças de Defesa e a segurança pública como dever do Estado. |
|- | |- | ||
| '''XI - Crimes de Responsabilidade''' || 36º || Tipifica os crimes de responsabilidade praticados por agentes do Estado. | | '''XI - Crimes de Responsabilidade''' || 36º || Tipifica os crimes de responsabilidade praticados por agentes do Estado. | ||
|- | |- | ||
− | | '''XII - Estado de Emergência''' || 37º || Instituição do Estado de Emergência como medida extraordinária para preservar ou prontamente restabelecer, em período e espaço determinados, a ordem pública ou a paz social. | + | | '''XII - Estado de Emergência''' || 37º || Instituição do [[Estado de Emergência (Belo Horizonte)|Estado de Emergência]] como medida extraordinária para preservar ou prontamente restabelecer, em período e espaço determinados, a ordem pública ou a paz social. |
|- | |- | ||
| '''XII-A - Da Ordem Social<ref>incluído pela [https://belohorizonte.forumeiros.com/t2413-segunda-emenda-a-lei-constitucional Segunda Emenda]</ref>''' || 37º-A a 37º-S || Dispõe sobre o bem-estar social, a cultura, a educação, os esportes, a ciência, a inovação e a tecnologia, a comunicação social, o meio ambiente, a família, a criança, o adolescente, o jovem, o idoso, os povos tradicionais e a proteção de dados pessoais. | | '''XII-A - Da Ordem Social<ref>incluído pela [https://belohorizonte.forumeiros.com/t2413-segunda-emenda-a-lei-constitucional Segunda Emenda]</ref>''' || 37º-A a 37º-S || Dispõe sobre o bem-estar social, a cultura, a educação, os esportes, a ciência, a inovação e a tecnologia, a comunicação social, o meio ambiente, a família, a criança, o adolescente, o jovem, o idoso, os povos tradicionais e a proteção de dados pessoais. | ||
|- | |- | ||
| '''XIII - Das Disposições Finais e Transitórias''' || 38º a 55º || Disciplina a transferência dos Poderes do Estado para os órgãos previstos na Lei Constitucional, determina estatutos jurídicos especiais para territórios, designações e as cortes de justiça. | | '''XIII - Das Disposições Finais e Transitórias''' || 38º a 55º || Disciplina a transferência dos Poderes do Estado para os órgãos previstos na Lei Constitucional, determina estatutos jurídicos especiais para territórios, designações e as cortes de justiça. | ||
+ | |} | ||
+ | |||
+ | ==Remédios Constitucionais== | ||
+ | |||
+ | A Lei Constitucional incluiu dentre outros direitos, ações e garantias, os denominados "''remédios constitucionais''", ou seja, instrumentos jurídicos para tornar efetivo o exercício dos direitos constitucionais. | ||
+ | |||
+ | {| class="wikitable" | ||
+ | |- | ||
+ | ! Designação !! Fundamentação !! Efeito | ||
+ | |- | ||
+ | | ''habeas data'' || Art. 2º, § 80º, I e II<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 2º <br> ... <br> § 80º Conceder-se-á "habeas data": <br> I - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; <br> II - para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.''"</ref> || Garantir ao particular o acesso às informações que dizem ao seu respeito constantes do registro de banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público ou correção destes dados, quando o particular não preferir fazer por processo sigiloso, administrativo ou judicial. | ||
+ | |- | ||
+ | | Ação Popular || Art. 2º, § 81º<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 2º <br> ... <br> § 81º Qualquer cidadã é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.''"</ref> || Anular ato lesivo ao patrimônio público e punir seus responsáveis. | ||
+ | |- | ||
+ | | Ação Civil Pública || Art. 32º-A, IV, b<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 32º-A São funções institucionais do Ministério Público: <br> ... <br> IV - promover; <br> ... <br> b) o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;''"</ref> || Reparar ato lesivo contra o patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. | ||
+ | |- | ||
+ | | ''habeas corpus'' || Art. 2º, § 76º<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 2º <br> ... <br> § 76º Conceder-se-á "habeas corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.''"</ref> || Instrumento tradicionalíssimo de garantia de direito, assegura a reparação ou prevenção do direito de ir e vir, constrangido por ilegalidade ou por abuso de poder. | ||
+ | |- | ||
+ | | Mandado de Segurança Individual || Art. 2º, § 77<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 2º <br> ... <br> § 77º Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas corpus" ou "habeas data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público.''"</ref> || Proteger direito líquido e certo, não amparado por ''habeas corpus'' ou ''habeas data''. | ||
+ | |- | ||
+ | | Mandado de Segurança Coletivo || Art. 2º, § 78<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 2º <br> ... <br> § 78º O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: <br> I - partido político com representação no Congresso Legislativo; <br> II - organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.''"</ref> || Proteger os direitos de partidos políticos, organismos sindicais, entidades de classe e associação legalmente constituídas em defesa dos interesses de seus membros ou associados''. | ||
+ | |- | ||
+ | |- Mandado de Injunção || Art. 2º, § 79<ref>BELO HORIZONTE. [https://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020]. "''Art. 2º <br> ... <br> § 79º Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.''"</ref> || Viabilizar o exercício de um direito constitucionalmente previsto e que depende de regulamentação. | ||
|} | |} | ||
Linha 130: | Linha 133: | ||
* Uma monarquia constitucional, a Lei Constitucional confere ao Príncipe Soberano poderes praticamente absolutos, o isenta de qualquer responsabilidade criminal e dispõe que seus decretos não estão sujeitos ao controle de constitucionalidade exercido pelo Supremo Tribunal. | * Uma monarquia constitucional, a Lei Constitucional confere ao Príncipe Soberano poderes praticamente absolutos, o isenta de qualquer responsabilidade criminal e dispõe que seus decretos não estão sujeitos ao controle de constitucionalidade exercido pelo Supremo Tribunal. | ||
− | = Inteiro Teor = | + | =Inteiro Teor= |
+ | |||
+ | * http://belohorizonte.forumeiros.com/t51-lei-constitucional-do-principado-de-belo-horizonte | ||
− | + | =Referências= | |
− | [[Categoria:Belo Horizonte | + | [[Categoria:Belo Horizonte]] |
Edição atual tal como às 06h16min de 23 de janeiro de 2024
Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte Constitutional Law of the Principality of Belo Horizonte | |
---|---|
Capa da Lei Constitucional | |
Autor | Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte |
Apresentação | 2 de janeiro de 2020 |
Aprovação | 27 de janeiro de 2020 |
Promulgação | 6 de fevereiro de 2020 |
Local | Centro-Sul, Belo Horizonte |
Situação | Vigente |
A Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte (em inglês: Constitutional Law of the Principality of Belo Horizonte) é a a norma político-institucional que constitui o topo do ordenamento jurídico disciplinando a existência de Belo Horizonte enquanto Estado, sendo a fonte jurídica da validade de toda a legislação, regulamentações e demais normas.
Índice
Histórico
Redigido ainda no nascimento de Belo Horizonte como micronação, o anteprojeto que deu origem à Lei Constitucional, de autoria dos então Regente Miguel Domingues Escobar e Chefe de Governo Antonio Banderas, foi apresentado em 2 de janeiro de 2020 pelo Governo Provisório, sendo adotado pela Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte como o marco inicial para suas deliberações. O texto final foi aprovado em 27 de janeiro, pelo voto unânime dos Deputados Gerais e Constituintes. Ela foi promulgada com a assinatura do Regente em 6 de fevereiro de 2020.
A Lei Constitucional declarou Belo Horizonte uma monarquia hereditária (apesar da ausência de um monarca na época de sua promulgação) sob um Estado unitário e uma democracia representativa, os cargos de Deputados Gerais eram as únicas posições eletivas e o sistema de governança colegial (Conselho de Ministros exercendo o Governo) não estava explicitamente definido. Não havia previsão para subdivisões e um Conselho da Regência foi criado como órgão de assessoramento ao Regente enquanto um Príncipe Soberano fosse eleito.
Características
A Lei Constitucional original continha somente quarenta e quatro artigos divididos em doze títulos. As emendas alteraram e expandiram consideravelmente o texto, contendo atualmente cem artigos divididos em quatorze títulos.
Emendas
O artigo 27º da Lei Constitucional estabelece os procedimentos para o processo de criação e aprovação de Emendas à Lei Constitucional, que podem ser propostas pelo Príncipe Soberano, pelo Conselho de Ministros (em que o Presidente propõe em nome do Governo) e pelos Congressistas. Considera-se aprovada a emenda que obtiver, em dois turnos em diferentes legislaturas, o voto da maioria absoluta dos Congressistas.
As emendas devem ser elaboradas respeitando certas limitações, definidas pelo artigo 27º. Há limitações materiais, conhecidas como cláusulas pétreas (§ 1º[1]), limitações circunstanciais (§ 2º[2]), limitações formais ou procedimentais (incisos I a III do art. 27º e § 4º[3]). Há ainda uma forma definida de deliberação e promulgação (§ 3º[4]).
Implicitamente, considera-se que as disposições diretas do artigo 27º da Lei Constitucional são inalteravéis, pois alterações neste artigo permitiriam uma revisão completa do texto, nos casos não abordados pelo artigo 27º, é possível propor emendas. Os direitos fundamentais, previstos nos incisos do artigo 2º, também não comportam emendas que lhes diminuam o conteúdo ou âmbito de aplicação. Não há um mecanismo definido de "revisão constitucional'", mas as alterações mais profundas do texto pelas emendas existentes são consideradas revisões.
Primeira Emenda
A Primeira Emenda, em 6 de março de 2021, foi um profundo e necessário acréscimo de novas disposições ao texto constitucional, mais notadamente, a alteração na denominação do órgão que exerce o Poder Legislativo, de Assembleia Geral e Legislativa para Congresso Legislativo; a constitucionalização das regiões administrativas especiais; a consolidação das competências do Conselho de Ministros; a instituição das medidas provisórias e uma profunda reforma no Poder Judiciário.
Segunda Emenda
A Segunda Emenda, em 12 de fevereiro de 2022, introduziu uma série de mudanças no ordenamento jurídico nacional, entre elas:
- a expansão considerável dos direitos dos cidadãos e suas garantias fundamentais, destacada pelo reconhecimento da "presunção de inocência" e medidas protetivas contra o abuso de autoridade;
- as situações em que o Príncipe Soberano pode ser declarado "incapaz" de exercer suas prerrogativas;
- constitucionalização das regiões autônomas, do Conselho Geral do Poder Judiciário, da Advocacia-Geral, dos tribunais superiores e das noções protocolares do que pode ser entendido como "ordem social";
- expansão e consolidação das funções institucionais do Ministério Público, bem como a aprovação legislativa para a nomeação de seu chefe, o Procurador-Geral.
Terceira Emenda
A Terceira Emenda, em 27 de maio de 2023, é a maior inclusão de conteúdo diverso no texto constitucional desde sua promulgação original em 2020, instituindo uma definição constitucional de cidadania e imigração, reformulando como as regiões autônomas exercem seus poderes e passam por intervenção, as competências do Conselho de Estado, o funcionamento da Administração Eleitoral e mudanças no Poder Judiciário, inclusive alterando a denominação dos magistrados do Supremo Tribunal de Ministros para Arcontes.
Influências
Fortemente positivista, o texto teve forte inspiração na Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, na Constituição do Principado de Mônaco, de 17 de dezembro de 1962 e na Constituição da União dos Estados da Platina, de 14 de março de 2018;
A Primeira Emenda introduziu profundas alterações ao texto constitucional, tendo por principais bases a Constituição do Reino da Espanha, de 27 de dezembro de 1978, a Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946 (principalmente sua Emenda Constitucional nº4, de 2 de setembro de 1961) e a Constituição do Estado de Minas Gerais, de 21 de setembro de 1989. As Segunda e Terceira Emendas são consideradas frutos da discussão política e jurisdicional belo-horizontina, com pouca influência externa.
Organização
Nós, representantes do povo belo-horizontino, reunidos em Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte, inspirados nos princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e nas diretrizes que regem a comunidade intermicronacional, motivados pelo modo belo-horizontino de ser e viver, superando todas as adversidades e promovendo sempre a união e a harmonia entre todos, considerando que a participação da sociedade e do Estado belo-horizontino é essencial e central na formação da representação mineira no micromundo, decretamos e promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte;
Lei Constitucional do Principado de Belo HorizonteTítulo | Artigos | Teor |
---|---|---|
I - Do Estado | 1º | Define o que é o Principado de Belo Horizonte e sua organização básica, os objetivos fundamentais e a soberania nacional |
II - Dos Direitos dos Cidadãos e suas Garantias Fundamentais | 2º | Dispõe que todos são iguais perante a lei, como os direitos individuais e garantias coletivas se articulam e limita a ação estatal no âmbito privado. |
III - Da Cidadania[5] | 3º | Disciplina a nacionalidade como vínculo do indivíduo com a coletividade, as qualidades de cidadania e suas distinções. |
IV - Da Monarquia | 4º a 12º | Reconhece a Coroa de Belo Horizonte como legítima e reinante, o Príncipe Soberano como Chefe do Estado, discrimina as prerrogativas principescas, dispõe sobre a Chancelaria, a sucessão do trono, a convocação da regência e a concessão de honras. |
V - Da Organização Territorial[6] | 12º-A a 12º-E | Divisão administrativa do território nacional em regiões administrativas e em regiões autônomas, as últimas com seus termos de autonomia, exercício, vedações e intervenção. |
VI - Dos Poderes Constitucionais | 13º a 28º-C | Exercício dos Poderes Constitucionais; Definição das competências e composição do Conselho de Estado, do Conselho de Ministros, do Congresso Legislativo e do Supremo Tribunal; Funcionamento do processo legislativo, iniciativa das leis e leis complementares, procedimento das emendas à Lei Constitucional e tramitação das medidas provisórias. |
VII - Das Eleições | 28º-D a 31º | Fundamentos do processo eleitoral, estruturação da Administração Eleitoral enquanto ramo especializado, competências comuns do Comitê Nacional Eleitoral e dos comitês regionais eleitorais, definição dos direitos políticos e previsão de partidos políticos. |
VIII - Das Funções Essenciais à Justiça[7] | 32º a 33º | Formalização do Ministério Público enquanto instituição permanente e estruturada, suas funções institucionais, advocacia pública e privada. |
IX - Da Economia | 34º | Definição dos princípios da ordem econômica. |
X - Da Segurança do Estado e da Sociedade[8] | 35º e 35º-A | Constitui a Guarda Nacional como instituição civil, a estrutura de comando das Forças de Defesa e a segurança pública como dever do Estado. |
XI - Crimes de Responsabilidade | 36º | Tipifica os crimes de responsabilidade praticados por agentes do Estado. |
XII - Estado de Emergência | 37º | Instituição do Estado de Emergência como medida extraordinária para preservar ou prontamente restabelecer, em período e espaço determinados, a ordem pública ou a paz social. |
XII-A - Da Ordem Social[9] | 37º-A a 37º-S | Dispõe sobre o bem-estar social, a cultura, a educação, os esportes, a ciência, a inovação e a tecnologia, a comunicação social, o meio ambiente, a família, a criança, o adolescente, o jovem, o idoso, os povos tradicionais e a proteção de dados pessoais. |
XIII - Das Disposições Finais e Transitórias | 38º a 55º | Disciplina a transferência dos Poderes do Estado para os órgãos previstos na Lei Constitucional, determina estatutos jurídicos especiais para territórios, designações e as cortes de justiça. |
Remédios Constitucionais
A Lei Constitucional incluiu dentre outros direitos, ações e garantias, os denominados "remédios constitucionais", ou seja, instrumentos jurídicos para tornar efetivo o exercício dos direitos constitucionais.
Designação | Fundamentação | Efeito |
---|---|---|
habeas data | Art. 2º, § 80º, I e II[10] | Garantir ao particular o acesso às informações que dizem ao seu respeito constantes do registro de banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público ou correção destes dados, quando o particular não preferir fazer por processo sigiloso, administrativo ou judicial. |
Ação Popular | Art. 2º, § 81º[11] | Anular ato lesivo ao patrimônio público e punir seus responsáveis. |
Ação Civil Pública | Art. 32º-A, IV, b[12] | Reparar ato lesivo contra o patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. |
habeas corpus | Art. 2º, § 76º[13] | Instrumento tradicionalíssimo de garantia de direito, assegura a reparação ou prevenção do direito de ir e vir, constrangido por ilegalidade ou por abuso de poder. |
Mandado de Segurança Individual | Art. 2º, § 77[14] | Proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data. |
Mandado de Segurança Coletivo | Art. 2º, § 78[15] | Proteger os direitos de partidos políticos, organismos sindicais, entidades de classe e associação legalmente constituídas em defesa dos interesses de seus membros ou associados. |
Curiosidades
- Apesar de não instituir um parlamentarismo "de jure"[17], alguns dispositivos da Lei Constitucional (como o Conselho de Ministros poder solicitar a dissolução do Congresso Legislativo e vice-versa) foram utilizados por sucessivos Governo e legislaturas para convencionar um parlamentarismo "de facto";
- O anteprojeto apresentado à constituinte era na verdade um rascunho inicial, porém, ele foi erroneamente apresentado como o anteprojeto "final" pelo então Chefe de Governo Antonio Banderas;
- Tanto a Primeira quanto a Segunda Emendas são mais extensas do que o texto original da Lei Constitucional;
- Uma monarquia constitucional, a Lei Constitucional confere ao Príncipe Soberano poderes praticamente absolutos, o isenta de qualquer responsabilidade criminal e dispõe que seus decretos não estão sujeitos ao controle de constitucionalidade exercido pelo Supremo Tribunal.
Inteiro Teor
Referências
- ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "§ 1º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - os Poderes Constitucionais;
II - o Estado de Direito e a democracia representativa;
III - a temporariedade e a responsabilidade das funções eletivas;
IV - os direitos e garantias fundamentais." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "§ 2º A Lei Constitucional não poderá ser emendada na vigência do Estado de Emergência, do recesso, da dissolução ou da suspensão do Congresso Legislativo."
- ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 27º Podem propor emendas à lei constitucional:
I - o Príncipe Soberano;
II - o Conselho de Ministros;
III - os Congressistas.
...
§ 4º A emenda constitucional será promulgada pela Mesa Diretora do Congresso Legislativo e entrará em vigor após ratificação do Príncipe Soberano." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "§ 3º Considera-se aprovada a emenda que obtiver, em dois turnos em diferentes legislaturas, o voto da maioria absoluta dos Congressistas."
- ↑ Originalmente denominado Dos Símbolos Nacionais
- ↑ incluído pela Primeira Emenda, o Título V estava ausente na redação original
- ↑ Originalmente denominado Da Justiça
- ↑ Originalmente denominado Da Segurança Nacional
- ↑ incluído pela Segunda Emenda
- ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 2º
...
§ 80º Conceder-se-á "habeas data":
I - para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
II - para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 2º
...
§ 81º Qualquer cidadã é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 32º-A São funções institucionais do Ministério Público:
...
IV - promover;
...
b) o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;" - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 2º
...
§ 76º Conceder-se-á "habeas corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 2º
...
§ 77º Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas corpus" ou "habeas data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 2º
...
§ 78º O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:
I - partido político com representação no Congresso Legislativo;
II - organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados." - ↑ BELO HORIZONTE. Lei Constitucional do Principado de Belo Horizonte de 6 de fevereiro de 2020. "Art. 2º
...
§ 79º Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania." - ↑ Isto é, o Conselho de Ministros necessitar da confiança explícita do Congresso Legislativo para exercer o Governo.