Porto Seguro, Belo Horizonte

De Micropedia
Revisão de 04h27min de 20 de fevereiro de 2024 por Miguel Domingues Escobar (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Porto Seguro
Cidade Especial de Porto Seguro

Bandeira de Porto Seguro.png
Bandeira
Brasão de Porto Seguro.png
Brasão

Lema
"Florão da América"
Capital Pero do Campo (Distrito-Sede)
Maior Cidade Pero do Campo
Gentílico porto-segurense
Tipo de Governo cidade especial
- Monarca Dom Hiran,
Senhor de Porto Seguro
- Governador Vago
Murat Azad Kovakköy (Interventor)
- Presidente da
Câmara Legislativa
Vago
Legislatura Câmara Legislativa
-
Fundação 27 de outubro de 2021
Área Total 43,76 km²
Time zone UTC-3

Fórum Oficial

A Cidade Especial de Porto Seguro (em inglês: Special City of Porto Seguro) é uma das cidades especiais de Belo Horizonte, divisões político-administrativas de segundo nível que exercem certa autonomia.

Porto Seguro, junto de Guarapari, é um dos exclaves belo-horizontinos com acesso ao mar e, por muito tempo, foi a única porção do território nacional com uma fronteira terrestre com uma micronação estrangeira, o Reino de Vera Cruz-Terra Brasillis.

Histórico

Domínio Português

Por suas fortes conexões culturais e sociais com Belo Horizonte e o restante da mineiridade, Porto Seguro foi pensado como o primeiro ponto de expansão do território belo-horizontino para além dos limites das Minas Gerais. Porém, o desgastante conflito com o então Reino Unido de Portugal e Algarves e o prolongado atrito com a Confederação Lusitana de Países (Microestado sucessor do anterior) fez com que a cidade se encontrasse fora do alcance por muito tempo.

Anexação

Com a normalização das relações entre as micronações do Grupo de Queluz e o Reino de Vera Cruz-Terra Brasillis, tornou-se possível retomar o diálogo sobre o futuro "status" de Porto Seguro, culminando no Tratado do Belvedere, vigente desde 27 de outubro de 2021, em que Vera Cruz transferiu perpetuamente a cidade para Belo Horizonte.

Cidade

Enquanto permanecia sem uma personalidade jurídica definida no direito belo-horizontino, a cidade teve sua administração pública e governança civil exercidas temporariamente pela Autoridade Governativa Provisória e, posteriormente, pela Autoridade Governativa Interina.

Cidade Especial

Porto Seguro tornou-se uma cidade especial em 27 de março de 2023[1], após a Lei Geral da Divisão Territorial e Administrativa ter sido modificada determinando a implementação desse formato de autonomia em Guarapari, Ouro Preto e Porto Seguro.

Administração

A Cidade Especial de Porto Seguro, dentro da estrutura político-administrativa do Principado de Belo Horizonte, é uma entidade dotada de autonomia garantida em lei complementar.

Poder Legislativo

A Câmara Legislativa, composta por Deputados eleitos diretamente pelo povo para mandatos de um ano, exerce o Poder Legislativo.

Poder Executivo

O Governador, designado pelo Príncipe Soberano sob recomendação do Conselho de Ministros e aprovação do Congresso Legislativo para mandato não-renovável de um ano, exerce o Poder Executivo.

Referências

  1. BELO HORIZONTE. Lei Complementar nº80 de 24 de novembro de 2022. Institui a Cidade Especial de Porto Seguro.