Sabará, Belo Horizonte

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sabará
Região Autônoma de Sabará

150px
Bandeira
Brasão de Sabará.png
Brasão

Capital Cidade Histórica
Gentílico sabarense
Tipo de Governo região autônoma
- Príncipe Soberano, Príncipe de Sabará
Representado pelo Administrador do Governo
Dom Hiran
Gustavo Garcia Bueno-Toniato, Duque do Santa Tereza
- Presidente do
Conselho Geral, Legislativo e Constituinte
Vago
- Chefe Executivo Gustavo Garcia Bueno-Toniato, Duque do Santa Tereza
- Presidente da
Corte de Justiça
Vago
Legislatura Conselho Geral, Legislativo e Constituinte
Fundação 28 de janeiro de 2021
Área Total 302,453 km²
Time zone UTC-3

Fórum Oficial

A Região Autônoma de Sabará (em inglês: Autonomous Region of Sabará) é uma das regiões autônomas de Belo Horizonte, divisões político-administrativas de primeiro nível que exercem elevada autonomia.

Histórico

Anexação

Brumadinho, bem como outros territórios fronteiriços em volta do perímetro urbano belo-horizontino, teve seu território anexado ao território nacional em 28 de janeiro de 2021, por força da Lei Complementar 21/2021.

Cidade

Logo após sua anexação, foi criada uma Comissão Governativa Provisória, que administrou interinamente o território sabarense até sua eventual transformação[1] em Região Administrativa Especial de Sabará (em inglês: Special Adminitrative Region of Sabará), em 17 de julho de 2021.

Estado

A Região Autônoma de Sabará, dentro da estrutura político-administrativa do Principado de Belo Horizonte, é uma democracia representativa em que o Príncipe Soberano, Príncipe de Sabará é a autoridade máxima, tendo suas prerrogativas principescas exercidas pelo Governador-Geral, enquanto o Conselho Geral, Legislativo e Constituinte, o Chefe Executivo e a Corte de Justiça exercem, respectivamente, o Poder Constituinte/Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário.

Representação da Coroa

O Governador-Geral é o representante cerimonial do Príncipe Soberano, Príncipe de Sabará em Sabará, exercendo suas prerrogativas.

Poderes Regionais

A Lei nº3 de 26 de dezembro de 2022 estabeleceu a estrutura provisória dos Poderes Regionais.

Poder Constituinte/Legislativo

O Conselho Geral, Legislativo e Constituinte exerce o Poder Constituinte e o Poder Legislativo da Região Autônoma de Sabará, formado por Conselheiros Gerais e Constituintes eleitos em voto secreto e direto pelos cidadãos sabarenses para um mandato indefinido.

Poder Executivo

O Chefe Executivo exerce o Poder Executivo da Região Autônoma de Sabará. O Chefe Executivo é eleito dentre os Conselheiros Gerais e Constituintes pela maioria absoluta dos votos e nomeado pelo Governador-Geral.

Poder Judiciário

A Corte de Justiça, com jurisdição em todo o território regional, é o mais alto tribunal do Poder Judiciário e exerce cumulativamente as funções de corte constitucional. É composta por três magistrados, denominados Desembargadores, nomeados pelo Governador-Geral sob indicação do Chefe Executivo e aprovação do Conselho Geral, Legislativo e Constituinte para mandatos não-renováveis de dois anos.

Referências

  1. BELO HORIZONTE. Lei Complementar nº27 de 1º de abril de 2021. Cria a Região Administrativa Especial de Sabará.