Eleições em Belo Horizonte

De Micropedia
Revisão de 02h55min de 2 de agosto de 2023 por Miguel Domingues Escobar (discussão | contribs) (Criou página com 'As eleições em Belo Horizonte são realizadas periodicamente de forma não-simultânea, ou seja, as eleições à nível nacional podem nem sempre coincidir com as elei...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

As eleições em Belo Horizonte são realizadas periodicamente de forma não-simultânea, ou seja, as eleições à nível nacional podem nem sempre coincidir com as eleições regionais ou locais e vice-versa.

À nível nacional, a única posição eletiva é a de Congressista (atualmente são sete vagas eleitas em circunscrição única, mas a Lei Constitucional e a Lei Complementar nº52 de 9 de dezembro de 2021 determinam que sejam eleitos em um sistema de circunscrições divididas), devido às características únicas da monarquia constitucional estabelecida. Nas regiões autônomas, nada impede que outras eleições de forma direta ou indireta aconteçam, entretanto, todas elegem somente seus legisladores através do sufrágio direto.

Histórico

A primeira eleição belo-horizontina foi realizada em 22 de dezembro de 2019, dez dias após a fundação de Belo Horizonte. Nela, os cidadãos belo-horizontinas elegeram os Deputados Gerais e Constituintes que formaram a Assembleia Geral, Legislativa e Constituinte, estabelecendo e implementando as primeiras estruturas de Governo e redigindo a Lei Constitucional, promulgada em 6 de fevereiro de 2020.

A partir de 2020 e 2021, com a normalização da Assembleia Geral e Legislativa e a instituição das primeiras regiões administrativas especiais, as legislaturas regionais com poderes constituintes começaram a florescer, como o Conselho Constituinte da Pampulha e do Conselho Geral, Legislativo e Constituinte do Barreiro.

Governança

Conforme dispõe a Lei Geral da Administração Eleitoral e o Código Eleitoral, a Administração Eleitoral, composta pelo Comitê Nacional Eleitoral e pelos comitês regionais eleitorais, é o ramo especializado responsável por organizar, administrar e apurar as eleições à nivel nacional, regional e local.

O CNE, criado dois dias após a fundação da micronação pelo Decreto nº4 de 14 de dezembro de 2019, é a entidade pública mais antiga do Principado de Belo Horizonte ainda em pleno funcionamento, sendo a única do período pré-constitucional (além da figura do Regente) a permanecer inalterada e intacta depois de três anos.

Cronograma

Desde 2020, o Comitê Nacional Eleitoral emite anualmente uma resolução dispondo sobre o calendário eleitoral, com as datas e prazos para as eleições em todos os níveis. Entretanto, a criação de legislaturas regionais começando em 2021 e 2022 fizeram com que o órgão emitisse outras resoluções estabelecendo cronogramas separados para esses respectivos pleitos.

Registro

As candidaturas serão registradas ante o Comitê Nacional Eleitoral, que inicia o recolhimento dos registros nos quinze dias anteriores à data da eleição, os prazos finais para envio do registro devem ser sempre até dez dias anteriores à data das eleições. Até cinco dias antes da data das eleições, todos os registros devem ser avaliados, todos os requerimentos, inclusive os que tiverem sido impugnados, devem estar julgados pelo Comitê Nacional Eleitoral, e publicadas as decisões à eles relativas.

Recebimento dos Votos

O recebimento dos votos, tradicionalmente, se inicia ao meio dia da data marcada e se encerra ao meio dia do dia seguinte, seguido da liberação imediata dos resultados por meio de proclamação pública. A diplomação dos eleitos deve ocorrer assim que a proclamação dos resultados é publicada. O Presidente do Comitê Nacional Eleitoral ou os presidentes dos comitês nacionais eleitorais emitem um diploma eleitoral aos candidatos eleitos, estes devem remetê-los às autoridades responsáveis por sua designação ou posse (no caso dos Congressistas ao Presidente do Congresso Legislativo).

Lista de Eleições

Estão incluídas abaixo somente as eleições diretas.

2019

Nível Cargo Administração Data Candidatos Resultados
Nacional Deputados Gerais e Constituintes[1] Comitê Nacional Eleitoral 22 de dezembro Sem partido:
- Antonio Banderas
- Hiran Domingues
- Michelle Frances
Composição da 1ª Legislatura da Assembleia Geral e Legislativa (fev. 2020).png

2020

2021

2022

2023

Referências

  1. Os Deputados Gerais e Constituintes, conforme o artigo 39º da Lei Constitucional, foram reconduzidos como Deputados Gerais em 10 de fevereiro de 2020.