Bauru e São Vicente

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Bauru e São Vicente
Reino Unido de Bauru e São Vicente

Bandeira de Bauru e São Vicente.pngBrasão de Armas de Bauru e São Vicente.png

Lema
Sanguinem et Iustitia
Sangue e Justiça
Hino
Hino Nacional Bauru-Vicentino
Mapa de Bauru e São Vicente.png
Capital Cerejeiras
Santos (sede do Conselho Supremo)
São Bento (sede do Governo)
São Sebastião de Ribeirão Preto (Poder Judiciário)
Língua Oficial Português Brasileiro (PT-BR)
Nome Curto bauru-vicentino, paulista
Tipo de Governo Monarquia absoluta
Estado federal
- Rei Gustavo
- Porta Voz do Trono de Arenito e Presidente do Conselho Supremo Dom Hiran Miguel Domingues Bueno-Toniato, Duque de Campinas
Legislatura Conselho Supremo
Fundação 15 de agosto de 2015 (como Baronato)
17 de janeiro de 2020 (Unificação)
Área Total 248.219,481 km²
Time zone UTC-3

Site Oficial
Facebook Oficial

Bauru e São Vicente, oficialmente o Reino Unido de Bauru e São Vicente (em inglês: United Kingdom of Bauru and Saint Vincent / deltariano: Einige Konigreijk Bauru und Sankt Vinzent), é uma micronação lusófona brasileira localizada em São Paulo, Brasil. Fundado em meados de 2015, enquanto Baronato de Bauru do Batalha, atual Reino de Bauru, e em 2020, com a Declaração de São Paulo, assumiu soberania sobre todo o território paulista, criando-se o Reino de São Vicente e o Principado de Ribeirão Preto.

História

A História do Reino Unido de Bauru e São Vicente remonta ao século XIX, com as expedições de D. Ivan I, Barão de Bauru, no centro oeste da província de São Paulo, a mando do Imperador Pedro I do Brasil. A expedição de D. Ivan, pelo rio Tietê, desembocou perto de onde seria fundado o Arraial de Bauru, que, na língua local, significa “Cesto de Frutas”, dado a palha usada para fazer cestos que se encontrava na região, e pela qual ela já era conhecida pelos bandeirantes que desbravaram o local. A grande missão de D. Ivan era povoar aquelas terras com migrantes da região de Veneza, pertencente à época ao Império Austríaco. A vinda desses migrantes foi facilitada pelos contatos de D. Leopoldina, esposa de Dom Pedro. Aquela era para ser uma experiência de colonização dos interiores paulistas sem o uso de mão de obra escrava. Com o prestígio alcançado com a construção do primeiro povoamento e com a titulação de Barão, S.G. Ivan conseguiu ser eleito Deputado pela província de São Paulo para a Assembleia Geral e Legislativa do Brasil, onde integrou o grupo político conservador na Assembleia.

Em 31 de março 2025, foi outorgada a atual Constituição, que extinguiu o antigo sistema de monarquia constitucional e organizou o novo desenho institucional sob a autoridade suprema do Rei. A única instituição de Estado mantida foi o Conselho Supremo, mas reduzido à competência consultiva ao Chefe de Estado.

Estado

O Reino Unido de Bauru e São Vicente é uma monarquia absoluta, o Rei é o Chefe de Estado e exerce as prerrogativas reais, delegando ao Porta Voz do Trono de Arenito e aos Arautos da União o exercício efetivo da administração pública através do Conselho de Governo, não há uma divisão formal do Poder Público em esferas funcionais.

Coroa

O Rei é o Chefe de Estado e a autoridade suprema nos assuntos públicos, não há limites formais às prerrogativas reais, apesar de parte das convenções do antigo sistema constitucional ainda serem observadas.

Governo

O Governo de Sua Majestade Real e Paulista é organizado em decreto[1] e exercido pelo Conselho de Governo, formado pelo Porta Voz do Trono de Arenito e pelos Arautos da União, nomeados pelo Rei sem mandato definido.

Órgão Consultivo

O Conselho Supremo, antigo órgão legislativo eleito diretamente na monarquia constitucional, atualmente exerce uma função consultiva e é composto por nobres convocados pelo Rei.

Sociedade

Partidos Políticos

O Partido Imperial Buenista (PIB) foi o primeiro a ser formado no Reino Unido de Bauru e São Vicente, ainda nos tempos do Baronato de Bauru do Batalha. É sucessor direto do Partido Pela Anexação de Ribeirão Preto e Angola, surgido como uma piada aos desejos expansionistas de seu fundador. Entretanto, com a integração do principado de Ribeirão Preto, o partido perdeu seus tons humorísticos e assumiu uma postura mais séria e ativa. Hoje, quem comanda o partido é S.A.S. o príncipe de Ribeirão Preto.


A União Democrática Paulista (UDP) é o sucessor do Partido da Aliança Franca, que foi o segundo do Reino Unido. Foi fundado por migrantes franceses que encontraram em terras bauruenses sua segunda casa. Hoje é o partido é majoritário no Conselho Supremo, e tem como principal pauta a inserção a defesa do liberalismo em terras paulistas. O partido tem como sua grande liderança e presidente Sua Excelência, o Duque da Mantiqueira.
Símbolo Nome Abrev.
Pib.jpg
Partido Imperial Buenista PIB
Udp.png
União Democrática Paulista UDP

Imprensa Bauru-Vicentina

O Jornal O Arenito foi o primeiro da nação, fundado em 2020 pelo Departamento de Imprensa e Propaganda do Reino Unido. Hoje, O Arenito leva informações oficiais a todo o micromundo. Sua distribuição é feita principalmente por meio de PDF’s distribuídos gratuitamente.


O Bembueno foi o segundo jornal fundado no Reino Unido, e é de responsabilidade do Partido Imperial Buenista. O Bembueno é conhecido pelo seu editorial afiado e crítica bem construída.
Marca Nome 1ª Edição
O-arenito-logo.jpg
O Arenito 2020
Bembueno.jpg
Bembueno 2020

Relações Intermicronacionais

O Reino Unido de Bauru e São Vicente é membro das seguintes organizações:

Símbolo Nome Abrev. Idioma Situatiação Adesão Status
Noflag.png
Comunidade das Micronações Unidas CMU Português Ativa Janeiro de 2020 Membro Pleno
Insígnia do Grupo de Queluz.png
Grupo de Queluz Queluz Portugues Ativa Abril de 2020 Membro Fundador
Microcon cab.png
II MicroCon MicroCon Portugues Ativa Abril de 2020 Participante

Cidadãos Notáveis

Realeza
  • Gustavo I, monarca.
  • Rogério Saraiva-Toniato, Príncipe de Ribeirão Preto.
  • Igor Bueno-Toniato, príncipe bauru-vicentino.
  • Hiran Miguel Domingues Bueno-Toniato, príncipe bauru-vicentino. Duque de Campinas, Barão de Santo Antônio do Pinhal, Senhor de Odença.
Nobres
  • Henry Mompean, Duque da Mantiqueira e 2º Primeiro-Ministro do Reino.
  • Marina I do Manso, Duquesa de Sorocaba e parlamentar.
  • Levi Yoriaz, Barão de Liberdade e magistrado.

Canais Oficiais

Referências

  1. BAURU E SÃO VICENTE. Decreto Real nº 11, de 30 de novembro de 2025. Cria o Porta Voz do Trono de Arenito.