Ana Cecília Festa

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Ana Cecília Festa

Ana Cecília em 2021
Símbolo de Curitiba.png 1ª Presidente do Estado de Curitiba
2023 - atualmente
Informações Pessoais
• Discord: Ann'#3537
• Nascida em: 12 de Setembro de 2006 (16 anos)
• Local de nascimento: Curitiba, Paraná - Brasil
• Nacionalidade: Brasileira

Guarapuava (2022-2023) Curitiba (2023-)

• Ocupações: Estudante, Estagiária

Ana Cecília Festa é uma estudante, ativista, micronacionalista brasileira ativa, política e fundadora do Estado de Curitiba. Além de fundar Curitiba, Ana Cecília também houvera participado na política da República Federal de Guarapuava e do Reino Unido de Alegres.

Antes disso, Ana Cecília atuava como internauta no micronacionalismo e, como agora, explorava a comunidade micronacionalista procurando estudar sobre e assim, ganhar maior notoriedade. Conheceu, então, o qual seria o precursor para que Ana ficasse totalmente focada no micronacionalismo: nielzinhoo (também conhecido como Daniel Simonci I de Alegres). Durante esse tempo, ela também conheceu Matteo, o qual seria seu mais próximo companheiro até sua inatividade. Ambos a ajudaram e a guiaram para que assim começasse a interagir na comunidade, até que ela começou.

Ana entrou na República Federal de Guarapuava no mesmo dia de sua fundação, e por um tempo ficou inativa até voltar e declarar a extinção de Guarapuava. Ao fim de Guarapuava, Ana se propôs a retomar sua carreira desenvolvendo Curitiba, uma micronação que, à princípio, busca mesclar características do micronacionalismo virtualista com características do micronacionalismo derivatista, formando assim um "micronacionalismo agnóstico/híbrido".

Primeiros anos, estudos e estágio

Nascimento e Infância

Ana Cecília Festa nasceu na cidade de Curitiba no dia 12 do mês de Setembro do ano de 2006. É a primeira de 3 filhos. Originalmente do bairro Boqueirão, sua família mudou-se para Batel em 2008 após uma mudança controversa em sua vida, quando passou a morar com sua mãe e, em breve, com seu futuro padrasto. No Batel, conheceu as que seriam duas de suas melhores amigas e um parceiro inseparável. Jane de Fátima e Maria Pacheco foram as duas amigas que a apoiaram nos momentos em que havia uma forte pressão familiar e social para que ela abandonasse sua carreira e seus estudos, em especial pelas crises financeiras decorrentes de uma quase falência do hotel em que sua mãe trabalhava. Wesley, seu melhor amigo, a conheceu em 2016 quando ela presenciava frequentemente brigas em família, e quando ela teve a sua pior crise de ansiedade. A infância de Ana Cecília foi rodeada por conflitos de família e por uma decadência em suas notas no colégio em que estudava, além de ter sido a pior fase de sua vida.

Educação e Estágio

Durante todo seu ensinamento fundamental básico, ela estudou de forma integral. Frequentou várias escolas, incluindo a E.F. Batel. Seus pais e familiares sempre a incentivaram nos estudos, buscando, acima de tudo, garantir que o futuro de Ana seja próspero. Seu pai, mais tradicional, sempre buscou a fechar, mas, da mesma forma que sua mãe, também a incentivando em seus estudos. Com 14 anos, no 1º ano do Ensino Médio, aderiu ao grêmio estudantil do colégio; Neste meio tempo, foi indicada para a vice-presidência do mesmo, e alguns meses depois, com a renúncia da presidente, tornou-se por sucessão a 2ª presidente do grêmio estudantil de seu colégio - "A partir do grêmio estudantil, eu me tornei outra pessoa, uma nova pessoa. Eu comecei a amadurecer a minha mente e perceber como as coisas funcionam tanto dentro quanto fora do grêmio". Ana Cecília quase nunca conseguiu empreender, mas tentou por muitas vezes, visando, sobretudo, ajudar seus pais. Aos 15 anos, Ana Cecília ingressou no SENAC, buscando uma renda extra como estagiária auxiliar administrativa, ganhando R$6,00 por hora.

Internet e vida de micronacionalista

Conhecendo o mundo virtual

Ana Cecília teve contato direto com a internet pela primeira vez em sua vida desde criança, aos 6 anos. Mesmo assim, Ana Cecília nunca utilizou de forma frequente ferramentas digitais, até começar a utilizar Facebook aos 9 anos e, logo aos 10 anos de idade, construir uma mentalidade totalmente voltada às redes sociais, postando continuamente publicações sobre sua vida pessoal e sobre seus sonhos e objetivos. Além disso, Ana Cecília também desenvolveu uma pequena filmografia já excluída, ilustrando sua vida com um antigo amigo.

Com 11 anos começou a explorar ainda mais o mundo virtual, conhecendo jogos online e interagindo com atividade, buscando, principalmente, se desviar dos problemas que a assolavam. Dentre seus jogos preferidos, incluíram-se: Habbo, Club Penguin, Animal Jam, Fire Boy and Water Girl, Minecraft e League of Legends. A partir dos jogos de comunicação social (como Habbo e Club Penguin), ela começou a adentrar mais neste mundo de interpretar papéis, se identificando involuntariamente como uma fã de "roleplays". Aos 11 anos, conheceu também o Discord, plataforma esta que marcaria a sua vida.

No Discord, Ana Cecília atuou em diversos momentos como desenvolvedora de servidores e programadora de bots a partir de um aplicativo de celular simples, mas eficiente. Inicialmente, utilizava a plataforma apenas para o gerenciamento de Habbos Piratas que ela adorava administrar e sempre interagia. Depois, utilizando de novas estratégias e de uma criatividade diversificada, desenvolveu servidores de divulgação externa que rapidamente lotaram, chegando à uma marca superior de 80 membros e uma atividade constante. Depois, começou a lentamente abandonar a plataforma para cuidar de pendências sociais e dar relance aos estudos.

Micronacionalismo e atualidade

Um ano depois, cerca de 4 meses inativa, voltou para a plataforma com o objetivo de desenvolver uma comunidade própria para si e para desenvolver novos servidores com cobrança, bem como também auxiliar um produtor de conteúdo no YouTube. Foi por tal produtor de conteúdo que conheceu a política, mas não deu ênfase e abandonou em seguida. Depois, começou a assistir vídeos e referências sobre o assunto, em especial sobre geopolítica, história e geografia, rapidamente se interessando por tais, e ingressando em diversas comunidades políticas no Discord.

Os primeiros servidores de política em que Ana Cecília aderiu era um RPG, entretanto, que não a marcou tanto. O segundo servidor também era um RPG, e a marcou por a tornar totalmente atraída pelo assunto. Interpretando papéis, Ana Cecília prosseguiu até conhecer o Micronacionalismo a partir da própria Micropédia. O Micronacionalismo foi definitivamente apresentado para Ana em 2022, quando aderiu em um servidor do Discord com a temática. Conhecendo o micronacionalismo aos poucos, Ana Cecília procurou se adaptar e desenvolveu sua primeira micronação com o pseudônimo Sthefany Oliveira, em uma micronação fantasiosa. Após uma criação relativamente " bem-sucedida ", Ana viu que poderia ser ainda mais ambiciosa e traçou planos para o desenvolvimento de um novo projeto, desta vez reformando sua antiga micronação e a transformando no Estado de Curitiba.

Vida política

Parlamentar em Alegres (27 de Outubro de 2022–12 de Novembro de 2022)

Ana Cecília atuou como parlamentar no Reino Unido de Alegres, também chefiando o órgão legislativo por um curto período de tempo, sendo a Presidente do Parlamento do Reino Unido de Alegres. Durante o tempo em que esteve trabalhando como parlamentar, desenvolveu duas pequenas propostas e um projeto de reforma no parlamento, tudo logo então abandonado por ela mesma, que decidiu por se retirar da nação.

Presidente de Guarapuava (13 de Novembro de 2022–22 de Abril de 2023)

A mesma também atuou como a 1ª e única Presidente da República Federal de Guarapuava, utilizando como seu pseudônimo " Sthefany Oliveira ", tal qual também foi utilizado em Alegres. Neste período, começou a iniciar os primeiros planos para a construção de uma micronação consolidada, organizada, complexa e séria. Também desenvolveu um interesse imenso pela comunidade. O curto período de duração de Guarapuava fez com que apenas 2 decretos fossem publicados e Ana Cecília desistisse e abandonasse o projeto, que seria substituído por outro maior em seguida...

Presidente de Curitiba (22 de Abril de 2023–presente)

Com o fim da República Federal de Guarapuava, Ana desenvolveu um novo projeto maior e mais ambicioso e organizado. Nasceu então, o Estado de Curitiba, uma micronação lusófona encravada que compreende 432 km² de território. Coordenando o projeto, Ana Cecília formulou uma nova organização e novos objetivos mais claros e evidentes para integrar Curitiba como seu último projeto, e como sua única micronação; Para estruturar este novo projeto, Ana Cecília formulou um catálogo de programas a serem estabelecidos para determinados incentivos.

Catálogo de Programas de Curitiba

O Catálogo de Programas de Curitiba é uma lista de programas a serem efetuados para o desenvolvimento de Curitiba, sendo unicamente representado e criado por Ana Cecília Festa. A partir dele, busca-se coordenar uma trajetória mais planejada, organizada, equilibrada, estável e adequada à micronação, em comprometimento com diversas ações. Vale lembrar que o catálogo também foi desenvolvido com o objetivo de coordenar o PROJETO em si. Ana cita como os principais objetivos do catálogo:

  • A construção de uma nova política de divulgação, buscando garantir que haja equilíbrio e atitude por parte das autoridades competentes pela expansão de sua imagem ;
  • A formação de uma comunidade com identidade própria, mais unida, exemplar, séria - porém incomum, ativa, organizada e ordenada ;
  • Arquitetar de forma direta uma presença mais frequente e ativa em websites externos e nas redes sociais, com o desenvolvimento de uma conta própria para tal e a formação de uma equipe específica para a hospedagem de suas atividades ;
  • Estabelecer uma micronação estável ;
  • Etc.

Vida pessoal

Vida e família

Ana Cecília tem atualmente 16 anos, e trabalha como estagiária auxiliar administrativa em transações financeiras e arquivamento de documentos, atuando ativamente desde 2022 em uma empresa de consultaria de RH na sua cidade. Namorou apenas uma vez, tendo a sua vida amorosa mais concentrada em relacionamentos pouco sérios. Sua família é dividida, muitos morando em cidades diferentes: seu tio por parte de mãe mora em Paranaguá, bem como sua tia, seus dois primos, e sua avó; Alguns tios por parte de pai moram em Guarapuava, bem como seu melhor amigo, Wesley; Os filhos dos tios guarapuavanos se dividiram para o Pinhão e para Irati.

Títulos e Obras

Pronomes de Tratamento

  • Bandeira real.png 27 de Outubro de 2022 – 12 de Novembro de 2022: A Excelentíssima, pela Graça de Deus, Senadora de Alegres Sthefany Oliveira
  • Flag of the Guarapuava.png 13 de Novembro de 2022 – 23 de Abril de 2023: Sua Excelência, a Presidente de Guarapuava, Sthefany Oliveira
  • Bandeira de Curitiba.png 23 de Abril de 2023 – presente: Sua Excelência, a Presidente do Estado de Curitiba Ana Cecília Festa

Trabalhos

  • Filmografia - Meu amigo e eu, 2014
  • A Ascensão da Política Moderna (em forma de e-book), 2018