Seriedade
No contexto do micronacionalismo, seriedade é um conceito ligado ao grau de comprometimento com a simulação micronacional e com a criatividade dentro de determinados parâmetros restritos.
De acordo com a Micropedia (de Bruno Cava e Rafael Filgueira), seriedade é "a qualidade micronacional relacionada a evitar elementos que não são baseados na realidade, tais como factóides históricos, dados culturais emprestados de macronações, reclamações territoriais implausíveis, jamais personagens e repúdio intensificado ao paplismo".
A seriedade se dá por camadas, das menos sérias, que são as peculiaristas e as modelistas altamente virtualistas, até as mais sérias, que respaldam cultural e filosoficamente a existência (realistas, existencialistas) e/ou buscam a estatalidade. A seriedade é um importante componente das relações intermicronacionais, seja para escolher parceiros, seja como forma de marketing. Ocorre, também, das micronações mais sérias desconsiderarem as menos sérias como micronações de fato. De outro lado, as mais sérias tendem a negar sua condição de micronação, exatamente para se descolar das menos sérias. O valor da seriedade micronacional é pregado na doutrina que, pelo menos na Lusofonia, ficou famosa como micronacionalismo sério.