Palácio da Liberdade (Belo Horizonte)

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Palácio da Liberdade
Palace of Liberty
Arquivo:Palácio da Liberdade (Belo Horizonte).jpg
Utilização Local de Trabalho do Príncipe Soberano
Localidade Funcionários, Centro-Sul, Belo Horizonte
Situação Conservado

O Palácio da Liberdade (em inglês: Palace of Liberty) é o local de trabalho do Príncipe Soberano e local de reunião do Conselho de Estado, frequentemente usado em cerimônias de Estado e na posse do Presidente do Conselho de Ministros.

Macro

A estrutura do prédio é constituída por três pavimentos que serviram de moradia aos Governadores de Minas Gerais e suas famílias. Teve como hóspedes os ilustres Governadores e Presidentes da República Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, assim como a presença marcante de Benedito Valadares e Milton Campos.

Por volta dos anos 1950, o Governador Juscelino Kubitschek determinou a construção de uma nova edificação, localizada no Bairro Mangabeiras, para ser a nova residência dos Governadores do Estado, o Palácio das Mangabeiras. Na década de 1960, o Governador Israel Pinheiro propôs a demolição do palácio para a construção de um moderno edifício vertical projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A idéia, porém, foi vetada. Abandonado nos anos 1970 pelos Governadores que preferiram trabalhar no Palácio dos Despachos, o Palácio da Liberdade voltou a ser prestigiado por Tancredo Neves que despachava de lá, assim como Eduardo Azeredo e Itamar Franco passaram também a fazer.