Escritório do Registro Civil e Notariado (Belo Horizonte)

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Escritório do Registro Civil e Notariado
Office for Civil Registry and Notary
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Chefe Henry Mompean de Orleans et Valois (interino)
Vinculação Secretaria-Executiva do Ministério da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Atribuição Manutenção dos registros, especialmente os de pessoas físicas e de pessoas jurídicas.
Sigla ERCN
Formação 28 de março de 2020
(Escritório do Registro Civil e Tabelionato de Notas)
14 de setembro de 2020
(Escritório Nacional do Registro Civil e Tabelionato de Notas)
12 de fevereiro de 2022

O Escritório do Registro Civil e Notariado (em inglês: Office for Civil Registry and Notary) é o órgão encarregado dos registros públicos em Belo Horizonte.

Histórico

O Escritório do Registro Civil e Tabelionato de Notas (em inglês: Office for Civil Registry and Notary Public) foi criado pelo Decreto nº30 de 28 de março de 2020, sendo posteriormente integrado ao Instituto Nacional do Registro Civil pela Lei nº20 de 14 de setembro de 2020 como Escritório Nacional do Registro Civil e Tabelionato de Notas (em inglês: National Office for Civil Registry and Notary Public). A Medida Provisória nº1 de 8 de março de 2021 (convertida na Lei nº68 de 1º de maio de 2021 restaurou a antiga denominação do órgão.

A Medida Provisória nº17 de 12 de fevereiro de 2022 (convertida na Lei nº129 de 22 de abril de 2022) transformou o órgão em Escritório do Registro Civil e Notariado. Logo após, a Lei nº124 de 17 de fevereiro de 2022 extinguiu o Instituto Nacional do Registro Civil e o ERCN foi diretamente vinculado à Secretaria Nacional dos Assuntos Sociais. A Lei nº195 de 11 de maio de 2023 vinculou o ERCN à Secretaria-Executiva do Ministério da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A Lei nº202 de 1º de junho de 2023 alterou o Código Civil e dispôs sobre a competência e funcionamento do ERCN.

Incumbências

As incumbências do Escritório do Registro Civil e Notariado estão dispostas no artigo 77º-H do Código Civil:

Art. 77º-H O Escritório do Registro Civil e Notariado está incumbido dos registros de:

  • I - nascimentos, batizados e óbitos;
  • II - criação e extinção de empresas, consórcios e sociedades;
  • III - expedição de alvarás, licenças e demais autorizações;
  • IV - expedição, registro e revogação de contratos, certidões e demais documentos que a lei dispor;
  • V - a manutenção dos registros, especialmente os de pessoas físicas e de pessoas jurídicas;
  • VI - as demais dispostas em lei.

Lista

Chefia

# Titular Mandato Início Término
- Vago 7 meses e 7 dias 28 de março de 2020 4 de novembro de 2020
Rogério Nabosne 1 ano, 7 meses e 4 dias 4 de novembro de 2020[1]
8 de março de 2021[2]
12 de fevereiro de 2022[3]
11 de junho de 2022
Felipe Naves 5 meses 11 de junho de 2022 11 de novembro de 2022

-[4]
Antonio Banderas 2 meses 11 de novembro de 2022
10 de janeiro de 2023
10 de janeiro de 2023
11 de janeiro de 2023
- Vago 5 meses e 5 dias 11 de janeiro de 2023 16 de junho de 2023
Hiran Domingues, Marquês de Santa Luzia 29 dias 16 de junho de 2023 15 de julho de 2023
- Vago 9 dias 15 de julho de 2023 24 de julho de 2023
-[5] Henry Mompean de Orleans et Valois No cargo 24 de julho de 2023 Presente

Chefia Adjunta

# Titular Mandato Início Término
Antonio Banderas 10 meses e 25 dias 17 de fevereiro de 2022 11 de janeiro de 2023
- Vago 5 meses e 5 dias 11 de janeiro de 2023 16 de junho de 2023
Felipe Naves 29 dias 16 de junho de 2023 15 de julho de 2023
- Vago 9 dias 15 de julho de 2023 24 de julho de 2023
Henry Mompean de Orleans et Valois No cargo 24 de julho de 2023 Presente

Referências

  1. Como Chefe do Escritório Nacional do Registro Civil e Tabelionato de Notas.
  2. Como Chefe do Escritório do Registro Civil e Tabelionato de Notas.
  3. Como Chefe do Escritório do Registro Civil e Notariado.
  4. Enquanto Chefe Adjunto.
  5. Enquanto Chefe Adjunto.