Adilson Requião

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Adilson Requião
Requiaobrasao.png
Requião IValoriaFlag.png Rei de Valoria
2025 – presente
Precedido por: Ninguém
Sucedido por: Ainda no cargo
Bandeira da Guanabara.png Presidente da Guanabara
2018 – presente
Precedido por: Ninguém
Sucedido por: Ainda no cargo
Informações pessoais
Nascimento: 18 de maio de 1983
Naturalidade: Rio de Janeiro, Brasil
Macronacionalidade: Brasileiro
Micronacionalidade: ValoriaFlag.png Valoria (2025–)
Bandeira da Guanabara.png Guanabara (2018–)
Noflag.png Reino da Itália (2018)
Casa nobre: Requiaobrasao.png Casa Requião

Adilson Requião (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1983) é um empresário, político e micronacionalista brasileiro. É o fundador e atual soberano do Reino de Valoria, onde detém o título simbólico de Requião I, e também o Presidente do Estado Livre da Guanabara, micronação que instituiu em 2018.

Trajetória Micronacional

Requião é tem tido uma participação frequente no micronacionalismo lusófono contemporâneo. Em Guanabara, fundou a estrutura política e institucional da micronação, liderando sua organização e o reconhecimento interno e externo. Em 2025, fundou o Reino de Valoria, micronação com forte apelo cultural, simbólico e espiritual, inspirada na tradição celta-lusitana e nos valores da monarquia constitucional.

Reino de Valoria

Em 20 de junho de 2025, Requião proclamou a fundação do Reino de Valoria, unificando simbolicamente os reinos de Montemor e Boavista. A nova nação adota símbolos próprios (bandeira, brasão, moeda e títulos nobiliárquicos), promovendo valores como honra, ancestralidade e identidade.

Como Rei de Valoria:

  • Criou a Casa Requião como dinastia fundadora;
  • Promulgou os primeiros decretos reais, incluindo a proclamação dos símbolos nacionais;
  • Fundou o Conselho Real de Valoria e a Academia Real;
  • Estabeleceu ritos simbólicos e heráldicos para reconhecimento de cidadania, títulos e ordens de cavalaria.

Estado Livre da Guanabara

Fundador e presidente do Estado Livre da Guanabara, Requião estabeleceu em 2018 uma micronação com base democrática e liberal. Atua como líder político do Partido Liberal, tendo promovido diversas reformas institucionais e criado a Primeira Liga Guanabara, principal campeonato de futebol do país simbólico.

Futebol Micronacional

Requião é fundador da Confederação de Futebol Micronacional (CFM), principal plataforma de simulação de futebol entre micronações. É também presidente e proprietário do Cachambi FC, clube tradicional da Primeira Liga Guanabara.

Visão Política

Visão Política de Requião

Adilson Requião se posiciona como liberal-conservador. Defende o livre mercado, a descentralização estatal e valores culturais tradicionais. Acredita que o Estado deve proteger a liberdade de expressão e opinião, sem promover censura ideológica. Porém é visto como um político de Centro.

É favorável à autodeterminação dos povos e apoia movimentos de independência como os da Escócia e da Catalunha. Já expressou críticas a regimes autoritários como o da Venezuela e da Coreia do Norte.

Brasão e Lema da Casa Requião

O brasão da Casa Requião apresenta um escudo azul com um dragão cuspindo fogo, simbolizando liderança, proteção e força. O lema oficial é:

> **"Honra, Sangue e Tradição"**


Projetos Associados

Ver também