Kárnia-Rutênia

De Micropedia
Revisão de 03h14min de 24 de janeiro de 2024 por Emperor-King (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Império Karno-Rutêno
Karniarutheniaflag.png
Bandeira
ImperialEagle-2023.png
Brasão de Armas

Lema
Indivisibiliter ac Inseparabiliter
Indivisível e Inseparável
Hino
Deus Salve o Imperador Oscar!
Karnia-Ruthenia (orthographic projection).png
Países onde há enclaves do Império, 2024.
Capital Persenburgo
Maior Cidade Persenburgo
Língua Oficial Português e Inglês
Religião Oficial Catolicismo Romano (oficial)
Nome Curto Kárnia-Rutênia
Gentílico Karno-Ruteno(a)
Tipo de Governo Monarquia constitucional dual corporativa federada
- Chanceler Dylan, Príncipe Callahan von Wexford
- Imperador-Rei Oscar I
Legislatura Dieta Imperial
- Type - Bicameral
- Number of seats - 8
Fundação 19 de Novembro de 2014
Área Total 697 km²
População 387 (censo 2023)
Moeda Vereinsmark
Time zone BRT (UTC−3)
Padroeiro Santo Estevão Rei da Hungria

Kárnia-Rutênia, oficialmente Os Reinos e as Terras da Coroa da Rutênia e as Terras Representadas no Conselho da Kárnia, comumente chamada de Império Karno-Ruteno, é um autoproclamado estado soberano pluricontinental, mormente considerada uma micronação e amplamente inspirada pelo Império Austro-Húngaro. A nação Karno-Rutena é constituída por vários enclaves e exclaves não-contiguos na América do Sul, América do Norte, Europa, Oriente Médio, Ásia e Antártica. Sua capital e maior cidade, Persenburgo, é completamente cercada pelo Brasil. O país possui uma área total de 697 km² e 387 cidadãos espalhados por seu vasto território e além. Português é a língua da corte, enquanto o Inglês é o idioma administrativo e, junto do Francês, são as línguas oficiais em todo o território. O Império tem um governo misto com uma monarquia semi-constitucional altamente centralizadora governando territórios autônomos federados, estados constituintes em união real. O Império Karno-Ruteno é uma das micronações mais multiculturais do mundo, com população de múltiplas etnias, religiões e nacionalidades de origem exercendo sua cidadania.

O Império surgiu da forma que se conhece atualmente em 2016, com a união das coroas da Rutênia, fundada em 19 de Novembro de 2014, da Horvácia, que se tornou parte integral do Império através do Compromisso e da Kárnia, micronação de origem tcheca fundada em 02 de Fevereiro de 2016, estabelecendo uma monarquia dual e união real.[1][2][3] O surgimento da monarquia dual Karno-Rutena foi seguida pela incorporação pacífica de outras micronações, como Acrin, Cumagne, Letzembourg, Nordinsel e Gaussland. Ainda que seus territórios tenham variado ao longo dos anos, esse padrão de desenvolvimento assegurou a presença transcontinental do Império e consequentemente elevou seu status de micronação influente e relevante não apenas no setor brasileiro, mas em escala global. A Kárnia-Rutênia destaca-se especialmente por ser o principal ativista em favor do derivatismo entre micronacionalistas brasileiros e por ser um dos co-fundadores da Conferência de Santiago, uma das maiores organizações micronacionais do mundo. Após aprofundar sua participação na América do Norte, o Império foi a primeira micronação de origem sul-americana a participar em 2023 da MicroCon, considerado o maior evento sobre micronacionalismo de todo o mundo.

O Império é uma micronação desenvolvida de acordo com vários padrões internacionais e possui uma avançada economia emergente. A moeda oficial é o Vereinsmark, cujo valor é lastreado pelo padrão-cobre. No entanto, todas as moedas regionais de estados estrangeiros ao redor dos enclaves Karno-Rutenos são aceitas como moedas legais e continuam sendo usadas diariamente pela população residente. Devido ao seu amplo território para uma micronação e às suas relações diplomáticas, principalmente na forma de relações pessoais do Imperador, a Karnia-Rutênia pode ser considerada uma micronacional de alcance global. Essa expressão nas relações exteriores se revela através de vários aspectos, sendo um dos principais o de ser um signatário original de muitos dos mais importantes tratados do micronacionalismo mundial, como a Convenção de Montediszamble e o Tratado de Persenburgo, além de ter sido cofundador da Conferência de Santiago, organização intermicronacional sobre a qual exerce grande influência, e um dos estados envolvidos no renascimento da União Micronacional Antártica. O país também é uma das partes do Pacto de Malmünd, uma aliança estratégica de ajuda mútua com os reinos de Ebenthal e Quinta Velha, que são dois dos seus principais parceiros juntamente com Lostisland, Westarctica, Pavlov e Flandrensis. Além de sua origem brasileira, o Império Karno-Ruteno penetrou em muitos outros setores micronacionais, sendo também um membro ativo dos chamados setores anglófono e comunidade MicroWiki, bem como sendo efetivamente membro dos setores francófono, tcheco e artártico.

Referências