Império de Solraak

De Micropedia
Revisão de 17h28min de 1 de agosto de 2023 por Felp7k (discussão | contribs) (add tag/lista micrononações)
Ir para navegação Ir para pesquisar
IMPÉRIO DE SOLRAAK
175 px|direita|Bandeira de Solraak Bandeira de Solraak
Armas Nacionais
Armas Nacionais

Lema
VERITAS LUX MEA
Hino
Em composição
Capital Lux Aurea
Maior Cidade Lux Aurea
Língua Oficial Português
Religião Oficial Catolicismo Romano - 100%
Nome Curto Solraak
Gentílico Solraqui ou Solraquiano(a)
Tipo de Governo Monarquia constitucional parlamentar
- Imperador SMI Henrich I da casa Severus
- Last election - Março de 2023
Fundação 18 de março de 2023
População 8
Moeda Solaris
IDH 0.816 (senso de 2023)
National dish Pão de queijo
National animal Harpia brasileira (nome científico: Harpia harpyja)
Patron saint São Francisco de Assis e São Lucas, o Evangelista.

Site oficial


O Império de Solraak (ou apenas Solraak) é uma micronação fundada por Henrich I em 4 de agosto de 2014, conceitualmente, e de maneira concreta em 18 de março de 2023.

Governo e Política

Solraak é uma monarquia parlamentarista cujo líder do Estado é a Sua Majestade Imperial Henrich I e o atual chefe do Governo é o Primeiro Ministro. A política solraqui se organiza entre quatro poderes: o Moderador, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Poder Moderador

O Monarca Solraqui, atualmente Henrich I, é o chefe de Estado. Ao seu respeito, a "Constituição Não-Escrita" de 2014 declara que a "pessoa do Imperador é inviolável e sagrada; ele não está sujeito à responsabilidade alguma". Os poderes que recaem à Coroa são denominados "Prerrogativa Real" e podem vir a ser aplicados nas mais diversas esferas de atuação: emissão de passaportes, demissões de ministros, declarações de guerra etc. As atribuições reservadas ao Poder Moderador deveriam ser exercidas somente após o Conselho de Estado ter sido consultado.

Sua Majestade Imperial, Henrich I, da casa Severo

São funções do monarca:

  • Nomear e demitir o Primeiro-ministro conforme a vontade popular;
  • Nomear e demitir os Ministros eleitos diretamente pelo povo;
  • Convocar, suspender e dissolver o Parlamento;
  • Garantir ou recusar o Consentimento Real à tributações;
  • Comissionar oficiais das Forças Armadas;
  • Comandar as Forças Armadas;
  • Apontar os membros do Conselho do Rei;
  • Emitir e suspender passaportes;
  • Conceder indulto;
  • Conceder honrarias e condecorações;
  • Assinar tratados;
  • Declarar guerra e paz;
  • Reconhecer Estados;
  • Conceder credenciais aos diplomatas estrangeiros.

Não fazem parte do poder Moderador, mas aconselham o Imperador, cinco conselheiros, indicados pelo próprio monarca, geralmente membros da família real ou outros nobres. Estes formam um gabinete conhecido como Conselho Real.

Poder Executivo

Logotipo do Conselho de Estado, representação do poder Executivo

O Poder Executivo é exercido pelo Soberano através do Governo de Sua Majestade Imperial em conjunto com demais autoridades nacionais eleitas.

O Monarca designa o Primeiro-ministro, eleito por voto popular, como chefe do Governo de Sua Majestade Imperial. O Primeiro-ministro, então, seleciona outros ministros que constituirão o Governo e atuarão como ministros e chefes dos Departamentos de Governo. De acordo com a convenção constitucional, todos os Ministros são Membros do Parlamento, eleitos diretamente por voto popular. Os ministros e o primeiro ministro juntos formam um gabinete conhecido como Conselho de Estado (CE), representação máxima do poder Executivo.

O Primeiro-ministro é o principal ministro do gabinete; responsável por presidir e coordenar os encontros ministeriais, selecionando os componentes dos ministérios e todos os demais cargos do Executivo. Ao Primeiro-ministro cabe também desenvolver/reportar ao Monarca a sua política de governo.

Poder Judiciário

A Suprema Corte do Império (SCI) é a mais alta instância judiciária do país, composta por sete ministros divididos em 1 presidente e 2 turmas de 3 integrantes cada, com mandatos de anuais e rotatividade semestral, isto é, a cada 6 meses três novos ministros são indicados. Os ministros da SCI são indicados pelo Executivo em conjunto com o Moderador (Primeiro-Ministro e Imperador).

São pré-requisitos para compor a SCI:

  • Ter mais de 21 anos e menos de 65 anos no dia da posse.
  • Possuir formação acadêmica em direito.
  • Notável idoneidade moral, comprovada por testes, entrevista e investigação da vida pública e privada.

Poder Legislativo

O Parlamento do Império de Solraak é o órgão responsável por conduzir o poder legislativo no país. O Parlamento é unicameral, composto por representantes diretos do povo. O país é divididos em distritos eleitorais. Cada distrito elege um Membro do Parlamento nas Eleições Gerais.

Partidos Políticos

Partido Logo Sigla Líder Data de fundação Orientação Cadeiras na câmara
Partido Social-Democrata Simb PSD.png PSD N/A 15 de junho 2014 Cento-esquerda
0 / 200
Partido Socialista Simb PS.png PS N/A 14 de janeiro 2010 Esquerda
0 / 200
Independentes N/A Independentes N/A N/A N/A
0 / 200
Partido Liberal Simb PaL.png PaL N/A 30 de outubro 2007 Centro-direita
0 / 200

Símbolos Nacionais

A Bandeira Nacional

Bandeira de Solraak
Armas Nacionais de Solraak
Selo Nacional de Solraak

A Bandeira Nacional de Solraak é o principal símbolo nacional, composto por um retângulo vermelho com duas faixas paralelas na vertical, douradas, ao centro. Essas faixas emolduram, à direita e à esquerda, um campo azul-escuro que carrega o símbolo do grifo, aqui na cor branca. Esse animal mitológico é símbolo antigo tanto da família real quanto do próprio povo solraqui, pois simboliza lealdade, inteligência, sorte e proteção; qualidades muito veneradas em Solraak.

O Brasão de Armas

O brasão de armas do Monarca solraqui, também conhecido como brasão Imperial de Solraak, é um símbolo oficial desse império. Nele aparecem reunidos os escudos de Solraak e Alraak. São as armas oficiais do monarca, sendo usadas pelo imperador em sua capacidade oficial como monarca. Variantes do brasão são usados por outros membros da Família Imperial e em alguns contextos, pelo Governo.

Formação: O escudo é formado por quartos, representando no primeiro e no quarto quartos o grifo dourado - rampant guardant - sob um campo vermelho, símbolo de Solraak; No segundo e quarto, o Sol, sob um campo azul, símbolo de Alraak.

O suporte é a Harpia, ou Gavião-real, animal símbolo da nação. Ela carrega em sua garra direita uma espada, simbolizando bravura e justiça; e em sua garra esquerda uma tocha que simboliza liderança e liberdade.

Na fita abaixo está escrito o mote Veritas Lux Mea ("a verdade é minha luz").

Acima, ainda, há a coroa imperial.

O Hino Nacional

Em breve...

Selo Nacional

O Selo Nacional é um dos quatro símbolos oficiais do Império de Solraak, conforme estabelece a Constituição Não-Escrita de 2014. É usado para autenticar os atos de governo, os diplomas e certificados expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas. Em documentos diplomáticos geralmente vem acompanhado do brasão de armas do monarca de Solraak.

Segurança Nacional

DII.png

O Departamento Imperial de Inteligência (DII) é o principal órgão de segurança do Estado que tem como principal atividade apurar as infrações penais civis, exceto as militares que são apuradas pelas próprias Forças Armadas. Também estão relacionados o combate ao terrorismo e crime organizado. Possuem autonomia para investigação em todos os níveis sociais do Império. Estão subordinados ao Procurador-Geral do Império, um dos componentes do Conselho de Estado. Atuam em nome da segurança nacional e da família Imperial.

Cultura e Sociedade

O povo solraqui é a principal etnia que compõe o Império de Solraak.