República Federal de Guarapuava

De Micropedia
Revisão de 23h40min de 15 de novembro de 2022 por Snow (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
República Federal de Guarapuava Guarapuava
Flag of the Guarapuava.png
Bandeira
Coat of Arms of the Guarapuava.png
Brasão de Armas

― Lema: Pérola do Oeste, ó Guarapuava!
Capital Distrito Guarapuaba
Gentílico Guarapuavano
Idioma Oficial Português
Religião Estado Laico

Governo República Federal Constitucional Semipresidencialista
• Presidente(a) Sthefany Oliveira
• Premier Inoperante

Formação
- Fundação • 13 de Novembro de 2022

População 3 (2022 est.)
Moedas Justo Guarapuavano
Real Brasileiro

Formato da Data dd-mm-yyyy
Sentido de Circulação de Veículos Direita
Website https://emdesenvolvimento.webnode.page

Guarapuava, oficialmente República Federal de Guarapuava, é uma micronação lusófona e modelista localizada no Centro-Sul do Paraná. Sendo um micropaís encravado, é limitado pelos municípios: Campina do Simão, Turvo (sendo este um território não-oficial), Pinhão, Prudentópolis, Inácio Martins, Candói, Cantagalo e Goioxim. Seu território abrange 3.168 mil quilômetros quadrados de terra de facto e 5.169 mil quilômetros quadrados de jure, sendo majoritariamente influenciado por um clima subtropical. O país ainda está em processo de organização para a realização de seu primeiro censo geográfico nacional. Sua atual Presidente, Sthefany Oliveira ( Snow ), é também fundadora da micronação e detentora de suas responsabilidades.

Etimologia

O termo "Guarapuava" deriva do termo da língua geral meridional agûarápuaba, que significa "lugar do barulho dos lobos-guarás". Seu alcunho, "Pérola do Oeste", serviu de inspiração para o uso do lema "Pérola do Oeste, ó Guarapuava!" em escala nacional.

História

Criação

🔍 Ver artigo principal: Criação de Guarapuava

A ideia de criar uma micronação se concretizou logo após Snow conhecer o mundo do micronacionalismo. Tendo isso em mente, suas responsabilidades e seus deveres como Chefe de Estado de uma nação, criou a então República Federal de Guarapuava, junto da presença da ilustre Sua Excelência, o Presidente da República de Brás, Matteo Neto.

Período Jovem (2022-vigente)

O Período Jovem se resume no período atual, marcado pela criação da micronação e pela assinatura de seus futuros acordos, além de sua expansão pela comunidade adiante. Sua Excelentíssima Senhora Presidente da República, Sthefany Oliveira, denotou este como o primeiro período da história de Guarapuava.

Geografia

Localização e Área

Guarapuava está localizada a 25°23'36" latitude sul, e 51°27'19" longitude oeste, na região Centro-Sul do Paraná e no Terceiro Planalto (também chamado de Planalto de Guarapuava). Limita-se ao norte com os municípios de Campina do Simão e Turvo, ao sul com o município de Pinhão, a oeste com Candói, Cantagalo e Goioxim e a leste com Prudentópolis, Inácio Martins e Irati. Atualmente, seu território compõe cerca de 5.169 mil km², sendo que apenas 3.168 mil km² são reconhecidos oficialmente. Localiza-se a quase 255 quilômetros de Curitiba e 361 quilômetros de Paranaguá. Apesar de não mais um município, Guarapuava pode ser considerada uma das maiores micronações em área por quilômetros quadrados, aonde quase ⅓ de seu território é composto por campos agrícolas e concentração de gado.

Hidrografia

A principal reinvindicação de Guarapuava é o Rio Jordão, extremamente importante para a circulação de mercadorias, além de ser o principal rio a cruzar a micronação, qual desagua no Rio Paraná. Contudo, também é banhada por outros rios menores como os rios Cascavelzinho, Girassol, Coutinho, Banana, Pinhão, Cavernoso, São Francisco e São João.

A rede de drenagem compreende os rios que percorrem as terras do micropaís que correm para oeste, sendo direta ou indiretamente tributários do Rio Paraná através de três bacias hidrográficas: a do Rio Piquiri, a do Rio Iguaçu e a do Rio Ivaí.

Meio Ambiente

Retrato mais conhecido do Parque do Jordão, a cerca de 6 km do centro da capital

Guarapuava é uma micronação conhecida preponderantemente por sua beleza e consciência ambiental, sobretudo por suas exóticas belezas oferecidas por pontos turísticos como: o Parque do Jordão, o Parque das Araucárias e o Parque do Lago. A micronação é comprometida com as prioridades ambientais e, precipuamente, com o foco empoderado nas questões individuais do cidadão, como previsto ao citar os parques anteriormente.

Clima

O clima guarapuavano é predominantemente subtropical úmido mesotérmico, apresentando verões frescos e invernos frios, com sua temperatura média alcançando menos que 21°₢. A altitude de Guarapuava, combinando com a latitude, garante um clima ameno com relação a outras regiões, tornando frequentes invernos rigorosos e possibilidades de geada.

Vegetação

A vegetação nativa da região, hegemônica na micronação, é a floresta subtropical que é uma floresta ombrófila mista, composta por formações de latifoliadas e de coníferas, estas últimas representadas pelo pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Em sua área, há, ainda, a incidência de uma pequena extensão de campo limpo.

Política

🔍 Ver artigo principal: Política de Guarapuava
A Assembleia Federal de Guarapuava, órgão representativo parlamentar da micronação, aonde se reúne o parlamento guarapuavano

A República Federal de Guarapuava é uma Federação Democrática e Parlamentarista, cujo sistema é predefinido em sua Constituição Federal (não desenvolvida) de 2022. Sendo uma República Federal Constitucional Semipresidencialista, exibe-se um sistema parlamentarista facultado pela Assembleia Federal de Guarapuava, composta por 4 assentos. Além disso, também há o Gabinete Federal, sendo o principal órgão executivo de Guarapuava. O Gabinete Federal é composto pelo Premier da República e por seus ministros pertinentes.

O(A) Presidente — atualmente Sthefany Oliveira — é o chefe de estado da micronação, aonde exerce o poder executivo e é responsável pela gestão e administração geral do governo da micronação, além de guiar e supervisionar a chancelaria federal.

O Premier (Chanceler Federal) — ainda não definido/nomeado — é o chefe de governo do micropaís, que exerce o poder executivo e representa o cargo de "primeiro ministro" em outros sistemas parlamentares. É responsável pela vigência de atos legislativos na micronação e administra legalmente a Assembleia Federal, além de representar Guarapuava internacionalmente em maioria dos casos. O Premier também é responsável pelo suporte no Gabinete Federal e na nomeação dos Ministros de Governo.

A Assembleia Federal é o órgão representativo unicameral do governo, responsável pelas assinaturas legislativas e pela realização de conferências gerais. É representada pelo Presidente da Assembleia — ainda não definido/nomeado — que é responsável pela ministragem do órgão de maneira democrática, sendo o único com o poder do voto decisivo em casos de abstenções em maioria, ou impasses.

Forças Armadas

Guarapuava não possui um sistema de Forças Armadas, ou uma organização militar de fato.

Relações Exteriores

A República Federal de Guarapuava não possui nenhum tratado, nenhum acordo, e nenhuma aliança com um estado estrangeiro. Não possui embaixadas e relações diplomáticas até então. As Relações Exteriores de Guarapuava não possuem sequer representação ministerial no momento.

Subdivisões

🔍 Ver artigo principal: Estados de Guarapuava

A micronação de Guarapuava é uma República Federal composta por 7 estados federativos (sete), destas sete unidades federativas, uma é um distrito, denominado de "Distrito Guarapuaba". Cada unidade federativa é representada por um Governador, com o Distrito Guarapuava sendo representado por um Conselheiro e subordinado ao Premier. <imagem das províncias e tabela de especificações>

Economia

🔍 Ver artigo principal: Economia de Guarapuava

Guarapuava está em uma situação econômica relativamente estável, sendo uma das micronações que mais movimentam bens agrícolas e pecuários pelo mundo. Cerca de 18% do Produto Interno Bruto de Guarapuava é representado pela Agropecuária, 47% do PIB pelo setor de Serviços e 35% do PIB pela Indústria, porém sua produção agrícola e pecuária, em comparação com as demandas internas, é excessivamente maior, com a participação exclusiva da Avicultura. As excedências são compensadas pelo comércio exterior, resultando em uma grande renda por parte destes setores.

Cultura

A cultura guarapuavana está concentrada principalmente em eventos e festivais tradicionais de origem europeia, com participação da cultura indígena transposta. O Expogua e a Festa da Peixada são os eventos comemorativos mais conhecidos de Guarapuava.