Mudanças entre as edições de "Valoria"

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 84: Linha 84:
  
 
VIla Velha
 
VIla Velha
 +
 +
Mira
  
 
== Economia ==
 
== Economia ==

Edição das 23h27min de 2 de abril de 2021

Estado Livre de Valoria
Carmesim-e-Escarlate.pngCarmesim-e-Escarlate.png

Lema
Paz, Pão e Terra
Hino
Hino da micronação
Paulínia
Capital Augus'town
Maior Cidade Campina
Língua Oficial Português
Religião Oficial Cristianismo
Nome Curto Valoria
Gentílico Valoriano
Tipo de Governo República Semi-Presidencialista
Fundação 15/01/2021
Área Total Área (Insira em quilômetros quadrados)
População 500,000 Censo 2020
Moeda Contos (C$)
Time zone UTC -3
Esporte nacional Futebol
Animal nacional Tucano

(Em Desinvolvimento)



O Estado Livre de Valoria, normalmente conhecida como Valoria, é um país insular localizado no Atlântico Norte, a oeste dos Açoires. Foi antiga colônia de Portugal até 1975. Quando passou a ser uma nação independente. No país o idioma português e a sua cultura portuguesa predominam. Sua economia é baseada na pesca e no turismo. Porém com as recentes descobertas de petróleo e de minérios, o país passou a ter um grande desenvolvimento econômico e social.

Faz parte da (Exemplo de organização).

Etimologia

Historia

A história de Valoria tem início com a descoberta das ilhas pelos portugueses em 1483.

Política e Governo

Militar

Geografia

Valoria é um conjunto de 4 ilhas. São ilhas pequenas e com características distintas. Em uma delas há um vulcão inativo. Sendo lá o local mais alto das ilhas, com 2900 metros de altitude.

A área de Valoria é de 5,085 km² e a população (segundo o Censo de 2019) é de 560.716 habitantes.

Clima

O arquipélago possui um clima árido ou semiárido. A Corrente das Canárias modera a temperatura. A temperatura máxima raramente passa dos 32° C e não desce abaixo dos 10° C.

A estação chuvosa, costuma ser entre agosto a outubro.

A estação mais seca, de dezembro a fevereiro, é caracterizada por ventos constantes.

Cidades

4 Ilhas

- Gaia - - -

Porto Novo

Boavista (Nova Lisboa)

Gaia

Montemor

Vila Real

VIla Velha

Mira

Economia

A economia em Valoria é baseada na pesca e no turismo. Porém com as descobertas de petróleo no oceado e de minérios em uma das ilhas a partir dos anos 1990, o país passou a ter um grande desenvolvimento econômico e social. O que têm atraído a atenção de trabalhadores estrangeiros vindo de Portugal (principalmnte da Ilha da Madeira e dos Açoires) e das antigas colônias portuguesas na África (principalmente do Cabo Verde, Guiné-BUssau e São Tomé e Príncipe).

O Governo passou a adotar medidas de liberdade econômica a partir dos anos 2010. O que fez com que novas empresas do setor de serviços e telecomunicações tenham se multiplicado.

Mineração

A descoberta de minérios inexplorados em uma das ilhas, fez crescer a demanda por profissionais para trabalhar no setor de mineração. A mão de obra Africana fez com que o país tivesse um crescimento de sua população negra. Fato que causou alguns conflitos no início dos anos 2000.

Agricultura

A agricultura sofria com os constantes períodos de seca e de uma melhor infraestrutura e modernização das técnicas agrícolas. Porém o Governo Valoriano passou a investir nesta infraestrutura a partir dos anos 1990. Melhor educação dos cultivadores e organização de um mercado de consumo dos produtos fizeram forte diferença na quantidade e qualidade de produtos produzidos. Os principais produdos produzidos são milho, banana, maça, café, legumes, e hortaliças para a distribuição interna no mercado. Os principais produtos exportados são o café, a banana e a cana-de-açúcar.

Pesca e Agropecuária

No setor de pescas, vem sendo implantada a modernização dos meios artesanais e métodos tradicionais para melhor aproveitamento desses recursos. Hoje a principal fonte de carne ppara a população vem da pesca. Calcula-se que 41% venha dos peixes, 23% de frango, 15% de carne suína, 10% carne caprina, 5% de carne bovina e 6% de outros.

Esportes

(Insira informações sobre os esportes praticados, campeonatos, clubes, ligas e federações.)

Ver Também

Links Externos