Mudanças entre as edições de "República de Prass"

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 11: Linha 11:
 
|anthem            = ''Prass se uniu para sempre ficar''
 
|anthem            = ''Prass se uniu para sempre ficar''
 
|location          =  
 
|location          =  
|capital            = '''Doralândia'''
+
|capital            = '''[[Doralândia]]'''
 
|languages          = Português  
 
|languages          = Português  
 
|religions          = Catolicismo (60%), estado oficialmente laico
 
|religions          = Catolicismo (60%), estado oficialmente laico
Linha 18: Linha 18:
 
|head of government = Presidente da República
 
|head of government = Presidente da República
 
|hog_name          = '''[[Marcos Paulo Gonçalves Moreira]]'''
 
|hog_name          = '''[[Marcos Paulo Gonçalves Moreira]]'''
|legislature        = Conselho Nacional de Prass (II Legislatura)  
+
|legislature        = [[Conselho Nacional de Prass]] (II Legislatura)  
|established        = 27 de outubro de 1967 (fundação) e 5 de Setembro de 2024 (independência declarada)  
+
|established        = [[27 de outubro de 1967]] (fundação) e [[5 de Setembro de 2024]] (independência declarada)  
 
|area              = 0,150km
 
|area              = 0,150km
 
|population        = 31 habitantes
 
|population        = 31 habitantes
|currency          = Dólar Prassiano (Dp$)  
+
|currency          = [[Dólar Prassiano]] (Dp$)  
 
|nat_sport          = Futebol
 
|nat_sport          = Futebol
 
|nat_animal        = Gato  
 
|nat_animal        = Gato  

Edição das 03h59min de 28 de janeiro de 2026

República de Prass
Bandeira de Prass .jpg
Bandeira Nacional
Brasão de armas da República de Prass .jpg
Brasão de Armas

Lema
"Deus, Pátria e União"
Hino
Prass se uniu para sempre ficar
Capital Doralândia
Língua Oficial Português
Religião Oficial Catolicismo (60%), estado oficialmente laico
Gentílico Prassiano(a)
Tipo de Governo República Unitária Semipresidencialista Constitucional
- Presidente da República Marcos Paulo Gonçalves Moreira
Legislatura Conselho Nacional de Prass (II Legislatura)
Fundação 27 de outubro de 1967 (fundação) e 5 de Setembro de 2024 (independência declarada)
Área Total 0,150km
População 31 habitantes
Moeda Dólar Prassiano (Dp$)
Esporte nacional Futebol
Prato nacional Cuscuz
Animal nacional Gato
Padroeiro Francisco Gonçalves Moreira


Prass, República de Prass ou República Prassiana é um microestado separatista não reconhecido na América do Sul, é um enclave localizado dentro de Imperatriz, Maranhão no território da República Federativa do Brasil, fazendo fronteira com este país por todos os lados tendo funcionado como uma comunidade autônoma familiar de 1967 até 5 de setembro de 2024 quando proclamou sua independência liderada por Marcos Paulo Gonçalves Moreira e seu primo Davi Lucas Nascimento Moreira.

História

Origem

A República de Prass inicia-se em 27 de outubro de 1967 com a migração da Família Moreira de Pio XII para Imperatriz, Maranhão onde se inicia a comunidade autônoma familiar que produzia seus próprios alimentos, criação de animais, poços e um período visto como de autossuficiência. A família Moreira é uma família de origens portuguesas que migrou de Portugal para o Piauí e posteriormente para o Maranhão com várias vertentes ligadas em torno de um ancestral em comum chamado de Francisco Gonçalves Moreira como os Santos Moreira, Fonseca Moreira, França Moreira, Nascimento Moreira e os Gonçalves Moreira que são a vertente que governa a República de Prass desde que ficou independente. A família em sua maioria segue a minoria protestante assembleiana, embora a maioria dos cidadãos sejam católicos. A comunidade autônoma familiar se estabeleceu em 27 de outubro de 1967 com a compra de propriedades urbanas e rurais na região de Imperatriz. Em 1972, a pequena comunidade começa a ter plantações agrícolas e a vender arroz uma época glorificada pelo Líder da Independência e Presidente da República, Marcos Paulo Gonçalves Moreira e sua mãe Elcy Gonçalves Moreira. A comunidade sempre tentou ser autossuficiente na produção de alimentos e manteve seu conservadorismo religioso imperante na sua sociedade. Em 5 de setembro de 2024, Marcos Paulo proclamou a independência do microestado juntamente com seu primo Davi Lucas, a independência foi apoiada pelos familiares e amigos. Inicialmente o país foi chamado República Democrática de Moreiralândia, depois República Soberana de Moreiralândia, República de Moreiralândia e esteve sob uma monarquia absolutista entre 28 de outubro de 2025 a 13 de janeiro de 2026 sendo chamada de Império de Moreiralândia e Império Prass desde 22 de dezembro de 2025 e República de Prass desde 15 de janeiro de 2026. A adoção do nome Prass se deve a um afastamento da identidade familiar como identidade da nação com a construção de uma nação tradicional e menos familiar. Se uniu a Oretza mais a união durou apenas 2 dias, Prass rompeu com a união voltando a ser independente. Desde a independência em 2024, Marcos Paulo é o governante da nação.

Cultura

Feriados Nacionais

Os feriados nacionais são dedicados a acontecimentos relevantes na história da nação, a datas de nascimento e falecimento de familiares que faleceram há mais de 2 anos e datas religiosas presentes em outros países ocidentais. Alguns feriados importantes são 27 de outubro que celebra a chegada da família Moreira ao atual território prassiano, 5 de setembro que é o dia da independência do país e outros feriados nacionais decretados pelo Presidente da República.

Idioma

O idioma oficial é o português, os prassianos também sabem falar e entender espanhol além do português.

Prato Nacional

O prato nacional é o cuscuz conforme decreto presidencial de Marcos Paulo Gonçalves Moreira.

Animal Nacional

O animal nacional é o gato, este é o animal mais comum de ser encontrado no país. A sede da Presidência da República tem um gato oficial chamado Branquelo III que é visto como o terceiro gato branco da dinastia frajola iniciada em março de 2023 por Frajola I. Branquelo I é um gato símbolo da relevância desses animais em Prass. O Presidente da República decretou Branquelo I, gato de Doralice Gonçalves Moreira como animal simbólico cultural de Prass por ter falecido 2 semanas depois de Doralice Gonçalves Moreira. Os gatos oficiais da República de Prass são organizados em dinastias e chamados conforme sua raça ou cor como Frajola I, Frajola II, Alaranjado II, Branquelo II e o atual gato oficial da presidência Branquelo III. O país tem uma lei extremamente rigorosa contra o maltrato de animais.

Padroeiro

O padroeiro oficial é Francisco Gonçalves Moreira, a crença ancestral diz que Francisco Gonçalves Moreira apareceu para sua prima e esposa Maria Gonçalves Moreira e ordenou a venda de propriedades e a migração da família de Pio XII para Imperatriz.

Religião

O Catolicismo é a religião majoritária com mais de 60% da população sendo católica, há também uma minoria de protestantes assembleianos a qual pertence maior parte dos membros da família Moreira, adventistas, uma minoria islâmica e uma minoria sem religião ou ateia.

Esporte

O esporte nacional é o futebol.

Política

Prass é uma república unitária semipresidencialista constitucional com fortes poderes concedidos ao Presidente da República. O sistema foi reformulado e adaptado fortalecendo o poder de Marcos Paulo, a legislatura nacional é o Conselho Nacional de Prass composto atualmente por 5 deputados com 1 deputado para cada 6 habitantes, com 4 deles pertencendo a família Moreira atualmente, 2 deles são filiados ao Movimento da Libertação Prassiana um partido político fundado em 23 de janeiro de 2026 e liderado pelo próprio Presidente da República. Prass atualmente só possui um partido político e criou leis que estabelecem vários requisitos para a formação de partidos políticos. O MLP se tornou um partido único de fato e dominante na sociedade prassiana. O sistema é chamado de semipresidencialismo prassiano pois o Presidente da República é também o Presidente do Conselho Nacional. Na prática, o Presidente da República tem direito a ser deputado sem precisar ser eleito, vota em caso de desempate, preside o Conselho Nacional e a República de Prass. O Presidente indica o Primeiro-ministro que é aprovado pelo Conselho Nacional, todas as indicações presidenciais devem ser aprovadas pelo Conselho Nacional. Atualmente Prass não tem uma suprema corte estabelecida mais deverá ser designada futuramente. O Conselho de Estado foi criado de forma provisória até a designação da suprema corte. O Conselho de Estado é composto pelo Presidente da República, o Primeiro-ministro e o Ministro da Justiça. A nova lei eleitoral do país aprovada pelo Conselho Nacional aumentou o tempo de mandato de todos os cargos públicos de 4 para 6 anos. Houve uma proposta de extinção do cargo de primeiro-ministro mais foi rejeitada pelo Conselho Nacional. A suprema corte deverá ter 3 ministros com notável saber jurídico. A Constituição de 23 de janeiro de 2026 consolida esse sistema. A República de Prass segue sendo muito conservadora em pautas morais com a extinção de direitos LGBT como casamento, adoção e a mudança de sexo. Prass também proibiu a eutanásia e o aborto exceto em caso de risco de vida à mãe. A República de Prass tem seus próprios documentos como certidão de nascimento, casamento, carnê de identidade, passaporte, visto de turismo e formulário de autorização de viagem. Outros documentos também estão sendo produzidos no país. O estado prassiano tem a sua própria ideologia que é o moreirismo que mistura elementos como nacionalismo, capitalismo de estado, conservadorismo social e priorização da segurança e ordem pública.

Relações Internacionais

Prass é reconhecida por Sealand, Liberland, Slowjamastan e dezenas de micronações. Prass está cooperando com micronações de língua portuguesa e com Slowjamastan. A política externa no início foi de não alinhamento com o Ocidente e posteriormente adotou o isolacionismo como política externa e afirmou que todas as ideologias eram decadentes e tanto EUA, Rússia e China eram o mesmo instrumento imperialista aplicado por países diferentes, Prass mantém seu apoio à países não alinhados ao Ocidente mais já prestou alguns elogios para a administração de Donald Trump nos EUA, Vladimir Putin na Rússia e Xi Jinping na China. Prass não é reconhecida por nenhum país membro da Organização das Nações Unidas até o momento.

Eleições

Prass teve eleições em 25 de março de 2025 quando Marcos Paulo e Davi Lucas foram aprovados com 100% dos votos nas eleições nacionais tendo sido candidatos únicos a se apresentar a seus cargos. Nesse dia também foram eleitos os deputados do Conselho Nacional. Prass se tornou uma monarquia absolutista por um breve período de tempo até a volta do sistema republicano com a separação de Prass da união com Oretza. Em 15 de janeiro de 2026, Marcos Paulo novamente foi aprovado nas eleições com 100% dos votos sendo o único candidato a se apresentar. Marcos Paulo designou seu primo como primeiro-ministro que foi aprovado com 100% dos votos pelo Conselho Nacional, todas as indicações do presidente foram aprovadas. Os governadores, prefeitos e vereadores também foram eleitos todos obtendo mais de 90% dos votos com todos eles não pertencendo a nenhum partido ou filiados ao MLP. As eleições são majoritárias para todos os cargos, não há segundo turno para nenhum cargo público. Em 5 de agosto de 2025, o primeiro plebiscito da história do país foi realizado com 65% dos votos sendo favoráveis a uma reforma constitucional proposta naquele período. O país é uma república unitária semipresidencialista com todas as províncias e municípios com autonomia limitada por lei, há uma província autônoma especial onde o governador é designado pelo presidente e aprovado pelo conselho provincial.

Lei e Ordem

A lei e a ordem é garantida e aplicada pelo Exército da Libertação Prassiana, a Polícia Nacional de Prass e outras forças de segurança da nação como o Comitê de Segurança do Estado que é o serviço de inteligência, contrainteligência e ordem interna do país. A República de Prass também possui a Guarda Republicana, Corpo de Bombeiros e vive sob um estado de emergência desde julho de 2025 na tentativa de reforçar a segurança nacional, combater o tráfico de drogas e o crime organizado. O estado de emergência é renovado a cada 30 dias com a aprovação do Conselho Nacional, este estado de emergência foi decretado pelo Presidente da República em um contexto de aumento da violência e do crime organizado nas regiões fronteiriças ao território prassiano. Prass também mantém sua defesa civil, uma constituição desde 23 de janeiro de 2026. Prass tem leis muito conservadoras como a Lei do Matrimônio que proíbe casamentos entre pessoas do mesmo sexo, proibiu cirurgias de mudança de sexo, a eutanásia, adoção de crianças por LGBTs e o aborto é restrito sendo permitido apenas em risco de vida à mãe. Prass tem uma das leis mais rigorosas do mundo contra o maltrato de animais, proibiu todas as formas de controle da natalidade. O estado priorizou a segurança interna, designou cartéis de drogas, facções criminosas e máfias como organizações terroristas. O país é fortemente influenciado pelo fundamentalismo religioso, policiais e a família Moreira. A República de Prass proíbe religiões e seitas que praticam atividades corruptas, atentam contra a dignidade humana e a ordem constitucional dando liberdade ao Ministério da Justiça para cancelar qualquer religião ou seita que seja considerada contrária aos princípios da Lei de Associação Religiosa.

Comunicação

O Governo da República de Prass está presente em algumas redes sociais e tem aumentado a presença nas redes sociais. O sistema de rádio, televisão e jornais impressos nacionais é plenamente estatal. Há um canal de TV estatal chamado TV Pátria Unida, a rádio estatal Pátria Unida e a criação de um jornal impresso estatal está sendo planejada no país. A mídia privada não é proibida por lei no país mais a pornografia e conteúdo adulto foram proibidos no país sob pena de multa.

Infraestrutura

100% do país tem acesso a água, rede de esgoto, eletricidade e internet. O Governo de Prass anunciou que iria construir duas ruas na capital, a Rua Francisco Gonçalves Moreira e a Rua João Gonçalves Moreira. O país tem uma unidade agrícola, duas unidades militares, um armazém e também irá inaugurar escolas e a Universidade Francisco Gonçalves Moreira

Economia

A economia é em grande parte movida pela agricultura, comércio, exportação, fruticultura e turismo. A produção de acerolas é o pilar fundamental da economia prassiana. O estado está investindo na produção de mamão, cebola e há projetos para a produção de abóbora e banana. O comércio local é movimentado em grande parte por negócios privados da família Moreira. Prass adota um modelo econômico de capitalismo de estado, a moeda oficial do país é o Dólar Prassiano.

Geografia

O clima é tropical com temperaturas que variam de 32 a 40 graus entre maio e dezembro sendo este o período quente e seco. O inverno vai de dezembro a abril com temperaturas que variam dos 23 aos 30 graus esse é o período chuvoso no país. Prass é um enclave em território brasileiro com altitude de 110 metros em relação ao nível do mar. O fuso horário é o mesmo do Brasil.