São Francisco de Assis
Imagem de São Francisco de Assis. | |
| Nome de nascimento | Giovanni di Pietro di Bernardone |
| Nascimento | 5 de julho de 1182 Assis, Úmbria (atual Itália) |
| Morte | 3 de outubro de 1226 (44 anos) Assis, Úmbria |
| Venerado em | Igreja Católica, Comunhão Anglicana, Igreja Luterana |
| Canonização | 16 de julho de 1228, por Papa Gregório IX |
| Festa litúrgica | 4 de outubro |
| Atributos | Hábito franciscano, estigmas, lobo, cordeiro, pássaros, crucifixo |
| Patrono | Dos animais, do meio ambiente, dos ecologistas, da Itália |
| Principal santuário | Basílica de São Francisco de Assis |
Francisco de Assis (nascido Giovanni di Pietro di Bernardone; Assis, c. 1182 — Assis, 3 de outubro de 1226) foi um frade católico italiano. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos.
É conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente, sendo admirado por sua profunda compaixão e amor por todas as criaturas da natureza.
Índice
Biografia
Juventude e conversão
Filho de um rico comerciante de tecidos, Pietro di Bernardone, Francisco viveu uma juventude cercada de luxo e festas. Em 1202, alistou-se como soldado na guerra contra Perusa, onde foi capturado e mantido prisioneiro por quase um ano.
Após adoecer e passar por crises espirituais, iniciou seu processo de conversão. O marco definitivo ocorreu na igreja em ruínas de San Damiano, onde Francisco relatou ter ouvido uma voz vinda do crucifixo que dizia: "Francisco, vai e repara a minha casa que, como vês, está em ruínas".
A Fundação da Ordem
Renunciando publicamente à sua herança e aos bens paternos perante o bispo de Assis, Francisco passou a viver como eremita e andarilho, cuidando de leprosos e reconstruindo igrejas. Atraídos por seu estilo de vida baseado no Evangelho e na pobreza absoluta, logo surgiram companheiros. Em 1210, o Papa Inocêncio III aprovou oralmente a primeira regra do grupo, dando origem à Ordem dos Frades Menores.
Os Estigmas e Morte
Em setembro de 1224, enquanto orava no Monte Alverne, Francisco teve uma visão de um serafim e recebeu em seu próprio corpo os estigmas (as chagas de Cristo). Com a saúde já muito debilitada e praticamente cego, compôs o famoso Cântico das Criaturas. Faleceu na noite de 3 de outubro de 1226, na Porciúncula.
Legado e Canonização
Apenas dois anos após sua morte, em 1228, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Em 1979, o Papa João Paulo II o proclamou oficialmente o Santo Patrono dos Ecologistas.
Ver também
- Franciscanos
- Santa Clara de Assis
- Oração de São Francisco