Grande Guerra Mundial de Janeiro

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Grande Guerra Mundial de Janeiro
A III Arbitragem de Viena.png Imagem da Reunião das Potências do Conflito no Palácio de Belvedere.
Conflito: União dos Estados do Arquipélago, República de One Piece VS República da Papua Ocidental
Data: 16 de Janeiro de 2026-17 de Janeiro de 2026
Local: Ásia, Oceania e Europa, majoritariamente no Território das ilhas Indonésias
Resultado: Vitória diplomática da Papua Ocidental

 • Início do Conflito com Declaração de Guerra da União dos Estados do Arquipélago;

 • Assinatura da III Arbitragem de Viena;
 • Estabelecimento das Leis de Viena;
 • Fim das hostilidades;
 • Restauração do Status quo
 • Colapso temporário do Governo do Arquipélago (poucas horas);

Micronações
Imagesk (2).png
Papua Ocidental
51CYcrMTlUL. AC UF350,350 QL80 .jpg
República Islâmica do One Piece

 • Gemini Generated Image bl0m7kbl0m7kbl0m (2).png União dos Estados do Arquipélago

Lideranças

 • Gemini Generated Image bl0m7kbl0m7kbl0m (2).png Presidente Chris Muhammad Cristoper
 • Gemini Generated Image bl0m7kbl0m7kbl0m (2).png Estado-Maior do Arquipélago  • 51CYcrMTlUL. AC UF350,350 QL80 .jpg Mr. Vice-President Fadilzxx
 • 51CYcrMTlUL. AC UF350,350 QL80 .jpg Mr. President Dayatzxx


 • Imagesk (2).png Estado-Maior da Papua

Mediadores
Bandeira Oficial-Das KreuzReich Micronação (1).png Das KreuzReich
O Conflito Diplomático e quase-militar entre a República da Papua Ocidental, contra a República Islâmica do One Piece e a União dos Estados do Arquipélago, foi um conflito diplomático quase-militar, que começou com uma simples troca de insultos e virou uma Guerra Global temporária, que foi suspendida após mediação do Das KreuzReich e a assinatura das Leis de Viena, e a volta das Arbitragens de Viena, com a III Arbitragem de Viena

O Conflito

Grande Guerra Micronacional de Viena

A Grande Guerra Mundial de Janeiro (também referida como a Guerra de Viena) foi um conflito de escala global, de diferentes setores linguísticos do micronacionalismo e países fictícios, ocorrido em 16 de janeiro de 2026. O evento é notório por ter levado a comunidade internacional ao limite de um confronto nuclear, sendo resolvido por meio da intervenção diplomática do Das KreuzReich no Palácio de Belvedere.

1. Contexto Geopolítico

A compreensão do conflito exige a análise das doutrinas políticas dos estados beligerantes à época:

  • Nova República de One Piece (Xialan): Estado sucessor da antiga República Comunista de Findlandand. Após transições para modelos libertários, a nação apresentava instabilidade institucional, embora registrasse recuperação sob nova liderança.
  • República da Papua Ocidental: Democracia representativa consolidada, caracterizada por estabilidade política e forte coesão institucional.
  • União dos Estados do Arquipélago: Federação insular de orientação nacionalista-militarista.

2. Casus Belli e Escalada

O equilíbrio internacional foi rompido durante as deliberações administrativas da Copa do Mundo WPA 2026. Divergências acerca da participação de estados terceiros desencadearam hostilidades verbais. A representação de One Piece utilizou comunicações interpretadas como ofensivas, gerando uma resposta incisiva da Papua Ocidental, que mobilizou o que alguns descrevem como "medidas de defesa preventiva".

A crise atingiu proporções críticas com a entrada da União dos Estados do Arquipélago no teatro de operações. Em resposta às sanções exigidas pela Papua, o Arquipélago emitiu um ultimato de guerra total:

"Hoje, o Arquipélago entrará em guerra contra o Ocidente [Papua]. [...] Enviarei meus robôs, utilizarei armas nucleares e frotas aeroespaciais. Adeus."[1]

4. A III Arbitragem de Viena

Diante da iminência de um conflito nuclear e do colapso da WPA, o governo do Das KreuzReich emitiu um ultimato diplomático, convocando as partes para uma mediação em território soberano:

"Convite Oficial:

Caso seja necessário, convido-vos (as Altas Partes do Incidente) para a III Arbitragem de Viena para resolver esta questão.

Estamos preparados para oferecer um Edifício Nobre [Aconteceu no Palácio Belvedere], especificamente em Viena (Meu Território), para servir como local neutro. Isto permitirá que as Altas Partes resolvam este incidente diplomático em território soberano estrangeiro, evitando assim as complicações e tensões de negociar dentro das suas próprias fronteiras.

Oferecemos-nos para mediar este incidente." (Itálico meu)[2]

(TRADUZIDO) "

As delegações de One Piece e Papua Ocidental ratificaram sua participação imediata. A União dos Estados do Arquipélago, inicialmente reticente, foi compelida à mesa de negociações pela pressão diplomática Kreuzianer.

4. Resolução e Consequências

A conferência foi instalada às 16:16 (horário local de Viena) no Palácio de Belvedere. A inatividade operacional do Arquipélago durante a sessão foi declarada pelas partes como uma rendição formal. O processo encerrou-se com o pedido de desculpas oficial da Nova República de One Piece e a restauração do status quo diplomático.

O desfecho do conflito resultou na assinatura das Leis de Viena, um tratado que estabeleceu novos pilares para o Direito Intermicronacional, codificando normas de conduta e proibindo diversas coisas.

Referências

  • [1] ARQUIPÉLAGO, União dos Estados. WPA World Cup Chat, Instagram. Acesso em: 16 jan. 2026.
  • [2] KREUZREICH. WPA World Cup Chat, Instagram. Acesso em: 16 jan. 2026.