Araucária

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Reino de Araucária
Bandeira de Araucária
Bandeira
Brasão de Armas de Araucária
Brasão de Armas

Lema
Deus é Conosco
Hino
"Canção Araucariana"
Mapa
Mapa de Araucária
Capital Distrito Real Araucariano
Maior Cidade Nova Arapongas
Língua Oficial Português
Religião Oficial Estado laico
Nome Curto Araucária
Gentílico Araucariano
Tipo de Governo Monarquia Semi-Constitucional
Legislatura Senado Araucariano
Fundação 2013 (Contrafactualmente)
2023 (Como micronação independente)
Área Total 21,6 km²
População Menos de 50.000 (Aprox.)
Moeda Real (R$)
Time zone UTC -3
National sport Futebol
National animal Raposa
Cão

https://www.nationstates.net/nation=4raucaria (NationStates)


Araucária foi uma micronação lusofônica localizada no norte do Paraná. Foi de 2019 à 2023 território autônomo da República Independente de Camboriú, que reconquistou sua independência após a dissolução da micronação de forma factual (contrafactualmente, o governo camboriuense cedeu a independência após a Crise Camboriuense de 2023 com o contragolpe do senado). A micronação foi dissolvida por inatividade. Em 2023 Foi comprada e adquirida pela Terpósia e Unida á Colônia de Camboriú e foi parcialmente vendida ao Brasil em 2023 num evento chamadobde "Venda de Camboriú e Araucária" Fazia parte da Aliança Norte.

História

Araucária tem uma história contrafactual (fictícia) pré-fundação.

História Contrafactual

Em 2013, o rei Theodoro I declarou independência de Araucária, que na época ainda era pouco habitada e a maior parte das habitações ainda estavam em construção, porém cheia de recursos naturais e plantações férteis. As construções terminaram e em pouco tempo Araucária foi recebendo cada vez mais habitantes.

Em 2015, as construções estavam concluídas, o rei Theodoro I após um conflito fronteiriço declarou guerra ao Brasil, o Brasil que na época estava em crise política e econômica pediu a paz, Araucária passou a se estender até o centro da cidade de Arapongas. Vários brasiliófilos que eram contra o rei se rebelaram em 2016, Camboriú que tinha ótimas relações diplomáticas com Araucária, principalmente pelo comércio existente entre as duas nações (e que também estava em conflito com brasiliófilos) ofereceu aliança à Araucária, que a aceitou. Os rebeldes que conseguiram desestabilizar toda Araucária se renderam, A ex-presidente de Camboriú Andréia Alves vendo a situação e tentando recuperar sua imagem manchada pelos escândalos de corrupção pediu união temporariamente com Araucária, até o reino conseguir se estabilizar economicamente, o rei Theodoro I aceitou com a condição de que os camboriuenses dessem autonomia e proteção à Araucária e manteasse governando de facto.

Em 2018 Rafael Alécio que era conhecido por ser pessoalmente amigo do rei se tornou presidente interino de Camboriú, o rei logo quando ficou sabendo da notícia o congratulou e decidiu se reunir com ele em relação à Araucária. A união Camboriuense-Araucariana tinha prazo para durar até o final de 2017, mas devido à renúncia de Andréia Alves e o Governo Provisório Camboriuense ela se mantéu até 2018, o rei estava disposto a se unir com Camboriú permanentemente, já que Camboriú reformou completamente Araucária e a população preferia a união, desde que Camboriú continuasse a respeitar a autonomia de Araucária. Após uma reunião de 8 horas com o presidente Alécio em Itajaí, ele assinou o tratado que unia permanentemente Camboriú e Araucária, houveram comemorações nos dois países, além de que Alécio conseguiu resolver o conflito fronteiriço com o Brasil em Araucária.

Em agosto de 2019, o rei Theodoro I por problemas de saúde abdicou do trono em favor de seu filho Theodoro II, que desde o início de seu reinado se esforçou a impulsionar a economia camboriuense, a fim de dar mais representatividade à Araucária no cenário político-econômico camboriuense. Em 2021, Alécio deu um golpe de estado em Camboriú, se proclamando presidente vitalício, mas em 2023 acabou sendo derrubado pelo Senado Interino Camboriuense,O Senado cedeu Camboriú aos Terposianos,que são aliados do Brasil,Rafael Alécio foi exilado para Araucária. Pensava-se que em Araucária ele não seria bem recebido, mas acabou sendo protegido pelo rei Theodoro e pelos araucarianos, em janeiro de 2023, Alécio foi eleito como primeiro-ministro de Araucária.

História Factual

Em 2019, logo quando Camboriú foi fundada o presidente Alécio declarou a existência do Território de Araucária, assim como na história contrafactual Camboriú deveria respeitar a autonomia de Araucária e o governo de facto do rei Theodoro II.

Em 2023, Alécio dissolveu Camboriú como micronação e cedeu o território aos colonizadores Terposianos, assim resultando na independência do até então território, que passou a liderar e assumiu Araucária como sua nova micronação, foi primeiro-ministro até a dissolução.

Política e Governo

O governo segue o modelo de uma Monarquia Semi-Constitucional com características democráticas, em que o representante do povo participa no desenvolvimento de políticas públicas. O monarca em exercício é aconselhado pelo seu primeiro-ministro que atualiza SMR na situação em cada região do Reino e auxilia na administração. A Família reinante foi a Casa Real Costa, que tinha como chefe o rei Theodoro II.

Relações Internacionais

Araucária faz parte da Aliança Norte como membro fundador, atualmente o Reino a lidera, sendo Araucária aliada diretamente à União Ítalo-Espanhola.

Geografia

O território de Araucária compreende uma área de aproximadamente 21,6 km², que está situada no norte do estado do Paraná, englobando quase um terço da zona urbana do município de Arapongas[1].

Araucária é dividida em 17 unidades nacionais, sendo elas 14 províncias, 2 territórios e um distrito, o Distrito Real Araucariano, onde está estabelecida a capital da micronação. Estas unidades são agrupadas em 5 regiões administrativas, sendo elas o Norte Araucariano, Araucária Central, Leste Neo-Araponguense, Sul Araucariano e Oeste Araucariano.

Clima

O clima é o Subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22 °C), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18 °C), sem estação seca definida.

Relevo

O relevo é predominantemente plano com ligeiras elevações. Existem alguns córregos no interior da Floresta das Nações e no norte de Araucária, o principal deles é o Aymoré, que percorre todo o sul de Araucária.

Cultura

A cultura araucariana possui duas vertentes distintas: a norte-paranaense, com raízes nativas, italianas, eslávicas e japonesas, sendo fortemente influenciada pela cultura paulista, e a camboriuense, que é uma mistura das culturas açoriana, alemã, italiana e gaúcha. A última começou a se disseminar em Araucária mais recentemente, quando o país era território de Camboriú, principalmente após as ondas de migrações camboriuenses incentivadas pelo governo depois de 2019.

A maior parte da sociedade é social-conservadora, apesar de que recentemente houve um considerável crescimento de valores liberais e progressistas, e com a Crise Camboriuense de 2023 seguida da reconquista da independência, também cresceu um forte sentimento nacionalista.

Ver Também

Links Externos