Porto Claro

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Porto Claro
PortoClaroFlag.jpg
Bandeira
Brasão de Porto Claro.jpg
Brasão de Armas

Motto:
"Pax et Lux in Æternum"
Paz e luz eternamente
Hino:
"Salve Porto Claro" (título), letra de Pedro Aguiar sobre música de Ludwig van Beethoven
Capital São Herculano
Gentílico Portoclarense
Idioma oficial Português
Religião Estado Laico

Governo República
Presidente André Szytko

Formação
- Fundação 25 de Setembro de 1992

População 68 (2009)
Moeda Cifra (X$)

Formato da data dd-mm-yyyy
Sentido de circulação de veículos Mão Esquerda
Website

Porto Claro é uma micronação criada por Pedro Aguiar em 25 de setembro de 1992. É considerada, por isso, a micronação mais antiga da América Latina e a primeira fundada por um brasileiro. Sabe-se hoje que praticamente todas as demais micronações lusófonas são, direta ou indiretamente, derivadas de sua iniciativa. Porto Claro surgiu como uma paródia às monarquias de território minúsculo e altíssima renda per capita adaptada ao contexto latino-americano de instabilidade política e miscigenação cultural. A intenção foi criar, por assim dizer, em vez de uma "república das bananas", um "principado das bananas". Entre 1992 e 1996, o nome oficial do país foi Reino de Porto Claro. Entre 1996 e 2001, passou-se a incluir um artigo e o nome mudou para Reino do Porto Claro. Com a reforma constitucional de 2001, o nome foi mais uma vez alterado para Estado de Porto Claro.

História

A História de Porto Claro se inicia de fato em 1992, com a criação do país, mas foi elaborada uma saga, uma história fictícia anterior à fundação, porém baseada em farta pesquisa de eventos históricos verdadeiros da região do Amapá e da Guiana Francesa.

Geografia

O território portoclarense compreende uma faixa de aproximadamente 100km2 e está localizado na América do Sul. Porto Claro é um cabo que fica ao norte do Brasil, entre os rios Approuague e Oiapoque, em território normalmente atribuído à Guiana Francesa. O local é macronacionalmente chamado de Pointe Béhague ou Ponta de Cumarumã. Algumas florestas tropicais cobrem a porção sul do país. É também um recanto paradisíaco. A posse do território é normalmente creditada à Guiana Francesa, mas o governo portoclarense não reconhece essa reivindicação. A capital do país é São Herculano do Porto Claro.

O território é dividido em cinco distritos: Nouvelle Rouen, Danielle, Comidinne, Cumarumã e o Distrito Nacional, que abriga a capital. Outras vilas importantes são Leópolis, Aguiária, Laurisse, Castelo Grande e Camburaí.

Cultura

A população portoclarense foi formada através de colonização francesa, e se misturou aos portugueses e brasileiros no século XIX. Na segunda metade deste século vieram os orientais, principalmente chineses e árabes. A sociedade é muito progressista, apesar de não incorporar hábitos como fumo e drogas. Os homossexuais gozam de plenos direitos, e a maioridade é concedida aos 10 anos (homens e mulheres). As mulheres têm intensa participação na política, apesar de serem minoria entre a população total.

Símbolos

Porto Claro é uma das raras micronações do mundo que tem símbolos nacionais totalmente originais, com um ícone marcante - a Estrela Portoclarense - criado exclusivamente para ela. As cores nacionais (laranja, preto e branco) também são únicas e sua combinação é singular. Os símbolos nacionais de Porto Claro são, por lei, dignos de respeito e consideração e devem ser usados em cerimônias oficiais e de culto à pátria. Eles têm valor e significado históricos e não devem ser desrespeitados, danificados ou mal-usados.