República de Eldorado

De Micropedia
Revisão de 19h59min de 12 de março de 2021 por Alberto (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Patriarcato Vaticano (italiano) Patriarchatus Vaticanum (latim) Patriarcado do Vaticano
Bandeira Nacional do Patriarcado do Vaticano..png
Citta vaticana.png

Lema
Muitos membros, um só corpo
Hino
Hino Micronacional

Inno e Marcia Pontificale

https://www.youtube.com/watch?v=FFYueALY7Qg
Vatican City in Europe.svg.png
Localização do Vaticano (em verde) no continente europeu (cinza)
Capital Cidade do Vaticano 41º 54'N 12° 27′E
Língua Oficial Português, Italiano e Latim
Religião Oficial Católica Apostólica Romana
Nome Curto Vaticano - Micronação
Gentílico Vaticano(a)
Tipo de Governo Monarquia, Absolutista, Eletiva e Teocrática
Fundação 29/07/2019
Área Total Área 0,44 km² (233.º)
População 1 Ano
Moeda Lira Vaticana (L$)
Time zone UTC -1

https://www.estadovaticano.com/



A Comunidade Eclesial Micronacional, foi fundada no Reino da França em 30 de setembro de 2008, pelo Arcebispo Isidoro de Penalver, foi uma resposta aos crescentes anseios da sociedade francesa por uma instituição micronacional que vivesse com mais obediência e unidade os preceitos da Igreja Católica Apostólica macronacional. Dom Isidoro rompeu com as velhas instituições eclesiais da época, declarando a independência da micro Igreja Católica na França, reformulando-a e expandindo sua estrutura administrativa, pastoral e celebrativa.

Etimologia

O Patriarcado do Vaticano esta situado em uma colina homônima na região noroeste de Roma, capital do Reino da Itália e não possui ligação com as sete colinas de Roma. Era o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. Vaticanus, também conhecido como Vagitanus, era um deus etrusco, que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro", e seu templo foi construído no antigo local de Vaticanum. Lá se ergueu também o Circo de Nero. Acredita-se que tenha sido também o local em que São Pedro foi martirizado e sepultado.

Historia

ORIGENS - MACRO

Nesta área originalmente desabitada (o Ager Vaticanus), do lado oposto do rio Tibre na cidade de Roma, Agripina (14 a.C.–18 de outubro de 33 d.C.) drenou o morro e arredores e construiu seus jardins no início do século I d.C.

O imperador Calígula (37–41) iniciou a construção de um circo (40 d.C.), que mais tarde foi completado por Nero, o Circus Gaii et Neronis,[13] mais conhecido simplesmente como o Circo de Nero. O obelisco do Vaticano foi originalmente tomado por Calígula a partir de Heliópolis, Egito, para decorar a coluna de seu circo e é, portanto, o seu último vestígio visível.

Esta área tornou-se o local do martírio de muitos cristãos, depois do Grande incêndio de Roma, em 64 d.C. A tradição antiga afirma que foi nesse circo que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Em frente ao circo havia um cemitério, sendo separados pela Via Cornélia. Monumentos funerários, mausoléus e túmulos, bem como pequenos altares a deuses pagãos de todos os tipos de religiões politeístas, eram construídos até a construção da Basílica de Constantino de São Pedro, na primeira metade do século IV.

Os vestígios desta antiga necrópole foram trazidos à luz esporadicamente durante renovações por vários papas ao longo dos séculos, aumentando sua frequência durante o Renascimento, até que foram sistematicamente escavadas por ordem de Papa Pio XII entre 1939-1941.

Em 326, a primeira igreja, a Basílica de Constantino, foi construída sobre o local onde os primeiros católicos romanos (desde o primeiro século da era cristã), bem como arqueólogos italianos, afirmam que foi o túmulo de São Pedro, enterrado em um cemitério comum no local. A partir de então a área começou a se tornar mais populosa, mas a maioria apenas por habitações ligadas à atividade de São Pedro.

Um palácio foi construído próximo ao local da basílica já no princípio do século VI, durante o pontificado de Papa Símaco, que foi papa no período de 498-514.

ESTADOS PAPAIS

Os papas gradualmente passaram a ter um papel secular como governadores de regiões próximas a Roma. Eles governaram os Estados Pontifícios. Durante um período de quase mil anos, que teve início no império de Carlos Magno no século IX, os papas reinavam sobre a maioria dos estados temporais do centro da Península Itálica, incluindo a cidade de Roma, e partes do sul da França.

Pela maior parte deste tempo o Vaticano não foi a residência habitual dos Papas, mas o Palácio de Latrão, e nos últimos séculos, o Palácio do Quirinal, enquanto a residência entre 1309-1377 foi em Avinhão, na França. As terras tinham sido doadas em 756 por Pepino, o Breve, rei dos francos.

REUNIFICAÇÃO ITALIANA E ERA CONTEMPORÂNEA

Durante o processo de unificação da península, a Itália gradativamente absorveu os Estados Pontifícios. Em 1870, as tropas do rei Vítor Emanuel entram em Roma e incorporam a cidade ao novo Estado. Em 13 de março de 1871, Vítor Emanuel II ofereceu como compensação ao Papa Pio IX uma indenização e o compromisso de mantê-lo como chefe do Estado do Vaticano, um bairro de Roma onde ficava a sede da Igreja.

O papa, porém, recusou-se a reconhecer a nova situação e considerou-se prisioneiro do poder laico. Além disso, proibiu os católicos italianos de votar nas eleições do novo reino. Essa incômoda questão de disputas entre o Estado e a Igreja, a chamada Questão Romana, só terminou em 11 de fevereiro de 1929 quando o cardeal Pietro Gasparri e o primeiro-ministro italiano Benito Mussolini assinaram o Tratado de Latrão, aceitando a proposta que anteriormente havia sido negada pelo papa Pio IX, pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável.

O MICRO VATICANO HOJE

A Comunidade Eclesial Micronacional, fundada na França na segunda metade de 2008, pelo Arcebispo Isidoro de Penalver, foi uma resposta aos crescentes anseios da sociedade francesa por uma instituição micronacional que vivesse com mais obediência e unidade com a Igreja macronacional. Dom Isidoro rompeu com as velhas instituições eclesiais da época, declarando a independência da Igreja Francesa, reformulando-a e expandindo sua estrutura administrativa, celebrativa e pastoral.

Em fins de 2012 Dom Alberto, toma frente do projeto com a morte de Dom Isidoro, e amplia mais ainda o campo de atuação da instituição no micromundo, a CEMIC passou a não ser mais uma instituição exclusivamente francesa com o ingresso de Dom Neimar Bionaz na hierarquia eclesial, e este como Legado Patriarcal levou a CEMIC a inúmeras nações micronacionais.

Devido a necessidade de uma sede onde as lideranças católicas da CEMIC pudessem atuar de modo a se livrar das interferências de reis e políticos que tentavam intimidar o patriarcado por meio de seu poder temporal, foi celebrado com o rei Francesco III da Itália, o Tratado de Santa Maria Maior, que possibilitou a ocupação do território vaticano, e fundação do Patriarcado do Vaticano, como nação livre e independente, mas que conta com a proteção do Reino da Itália.

O Patriarcado do Vaticano serve hoje único e exclusivamente como garantidor da independência e soberania da Micro Igreja Católica enquanto instituição mantida pela Comunidade Eclesial Micronacional.

Política e Governo

O governo é uma República Presidencialista e Unicameral, qualquer cidadão pode fazer parte da política, possui um Senado cujo cria leis, discute necessidades da nação, planejamentos econômicos e como manter a união e o poder Executivo, onde é escolhido o Presidente que aponta um Secretário-Geral para exercer um cargo de "Vice-Presidente" e juntos apontam os ministros.
O Presidente tem poder de vetar alguma lei do Senado, mas o veto pode ser derrubado com a maioria dos votos do Senado, caso o presidente ache algo que vai contra a constituição, a lei pode ser vetada e não pode ser derrubada.

Leis e ordem

Existe um Juiz que trabalha juntamente no Executivo onde pode cuidar das leis infligidas e de problemas da população, você pode buscar seus direitos com o Juiz para resolver qualquer situação.
A polícia em si não existe, apenas um Exercito que cuida da segurança nacional, qualquer problema os soldados estão lá para resolver, são eles quem prendem e que encaminham as pessoas para o Juiz.

Militar

A República Carmesim possui um exercito que é chamado de Exército Carmesim, eles cuidam da segurança pública e dos problemas internacionais, existem alguns cargos dentro do Exército Carmesim como:

Geografia e Clima

Arquivo:Magpie.jpg
Este é um exemplo de uma foto em seu artigo. Fotos fazem um artigo muito melhor, mais informativo e mais interessante.

Território O Vaticano é o menor Estado soberano do mundo, tendo uma área de 440 mil metros quadrados, situado a oeste das sete colinas de Roma (Capitolino, Quirinal, Viminal, Esquilino, Célio, Aventino e Palatino), sendo o menor estado do mundo com reconhecimento internacional (vide colina do Vaticano). Está situado no meio da capital italiana, Roma. Por isso, não possui área costeira e é um enclave, sendo um Estado independente e soberano. Partilha 3,2 km de fronteira com a Itália, mais concretamente com Roma. A defesa do país é da responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça.

É fundamentalmente urbano e nenhuma das terras está reservada para agricultura ou outro tipo de exploração de recursos naturais. A cidade-estado exibe um impressionante grau de economia, nascida da necessidade extremamente limitada, devido ao seu território. Assim, o desenvolvimento urbano é otimizado para ocupar menos de 50% da área total, ao passo que o resto é reservado para espaço aberto, incluindo os Jardins do Vaticano.

O território possui muitas estruturas que ajudam a fornecer autonomia ao Estado soberano, estes incluem: linhas ferroviárias, heliporto, correios, estação de rádio, quartéis militares, palácios e gabinetes governamentais, instituições de ensino superior, cultural e de arte, e algumas embaixadas.

Jardins No território da Cidade do Vaticano estão os Jardins do Vaticano (em italiano: Giardini Vaticani), que representam cerca de metade desse território. Os jardins, implantados durante o Renascimento e o Barroco, são decorados com fontes e esculturas. Os jardins cobrem aproximadamente 23 hectares. O ponto mais alto fica a 60 metros acima do nível do mar. Paredes de pedra delimitam a área no norte, sul e oeste.[38]

Os jardins datam da época medieval, quando pomares e vinhedos se estendiam ao norte do Palácio Apostólico.[39] Em 1279, o Papa Nicolau III (Giovanni Gaetano Orsini, 1277–1280) mudou sua residência do Palácio de Latrão de volta para o Vaticano e fechou esta área com paredes.[40] Ele plantou um pomar (pomerium), um gramado (pratellum) e um jardim (viridarium).[40]

Economia

(Insira dados importantes como importações, exportações, acordos comerciais, industrias, empresas, etc)

Cultura e Mídia

(Insira informações sobre Costumes, Educação, Línguas, Religião, Arte, Educação, Veículos de Comunicação, etc.)

Ver Também

(Insira algumas páginas relacionadas a esta)

Links Externos

(Insira links como Site Oficial, página nas redes sociais, etc.)

(Adicione algumas categorias a sua página, como: "[ [Category:Micronações] ]")