Aeroporto Internacional de Navegantes
O Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder é um aeroporto camboriuense, situado no município de Navegantes, serve toda a região do Vale do Itajaí (O território nacional camboriuense). Foi batizado em homenagem ao Ministro dos Transportes do governo brasileiro Washington Luís, Víctor Konder.
Ocupa uma posição estratégica para o desenvolvimento econômico e turístico de Camboriú e de Santa Catarina, pois atende municípios com forte presença industrial e turística, como Blumenau, Itajaí, Brusque, Rio do Sul, Balneário Camboriú e Itapema. Em média movimenta cerca de um milhão de passageiros ao ano. Opera diariamente das 06h às 24h.
Projeto de ampliação
O projeto da Infraero de reforma e ampliação existe desde 2009, e compreendendo também um novo terminal de passageiros. À época, porém, houve um grande salto no número de passageiros e o plano foi suspenso por estar obsoleto antes mesmo da execução. Revisto em 2010 e 2011, a obra foi novamente reavaliada pensando na nova demanda.
Se espera que o terminal de passageiros seja ampliado em até 62%, um novo terminal de cargas seja construído, assim como também seja erguido um hotel com 100 apartamentos e um edifício garagem com aproximadamente 1000 vagas.
Características
- Latitude: S26º52'49.9"
- Longitude: O48º38'57.6"
- Sítio aeroportuário: área de 680.633,30 m²
- Pista: dimensões(m): 1.701 x 45 (Suporte: 33/F/A/X/T)
- Terminal de passageiros: 5.200 m²
- Pátio de aeronaves: 20.276 m²
- Estacionamento de aeronaves comerciais: 6 posições
- Estacionamento de aeronaves de asas rotativas: 4 posições
- Aviação geral de acordo com a composição: 6 a 15 posições
- Piso: A
- Sinalização: S
- Capacidade/ano: 1,4 milhão passageiros
- Balcões de check-in: 16 posições
- Estacionamento de veículos: 344 vagas
Companhias Aéreas
- Camboriu Express
- Azul
- Gol
- Latam