Império Soberano de Rozaria

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Império Soberano de Rozaria
Armas do Império Soberano de Rozaria
Armas do Império Soberano de Rozaria.png
Bandeira de Rozaria.jpg

Bandeira do Império Soberano de Rozaria
Língua Oficial Português/ Italiano
Capital Belmonte
Maior Cidade Cidade Imperial de Vitória
Legislatura Senado Imperial de Rozaria
Tipo de Governo Monarquia Constitucional Parlamentar Senatorial
Imperador Sua Majestade Imperial e Soberana D. Pedro Henrique de Rozaria
Primeiro Ministro Sua Graça e Excelência Brendon Rei Grão-Duque de Vitória
Moeda Florão Rozariano
Fundação 12 de Janeiro de 2022
Gentílico Rozariano/ Rozariana
Sites *Site Oficial

O Império Soberano de Rozaria é uma Monarquia Constitucional Parlamentar Senatorial,formado pelas as mesorregiões: Central (excetuados os Municípios de Augusto de Lima, de Buenópolis, de Corinto, de Curvelo, de Felixlândia, de Inimutaba, de Monjolos, de Morro da Garça, de Pompéu, de Presidente Juscelino e de Santo Hipólito);Jequitinhonha (excetuados os Municípios de Carbonita, de Couto de Magalhães de Minas, de Datas, de Diamantina, de Gouvêa, de São Gonçalo do Rio Preto, de Senador Modestino Gonçalves); Oeste; Norte (excetuado os Municípios de Bocaiúva, de Olhos-d'Água); Sul e Sudoeste (excetuada a Microrregião de Pouso Alegre); Vale do Mucuri; Vale do Rio Doce e; Zona da Mata (excetuados os Municípios de Acaiaca, Piranga e Barra Longa), no Estado de Minas Gerais e as mesorregiões: Norte; Litoral Norte; Sul e; Central (excetuados os Municípios de Anchieta, de Alfredo Chaves, de Guarapari, de Viana, de Vila Velha e de Marechal Floriano), no Estado do Espírito Santo, na República Federativa do Brasil.

A capital fica em Belmonte.

Histórico

Governo e Política

O Governo do Império Soberano de Rozaria é uma Monarquia Constitucional Senatorial na qual o soberano exerce a autoridade como Chefe de Estado de acordo com uma constituição escrita enquanto o Poder Legislativo é exercido pelo Senado Imperial que é eleito pelos cidadãos. Neste sistema, o monarca está obrigado a exercer seus poderes e autoridades dentro dos limites prescritos dentro de uma estrutura legal estabelecida, enquanto o encargo de Chefe de Governo está sob a tutela do Primeiro Ministro, que é eleito pelos cidadãos. O Senado Imperial é composto atualmente por 12 Senadores e O governo possui 10 ministérios com cadeiras ocupadas desde a fundação.

Geografia e Clima

Relevo

As características do relevo de Rozaria fazem com que o País apresente a altitude mais elevada de sua região. A superfície em seu interior é composta por relevos, com altitudes que oscilam entre 900 e 1500 metros, além disso, é possível identificar cinco unidades de relevo. O relevo no Leste, divide-se entre a planície litorânea e as áreas de planaltos e serras na sua parcela ocidental sendo primeira corresponde a 40% da área . As porções mais acidentadas do território, localizadas a oeste, apresentam altitudes que ultrapassam os 2 mil metros. O ponto mais elevado do país é o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Detalhe das cadeias de montanhas no interior de Rozaria

Clima

No Território Rozariano o clima que predomina é o tropical de altitude, além de apresentar o tropical nas regiões litorâneas. O primeiro ocorre nas áreas de relevo mais elevadas nas quais desenvolvem temperaturas que variam entre 14 a 20ºC, com índices pluviométricos que superam os 1.300 mm anuais. O clima tropical se apresenta nas áreas mais baixas, a temperatura nessa região oscila entre 22 e 23ºC com duas estações bem definidas, com verões chuvosos e invernos secos. As chuvas no norte variam de 700 a 900 mm e no sul 1.300 a 1.400 mm.

Vegetação

Quanto à cobertura vegetal, em sua fase original ou nativa, era composta pelo domínio do Cerrado, Mata Atlântica, Campos Rupestres e Mata Seca.

No passado, o Cerrado abrangia mais de 50% do território Nacional, especialmente na parte central, oeste, noroeste e norte.

A Mata Atlântica ocorre no sul, sudeste, central e leste, hoje praticamente não existem áreas preservadas com esse tipo de vegetação.

Pontos Turísticos Proeminentes

Palácio Imperial de Belmonte

O Palácio Imperial de Belmonte, Capital do Império Rozariano é mescla elegante de estilos que se torna única, e caracteriza o estilo "Monumental Rozariano" de Arquitetura. Construído no local da antiga fazenda do Comendador D. Manoel Agostiniano Marotta, 1° Imperador de Rozaria, é uma construção 100% funcional, nele estão todos os gabinetes ministeriais e a Câmara do Senado, além de ser a residência oficial do Imperador.

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Rosário

A Catedral de Nossa Senhora do Rosário ou Catedral Metropolitana de Belmonte. Onde todo o cerimonial do Império, desde casamentos, coroação e funerais acontecem. É também o mausoléu da Família Imperial de Rozaria. De estilo predominante Neo-Clássico, teve sua construção iniciada em 1881 e terminada em 1904.

Palácio Azul do Refúgio

O Palácio do Refúgio ou Palácio Azul é a Residência oficial da Família Imperial e usado também para hospedar visitantes e dignatários estrangeiros. Nele se instala a Imperatriz Mãe e membros da família Impérial.

Cidade Imperial de Vitória

A Cidade Imperial de Vitória, que se localiza no litoral Leste de Rozaria, leva o nome de Sua Majestade a Imperatriz Victoria Marotta, a primeira mulher a governar Rozaria desde a fundação por seu pai, o Imperador D. Manoel Marotta. É o maior porto do Império, recebendo tanto mercadorias quanto pessoas. É a maior cidade de Rozaria e a segunda mais visitada.

Economia

Religião

Culturalmente, Rozaria carrega forte tradição Católica advinda de seus colonizadores Italianos e Portugueses, sendo que alguns de seus feriados tomam datas religiosas como referência (inclusive o cerimonial da monarquia que é inteiro de base Católica Apostólica Romana) além das influências nativas Indígenas e Africanas que se enraizaram e são parte integrante da cultura e do povo.

Contudo, devido à grande diversidade cultural, étnica e religiosa de seu povo, O Império Soberano de Rozaria é pela lei um Estado Laico, tendo seu governo e sua legislação pautados apenas nos direitos humanos e na constituição.

Cultura

A cultura Rozariana é uma das mais ricas e diversas. São fortes as influências dos colonizadores portugueses e Italianos no artesanato, nas manifestações populares, cerimonial da Monarquia, na culinária, na arquitetura e na arte.

Como ocorre com outras nações da mesma região, também é marcante a mistura com as culturas indígenas e africanas.

Grande Procissão de Nossa Senhora do Rosário em Belmonte, 7 de outubro de 2022

Entre as mais importantes manifestações culturais de Rozaria estão os festivais da colheita, o congado, a folia de reis, pastorinhas, boi de reis, a Grande Festa do Rosário, Cavalhada, Mulinha de ouro, Dança de São Gonçalo, Galhardo do Imperador/Imperatriz e a Quadrilha.

Os Rozarianos possuem grande apreço e orgulho por sua história e por sua monarquia. Durante a festa do Rosário, que é a maior do país, fiéis e súditos se dirigirem de madrugada para o Palácio Imperial, onde tomam o tradicional vinho quente servido pela própria família Imperial, depois partindo em procissão até a Catedral do Rosário, onde o/a Monarca acompanha o povo usando vestes simples e pés descalços, como sinal gratidão e penitência por seu povo e sua nação.

Links Externos

Referências