Edland

De Micropedia
Revisão de 05h11min de 15 de outubro de 2025 por Fã de Moreiralândia (discussão | contribs) (Criou página com 'Edland ou Estado de Edland foi uma micronação localizada entre o Azerbaijão e a Turquia que existiu entre 17 de outubro de 2017 a 2 de agosto de 2025 governada por um únic...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Edland ou Estado de Edland foi uma micronação localizada entre o Azerbaijão e a Turquia que existiu entre 17 de outubro de 2017 a 2 de agosto de 2025 governada por um único presidente Yusuf El-Bake que liderou a micronação do dia da independência até o dia da dissolução.

Sistema

O sistema de governo de Edland era de república unitária presidencialista, onde o presidente era eleito pelo parlamento. Havia um parlamento e uma suprema corte. O presidente era chefe de estado e chefe de governo.

Moeda

A moeda oficial era a lira turca.

Localização

97% do território ficava no Azerbaijão e 3% do território ficava na Turquia, sua capital era Susha.

Bandeira e nome

Antes era Emirado Islâmico de Moldorra governado sob sistema da sharia, depois veio a ser Estado de Edland. Edland adotou 3 bandeiras ao longo da sua história. A última era semelhante a de Moreiralândia.

Relações diplomáticas e embaixadas

Edland manteve uma aliança estratégica com a República de Moreiralândia e viveram debaixo dos princípios de amizade e respeito. Compartilhavam ideias bem parecidas. Edland tinha embaixadas na Rússia, Belarus, Turcomenistão, Cazaquistão, Turquia, Azerbaijão, Uzbequistão e outros países do Oriente Médio e Ásia Central. Edland também tinha vários consulados nestes países. Sua proximidade com Moreiralândia levou a adoção de uma bandeira semelhante a de Moreiralândia e a uma homenagem ao ex-presidente Toim Gonçalves Moreira e aos líderes falecidos de Moreiralândia com luzes azuis sendo acesas em todo o território de Edland.

População

Sua população era estimada em 200 cidadãos no auge.

Motivo para a dissolução

Os motivos para a dissolução foram divisão da micronação, movimentos contrários ao governo, impopularidade do presidente e o êxodo dos cidadãos levou a dissolução de Edland.

Política externa

Edland tinha forte conexão com a Turquia, Yusuf El-Bake nasceu na Arábia Saudita, vivia no Azerbaijão mais sempre estava a passeio na Turquia. Edland apoiava a ideia de formação e criação do Estado do Curdistão. Edland era fortemente contra o Estado de Israel, sendo contra a criação deste país e a existência desse na região. Edland foi aliado próximo de Moreiralândia.

Religião

A religião majoritária de Edland era o islamismo sunita.

Idiomas

Os idiomas de Edland eram o azerbaijani e o turco.