Mudanças entre as edições de "Maria Gonçalves Moreira"

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Limpou toda a página)
Etiqueta: anulando
Linha 1: Linha 1:
[[Arquivo:Maria Gonçalves Moreira .jpg|200px]]
 
  
Maria Gonçalves Moreira foi uma líder da família Moreira e esposa de Francisco Gonçalves Moreira. Ela nasceu em 3 de março de 1913 e morreu no ano 2000 aos 86 anos de causas naturais.
 
 
<big>Biografia</big>
 
 
Filha de Antônia Gonçalves Moreira e mãe de 5 filhos, teve um casamento arranjado com seu primo Francisco Gonçalves Moreira. Ela é mãe de João, Toim, Joaquim, Dejacy e Doralice. Maria Gonçalves Moreira nasceu em 3 de março de 1913 na cidade de Piripiri, Piauí, Brasil e nessa cidade ela cresceu e se casou com Francisco Gonçalves Moreira em um casamento arranjado pelos pais. Maria morou em Bacabal, Pio XII onde seu marido veio a falecer em 10 de janeiro de 1959. Diz a tradição da família Moreira que Francisco visitou Maria após seu falecimento e ordenou a sua ida com sua família para Imperatriz onde seria construída a casa que virou a sede de governo da República de Moreiralândia, chamada de Casa de Francisco. E assim fizeram, chegando em Imperatriz no ano de 1967 estabeleceram a Casa de Francisco que se tornou a sede de governo e um patrimônio nacional após a independência de Moreiralândia.
 
 
<big>Liderança</big>
 
 
Foi uma líder religiosa matriarcal da família Moreira até a sua morte no ano de 2000.
 
 
<big>Religião</big>
 
 
Sua religião era o protestantismo assembleiano. Ela teria continuado o legado de Francisco Gonçalves Moreira e ensinado sobre a religião para os filhos e netos.
 
 
<big>Legado</big>
 
 
Seu legado é sentido até hoje, com a família Moreira em sua maioria seguindo até hoje o protestantismo assembleiano. Sua data de nascimento passou a ser considerada o dia 01/01/01 com a criação do calendário moreiralandês que começou a ser contado a partir do nascimento de Maria Gonçalves Moreira. Maria Gonçalves Moreira foi titulada de mãe de todos os moreiralandeses. O calendário moreiralandês posteriormente foi abolido voltando a ser usado o calendário gregoriano com o dia de seu nascimento sendo considerado feriado nacional.
 
 
[[categoria:Pessoas]]
 

Edição das 14h33min de 28 de dezembro de 2025