Mudanças entre as edições de "Bandeira de Camboriú"

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
A bandeira de [[Camboriú]] é composta por uma base branca em forma de retângulo, sobreposta por sete linhas vermelhas e um losango verde-claro, com 36 estrelas amarelas. Camboriú adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 01 de Julho de 1981, substituindo a bandeira do [[Reino Unido de Camboriú e Itajaí]]. A bandeira atual era usada juntamente com a Bandeira Real, desde 1940, mas seria usada oficialmente apenas em 1981.
+
A bandeira de [[Camboriú]] é composta por uma base branca em forma de retângulo, sobreposta por sete linhas vermelhas e um losango verde-claro, com 36 estrelas amarelas. Até 1981, foi chamada de "Bandeira da Liberdade" e usada como bandeira mercante e frequentemente por civis. Camboriú adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 01 de Julho de 1981, logo após a vitória republicana na [[Guerra Civil Camboriuense|guerra civil]], substituindo a bandeira do [[Reino Unido de Camboriú e Itajaí]].
  
A bandeira camboriuense é a reutilização da antiga bandeira de Santa Catarina, desutilizada oficialmente pelo governo brasileiro em 1937. É um dos símbolos nacionais camboriuenses, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.
+
A bandeira camboriuense é a reutilização da antiga bandeira de Santa Catarina, desutilizada oficialmente pelo governo brasileiro em 1937, então como forma de protesto pelos independentistas ainda no começo de 1939 e mais tarde acabou se popularizando como o símbolo da luta camboriuense, as estrelas inicialmente representavam o número de municípios de Santa Catarina na época em que a bandeira foi criada, mas acabou ganhando um novo significado, representando as 36 unidades que lutaram ao lado de Camboriú na [[Guerra de Independência Camboriuense]]. É um dos símbolos nacionais camboriuenses, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.
  
 
== História ==
 
== História ==
  
[[File:Brasaocamboriuense.jpg|200px|thumb|esquerda|Bandeira da Independência (1936-1939), futuramente seria o Brasão de Camboriú]] [[File:PMC.png|300px|thumb||Bandeira Real (1939-1981)]]
+
[[File:Bandeira do Reino Unido de Camboriú e Itajaí.png|300px|thumb||Bandeira Real (1939-1981)]]

Edição das 04h39min de 9 de junho de 2023

A bandeira de Camboriú é composta por uma base branca em forma de retângulo, sobreposta por sete linhas vermelhas e um losango verde-claro, com 36 estrelas amarelas. Até 1981, foi chamada de "Bandeira da Liberdade" e usada como bandeira mercante e frequentemente por civis. Camboriú adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 01 de Julho de 1981, logo após a vitória republicana na guerra civil, substituindo a bandeira do Reino Unido de Camboriú e Itajaí.

A bandeira camboriuense é a reutilização da antiga bandeira de Santa Catarina, desutilizada oficialmente pelo governo brasileiro em 1937, então como forma de protesto pelos independentistas ainda no começo de 1939 e mais tarde acabou se popularizando como o símbolo da luta camboriuense, as estrelas inicialmente representavam o número de municípios de Santa Catarina na época em que a bandeira foi criada, mas acabou ganhando um novo significado, representando as 36 unidades que lutaram ao lado de Camboriú na Guerra de Independência Camboriuense. É um dos símbolos nacionais camboriuenses, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.

História

Bandeira Real (1939-1981)