Região Sul de Camboriú

De Micropedia
Revisão de 22h12min de 8 de outubro de 2020 por Rafael Alecium von Camboriu (discussão | contribs) (Criou página com '{|cellspacing="0" cellpadding="4" border="1" align="right" width="280" style="margin: 0 0 1em 1em; border: 1px #aaaaaa solid; border-collapse: collapse; font-size: 100%;" |col...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Região Sul de Camboriú
Sulcamboriu.png

Localização

Características Geográficas
Cidade-Províncias

Balneário Camboriú
Cidade de Camboriú
Itapema
Porto Belo
Bombinhas

Gentílico Sul-camboriuense, sulista
População 270.658 (Estimativa de 2019)

A Região Sul de Camboriú é a menor região do país. É composta por 5 cidade-províncias: Balneário Camboriú que é a capital de Camboriú, a segunda mais populosa do país e a mais populosa da região, a Cidade de Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Limita-se ao norte com Itajaí; a sul e a sudoeste com o Brasil e ao leste com o Oceano Atlântico.

É a região mais desenvolvida do país, responsável por boa parte do PIB camboriuense. Nele estão os municípios mais populosos, a maior densidade populacional, o maior fluxo de turismo, a maior rede rodoferroviária e o maior complexo portuário de Camboriú. É a mais importante região industrial, comercial e financeira do país.

O relevo é bastante acidentado, com predominância de planaltos. O clima é subtropical úmido, com grandes variações locais. Boa partes da vegetação é coberta por florestas tropicais. A região é um verdadeiro centro dispersor de águas. Há várias bacias fluviais, com rios como o Rio Camboriú correndo em várias direções.