Grupo de Queluz

De Micropedia
Revisão de 22h44min de 11 de julho de 2020 por Viktor wo Violsth (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Grupo de Queluz
Queluz.jpg

Insígnia da Comissão Internacional do Tratado de Queluz

Fundação 15 de abril de 2020
Tipo Associação de Estados
Sede Bandeira de RUBV.jpg Cidade de Queluz
Estados-Membros Bandeira da Guanabara.png Guanabara

Bandeira de Belo Horizonte.png Principado de Belo Horizonte
Bandeira de Deltária.png Deltária
Bandeira do manso.jpg Reino do Manso
Bandeira de RUBV.jpg Reino Unido de Bauru e São Vicente
SaoSalvadorFlag.jpg Reino de São Salvador

Língua Língua portuguesa (estatutária), deltariano
Presidente Pro Tempore Rei Gustavo de Bauru e São Vicente
Secretário-Geral Igor Oliveira Bueno ToniatFo
Situação Ativa

O Grupo de Queluz, denominação informalmente de Tratado de Queluz por seus Estados-membros, é um grupo de micronações localizadas no território macro do Brasil, que surgiu da união entre as micronações como resposta às reclamações territoriais do Reino Unido de Portugal e Algarves na América do Sul, o que gerou o Conflito RUPA x Micronações Sulamericanas.

Dentre os Estados-membros, apenas Deltária e o Reino Unido de Bauru e São Vicente possuem aliança militar, efetivada pelo Tratado de Itararé em 2 de maio de 2020. Essa aliança poderá ser ativada apenas em casos de ataque a um dos Estados signatários, não sendo aplicável a situações de beligerância por parte de um signatário.

Comissão de Queluz

A Comissão Internacional do Tratado de Queluz é uma organização internacional que engloba os Estados que assinaram o Tratado de Queluz, todos com igual representação no colegiado, destinado a debater projetos que envolvam todos os Estados-Membros nos âmbitos econômicos, de segurança e culturais.

A Comissão foi fundada em 15 de abril de 2020 com a assinatura do Tratado de Queluz, sendo organizada pela posterior ratificação do Protocolo da Pampulha.

Micronações Participantes

Estado Tipologia de Estado Sistema de Governo Capital Moeda Status
Bandeira da Guanabara.png Guanabara Estado unitário República parlamentarista Rio de Janeiro Conto (C$) Membro fundador
Bandeira de Belo Horizonte.png Principado de Belo Horizonte Estado unitário descentralizado Monarquia constitucional Centro-Sul (sede do Governo em Venda Nova) Conto (C$) Membro Fundador
Bandeira de Deltária.png Deltária Estado unitário descentralizado Monarquia constitucional Vitorinopla Delta (DL$) Membro fundador
Bandeira do manso.jpg Reino do Manso Estado unitário Monarquia constitucional parlamentarista Cidade do Manso Pilão Manseano (P$) Membro fundador
Bandeira de RUBV.jpg Reino Unido de Bauru e São Vicente Monarquia federal Monarquia constitucional parlamentarista Condado das Cerejeiras (poder moderador) Barão (Br$) Membro fundador
SaoSalvadorFlag.jpg Reino de São Salvador Unitário Monarquia parlamentarista Membro undador
Escandinavia.jpg Reino da Escandinávia Monarquia Estocolmo Krone (Kr$) Membro observador

Representantes Permanentes

Estado Nome Desde Acesso
Bandeira de Belo Horizonte.png Principado de Belo Horizonte Embaixadora Natasha Xavier Pendente Pendente

Declaração do Tratado de Queluz

O Reino de Bauru e São Vicente, o Império Deltariano, o Reino de São Salvador, o Reino de Manso, o Principado de Belo Horizonte e o Estado Livre da Guanabara, decididos a estreitar suas relações diplomáticas e comprometidos a criar uma aliança de Estados sul-americanos visando o desenvolvimento regional e a ajuda recíproca, anunciam à comunidade interacional que firmaram entre si o Tratado de Queluz, acertado entre as Altas Partes Contratas aos quinze do mês de abril de dois mil e vinte, na cidade de Queluz.

Declaramos a todos, e a quem esta mensagem chegar pedimos que faça correr, o intuito congregador deste Tratado, baseado nos pilares da amizade e da fraternidade entre os Estados signatários, e tornamos nossas motivações públicas:

  1. Sentindo falta de um órgão congregador, decidimos nos unir e discutir a possibilidade de se levantar um tratado;
  2. O tratado assentado busca fortalecer uma América do Sul antes fragmentada e frágil perante incursões externas;
  3. Além de resolver as questões territoriais, delimitando corretamente o início e o fim de cada Estado sul-americano, e assentar um reconhecimento mútuo entre os Estados;
  4. Também se criou mecanismos para realização de intercâmbio dos mais variados tipos para fomentar o desenvolvimento da região; e
  5. Buscando assegurar aos países sul-americanos a possibilidade de consolidarem-se como Estado soberano e independente, ente do direito internacional, firmamos o presente Tratado.
  6. Com profunda alegria e mais nobres intenções, assinamos a presente declaração, feita em 16 de abril de 2020.

Pelo Reino de Bauru e São Vicente, Sua Majestade Perpétua o Rei Gustavo Garcia Longueville Bueno Toniato e Sua Graça o Barão de Mompean e Chanceler do Reino Unido de Baurú e São Vicente Henry Mompean d’Orleáns et Valois.

Pelo Império Deltariano, Sua Majestade Imperial e Real o Kaizer Viktor I wo Violsth e Sua Alteza Imperial o Príncipe de Cæsária Willahelm wo Violsth;

Pelo Estado Livre da Guanabara, Sua Excelência o Presidente Adilson Requião;

Pelo Principado de Belo Horizonte, Sua Excelência o Honorável Alto Chanceler e Ministro de Estado dos Assuntos Externos Lucas Maldonado, em nome de Sua Excelência o Regente do Principado de Belo Horizonte.

Pelo Reino do Manso, Sua Majestade Marina I Campos-Curado-Silva, Rainha Constitucional e Defensora Perpétua do Manso, Sua Alteza o Duque de Esmeraldina e Ministro das Relações Exteriores Igor Oliveira e Sua Excelência o Ministro da Cultura e Tecnologia Milton Costa.

Pelo Reino de São Salvador, Sua Majestade Real o Rei Ezequiel Calebe Teles de Queiroz e Sua Excelência o Ministro das Relações Exteriores Augusto Loren Yaxley.

Ver Também