República de Vanuazú

De Micropedia
Ir para navegação Ir para pesquisar
República de Vanuazú
2a.png Bandeira NacionalBrasaum.png Brasão de Armas

Lema
"Democracia, Povo e Liberdade!"
Hino
Hino Nacional de Vanuazú
Capital Gonçalves
Maior Cidade Gonçalves (província)
Língua Oficial Português
Religião Oficial Estado Laico
Nome Curto Vanuazú
Gentílico Vanuazulenho(a)
Tipo de Governo República Presidencialista Unitária
- Presidente(a) Rita Valdéz (MD)
- Vice Presidente(a) Júlio Fontes (PSUR)
- Judiciário Tribunal Geral Vanuazulenho
Legislatura Assembleia Legislativa de Vanuazú
- Type - Unicameral
- Number of seats - 13 cadeiras
Fundação 18 de Março de 2020
Área Total 120.932 m²
População 18477 habitantes (Segundo IVGE.2021)
Moeda Leonis (L$)
Time zone GMT -3 (Horário de Vanuazú)
Prato nacional Pão de Queijo
Derivados de Mandioca
Feijoada


História

A República de Vanuazú é uma micronação independente desde 18 de março de 2018, no episódio que conhecemos como Guerra de Independência. Vanuazú surgiu como Reino Unido de Vanuazú após a assinatura do Ato Independente Número 10 por José Roberto Gonçalves, patrono de Vanuazú.

A Independência

Os atos que precedem a independência vanuazulenha vem do patrono independente, Dom José Roberto Gonçalves. Em 02 de fevereiro de 2018 foi iniciado pelo mesmo a escrita do Ato Independente 1 que exprimia no mesmo, o ideai da independência da micronação, além dos ideais e objetivos da mesma. José conseguiu, neste meio tempo, até 20 de fevereiro juntar um exercito capaz de lutar pela independência. Os mesmos haviam sido treinados por Cláudio Ramos Fraga, ex chefe das forças armadas mineiras. O plano foi arquitetado por José Gonçalves além do apoio de importantes e decisivos nomes no processo de independência como Jonas Romário da Silva, Leocádia Augusta Silva e Lúcio Maria da Silveira. Foram escritos no total 9 Atos Independentes, cada um exprimindo um novo ideal sobre a formação política, cultural, social e econômica da possível nova nação. Neste contexto, no dia 15 de março de 2018 foi declarada por Leocádia Augusta Silva a Independência de Vanuazú, declaração esta que não foi aceita pacificamente pelas Forças Mineiras que, de imediato enviou 10 soldados armados para combater os independentes. Este episódio ficou conhecido como Guerra da Independência e durou oficialmente 3 dias, contou com 26 combatentes e acabou com 4 mortes.

Exército Combatentes Baixas e Mortes
Exército Independente de Vanuazú 9 combatentes 1 morte
Forças Mineiras 17 combatentes 3 mortes

A Guerra acabou quando o combatente independente Manoel José da Silva, mais conhecido pelo apelido de Ocamandi, faleceu. Com isso o líder do exército independente, Cláudio Ramos Fraga assina o Tratado de Vanuazú, em decorrência do mesmo, no dia 18 de março de 2018, ás 12:30 foi assinado por José Roberto Gonçalves o Ato Independente 10 que dizia: `` Se de vontade geral for, afirmo portanto, á partir desta, que presumo e espero que seja a última, Carta Adicional Independente, que esteja declarada a monarquia total, o poder geral, e a soberania, oficialmente após a vitória de nossos, e em honra á Manoel José da Silva, o Reino Unido de Vanuazú, pela honra de sua rainha coroada aqui, Leocádia Augusta Silva, coroada com o nome de Luciene IV, de Vanuazú. Viva nossa terra!, onde o céu brilha azul e as plantas brilham o verde!´´ Á partir deste, foi declarada a Independência do Reino Unido de Vanuazú.

O Primeiro Reinado

O primeiro reinado da história de nosso país se marca á pártir dia 19 de março de 2018, onde ocorreu, em Gonçalves, a coroação de Leocádia Augusta Silva como Rainha Luciene IV, de Vanuazú. Em seus primeiros 6 meses a mesma proferiu Decretos Iniciais que organizaram o reino, o mais importante deles, e o primeiro foi o Decreto Real Primeiro de 20 de março de 2018, nele exprimiam-se...

O Segundo Reinado

O segundo reinado é marcado pela queda da rainha Luciene IV e a posse do Rei Felipe X em 01 de novembro de 2018 e a Proclamação da República e deposição do mesmo em 23 de fevereiro de 2020...

A Proclamação da República

A República Moderna

Geografia

A Unidade Vanuazulenha possui um pequeno território, porém variado. Sua geografia comporta seus xxxx m² em uma região de clima semitropical, além de se adequar ao cerrado, clima regional dominante no sudeste brasileiro.

A geografia da nação vai de planaltos á planícies em metros. O ponto mais baixo é o Lago do Rego, localizado na província de Ocamandi, e em contrapartida, a região mais alta do território é o Pé de Manga, localizado na província de Ramor, á norte do país

Maps.png

Clima

Muito dos fatores climáticos da região se devem a localização nem tão central ao continente e nem tão costeira, o que faz com que temperaturas altas e baixas se alternam durante todo o ano. Suas estações são bem definidas, aqui esta algumas das características de algumas delas:

. Estação Temp. Min. Temp. Max. Clima
Outono-meteorologico-2021-o-que-esperar-para-os-proximos-meses-portugal-364501-1 768 (1).jpg Outono 15°C 25°C Frio e Seco
Primavera.jpg Primavera 20°C 29°C Quente e Seco
Unnamed-12.jpg Verão 25°C 36°C Quente e Úmido
Brasil-pode-ter-o-inverno-mais-frio-dos-ultimos-100-anos-5adb1d468d816.jpg Inverno 9°C 20°C Frio e Úmido

O orgão governamental criado para gerir os dados nacionais meteorológicos e o clima do país é o Instituto Nacional de Clima e Meteorologia (INCM). O INCM foi criado durante o governo, ainda monárquico, de Luciene VI. O mesmo foi criado com o objetivo de entender a calamidade pública que ocorreu em maio de 2018, durante fortes chuvas que provocaram alagamentos pelo país.Incm.jpg

Símbolos Nacionais

Os Símbolos Nacionais da história de Vanuazú se modificaram com o passar do tempo. Sendo os mesmos principais e insdispensáveis: O Hino Nacional, As Bandeiras da República e das Províncias, o Brasão da República e o lema.

Bandeira Nacional

A história das bandeiras de Vanuazú parte do dia da independência, em 18 de março de 2018 onde o primeiro modelo de bandeira da história do país foi apresentada.

1a.png

Bandeira do Reino Unido de Vanuazú

A Primeira bandeira do Reino Unido de Vanuazú foi pensada e desenhada por Jonas Romário da Silva, um dos articuladores do movimento independente em Vanuazú. A mesma entrou em vigência no dia 18 de março de 2018 até 07 de janeiro de 2019. O Azul da bandeira representa o azul teoricamente, do Rio Rego e o verde representa o verde das matas, segundo a descrição do próprio Jonas.

Desta nação surgirás, e desta bandeira é representado o surgimento. Do verde das folhas, das árvores e jardins, junto do azul das águas chuvas e dos riachos... _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2a.png

Atual Bandeira de Vanuazú

A Segunda bandeira de Vanuazú foi adotada em 07 de janeiro de 2019, ainda no reinado de Luciene VI e é utilizada até os dias atuais como Bandeira Nacional. A mesma, apesar de ser um símbolo da monarquia nos governos de Luciene IV e Felipe X não ouve mudanças mesmo com a transição para república. Nela o Verde representa Vanuazú, o branco a paz e o preto representa as diferentes cores das pessoas do país, além da coroa, que antes representava a monarquia, hoje representa a soberania nacional.

Bandeiras Provinciais

As Bandeiras das Províncias tem, cada uma, uma história particular, uma beleza e um significado.

Bandeira de Gonçalves

Gonçalves é, desde o princípio a Província Unitária Geral que abriga a sede do governo vanuazulenho. A Província, em toda sua história adotou somente dois modelos de bandeiras sendo o chamado Modelo Original, adotado de 18 de março de 2018, data da independência, e também da criação de Gonçalves, até o dia 06 de janeiro de 2019, quando foi substituída pelo chamado Modelo Felipino. Após a queda de Felipe X, a bandeira voltou ao seu modelo original.

Bandeira de Gonçalves 1.png

Modelo Original da Bandeira de Gonçalves

Este modelo é representado pelas cores da bandeira monárquica vanuazulenha e contem uma triângulo cortado, que representa a retirada de um território do estado brasileiro de Minas Gerais, que tem o triângulo vermelha como símbolo.

Jjjjkkkllkklkklklklkjjjjjjjjjjjj.png

Modelo Felipino da Bandeira de Gonçalves

O Modelo Felipino, apesar de não ser o modelo usado atualmente contém um significado interessante. O Preto significava a Casa Real de Gonçalves, pelo nome da província, o branco a paz, a estrela de Davi, a religião oficial do reino na época, que era o judaísmo e as palavras são trechos do Manifesto Monárquico de 2019.


Bandeira de Ocamandi

A Bandeira da Unidade Provincial de Ocamandi sempre foi a mesma, mas, mesmo com isso ela possui uma história interessante. Esta é a única bandeira vigente atualmente em Vanuazú que traz algo escrito na mesma. A bandeira de Ocamandi usa das cores vermelho, que significa o sangue derramado na Guerra de Independência, o azul que representa a nação, Vanuazú, o preto que representa o luto, e diante do mesmo preto é escrito o nome de Manoel José da Silva Ocamandi, em homenagem ao soldado independente morto na Guerra de Independência, o que também da nome á província.

Bandeira de Ocamandi.png

Bandeira da Província de Ocamandi

Bandeira de Gramada

A Bandeira de Gramada não tem muitos segredos e significados. A mesma foi desenhada por Jonas Romário da Silva em 13 de junho de 2018. Nela a cruz representa a paz, o branco as aves, o preto a casa real de Gonçalves e a estrela representa a Unidade Geral Vanuazulenha.

Gramada.png

Bandeira da Província de Gramada

Hino Nacional

O Hino Nacional Vanuazulenho ou Hino da Independência de Vanuazú possui a sinfonia da composição ``Le Chant du Depart´´ que surgiu durante a Revolução Francesa. Esta mesma composição deu origem a letra de Nestor Ribas Marques, mesmo autor da bandeira monárquica do país. Este hino entrou em vigor no dia 20 de março de 2018 e é o único símbolo nacional que não sofreu alteração desde a independência.

Letra:

Política

A política em Vanuazú sempre foi muito ativa, desde a época da monarquia mesmo sem direito ao voto para a maioria da população. A nação é uma república constitucionalista presidencialista que contém uma Assembleia Legislativa Unicameral, assim de 1 em 1 ano são eleitos novos assembleios e novos Presidente e Vice Presidente da República. Um exemplo da ampla atividade Vanuazulenha são o número total de filiados a partidos políticos no país. Cerca de 66% da população (12194 pessoas) tem filiação ativa nas instituições políticas legais.

Partidos Políticos

O primeiro partido político de Vanuazú data do dia 03 de julho de 2018, sendo este o Partido Monárquico. A história dos partidos pode ser contado por eras, sendo as principais o Primeiro e o Segundo Reinado além de toda história Republicana.

Era Monárquica - Conservadorismo x Liberalismo

Logo Partido Viés Criação Dissolução
PM.png Partido Monárquico Monárquico Conservador 03 de julho de 2018 08 de janeiro de 2019
POOO.png Partido Da Oposição Monárquico Liberal 10 de agosto de 2018 08 de janeiro de 2019
PL.png Partido Liberal Republicano Liberal 20 de setembro de 2018 17 de março de 2019

O Partido Monárquico foi criado pela coroa vanuazulenha e ficou sobre sua posse até o desligamento do partido. Já o Partido da Oposição foi uma iniciativa do filho de Luciene IV que culminou na retirada da mesma do trono e o mesmo sendo assumido por João Felipe ou Felipe X. O Partido Liberal já é um caso a parte que nos deixa entender que o processo de proclamação da república de Vanuazú estava começando por aí, quando, insatisfeitos com a gestão monarquista, alguns dos membros da elite vanuazulenha formam o Partido Liberal, a primeira aparição de manifestação republicana de Vanuazú e que, finalmente, culminou com a ilegalidade do partido em março de 2019, por meio de um decreto do rei Felipe X.

Era Felipina - Surgimento de Novos Ideais

Logo Partido Viés Criação Dissolução
PARVA.png Partido Vanuazulenho Monárquico Liberal 08 de janeiro de 2019 25 de outubro de 2020
PC.png Partido Comunista Comunista Conservador 20 de abril de 2019 14 de dezembro de 2020
PSUR.png Partido Sistema Único Republicano Republicano Liberal 17 de julho de 2019 atualmente
MD.png Movimento Democrático Republicano Liberal 17 de julho de 2019 atualmente

Na Era Filipina novos partidos surgiram. O Partido Vanuazulenho é resultado da fusão entre o Partido Monárquico e o Partido da Oposição. O mesmo não teve seu fim após a queda de Felipe X e participou das primeiras eleições de Vanuazú. Já o Partido Comunista foi a primeira aparição de uma vertente da área que chamamos hoje de esquerda em Vanuazú e que, futuramente, deu origem a atual FCOM. O PSUR e o Movimento Democrático são e foram dois partidos distintos e que possuem a maioria dos pensamentos em comum, ambos foram resultado da dissolução do Primeiro Partido Liberal em 2019.

Era Republicana - As Eleições Diretas e a Lei Partidária

Logo Partido Criação Dissolução
FCN.png Frente Cívica Nacional ****** *********
FCOM.png Frente Comunista ****** ******
IND.png Independentes (partido) ****** ******
UTS.png União Trabalhista ******* ******
UNIDOS.png Unidos Por Vanuazú ******* ******
PS.png Proposta Social ******* ******
PSLV.png Partido Social-Liberal Vanuazulenho ******* ******
MD.png Movimento Democrático ******* ******
LIGA.png Liga Republicana ******* ******
PSUR.png Partido Sistema Único Republicano ******* ******
PPV.png Partido Popular Vanuazulenho ******* ******
SN.png Sustentabilidade Nacional ******* ******
PRR.png Partido Revolucionário Rebelde ******* ******
PSO.png Partido Socialista dos Operários ******* ******

Lista de Partidos Políticos em Vanuazú