Deltária

De Micropedia
(Redirecionado de Deltaria)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Dolflurentsher Kaizerreijk
Império Deltariano
Bandeira do Império Deltariano (Full version).png Bandeira Brasão de Armas do Imperador.png Brasão de Armas

Lema oficial: Zür Reijk u zür Populia Dolflurentsher
(Deltariano: O Império e o Povo Deltariano)

Lema não oficial: Unter vas Vøgelen var Grøßeider
(Deltariano: Sob as Asas da Grande Águia)


Hino nacional: Eiderhøk

(Deltariano: O Canto da Águia)


Gentílico: deltariano[1]

Mapa Político do Império Deltariano.png As unidades administrativas de Deltária

Capital Vitorinopla

18.4476° S, 50.4552° W


Cidade mais populosa Violsth

Língua oficial Nenhuma[2]

Governo Monarquia constitucional com características deltarianas[3]
- Monarca Vitor I
- Primeiro-ministro Willahelm Violsth

Formação
- Fundação 27 de agosto de 2015
- Guerra da Reconquista 15 de novembro de 2017
- Monarquia Delto-Manseana 23 de fevereiro de 2018
- A Secessão Setembro de 2018
- Guerra dos Deuses Janeiro de 2019

Área 290 995,789 km²

Moeda Delta (DEL - δ)

Cód. ISO DEL

Cód. Internet .del

Website governamental govdeltaria.wordpress.com

Queluz.jpg Membro do Grupo de Queluz
Microcon cab.png Membro da Microcon
LogoOML.png Membro da OML

Deltária (em deltariano: Dolfluza), oficialmente Império Deltariano (em deltariano: Dolflurentsher Kaizerreijk), é uma monarquia constitucional no coração da América do Sul, reconhecida internacionalmente por sua cultura singular que mistura aspectos germânicos, romanos e nórdicos. Com uma área de 290 995,789 km², é uma das maiores micronações na América Latina, ficando atrás somente da União Platina e do Sacro Reino de Piratini. Faz fronteira com o Reino Unido de Bauru e São Vicente ao sul e com o Principado de Belo Horizonte ao leste, além de estar próxima do Reino do Manso. Deltária é um importante Estado-membro da Comissão Internacional do Tratado de Queluz, uma organização sul-americana que visa o desenvolvimento regional e a ajuda recíproca entre seus membros.

Governo

Em Deltária, o Kaizer (imperador em deltariano) está no topo da organização institucional do Império, personificando a autoridade do Estado e representando seu povo perante a comunidade internacional. O Cônsul é o chefe de governo do Império, incumbido de exercer suas prerrogativas executivas com auxílio do seu Consulado, um gabinete composto de Secretários de Estado, que, por sua vez, chefiam os Departamentos de Estado, órgãos análogos a ministérios. No sistema político deltariano, o chefe de governo é geralmente nomeado pelo imperador após sua eleição na Dieta Imperial, mas em casos específicos pode ser diretamente apontado e nomeado pelo monarca. Este sistema é semelhante ao sistema de Westminster adotado pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, onde o parlamento escolhe o primeiro-ministro e o monarca valida a escolha para que se forme um governo em seu nome, com a principal diferença de que no sistema deltariano o imperador tem uma função mais ativa na administração pública do país.

Cultura

Deltária é a única micronação lusófona que possui língua e religião próprias. O deltariano é uma língua artificial criada em 2016, sendo uma ramificação das línguas germânicas, em especial do alemão, holandês e sueco. O doflunish, de natureza pagã, é a religião professada pela maioria dos deltarianos, sendo o helish uma denominação do dolflunish cujas visões acerca de como se deu a criação e o desenvolvimento do mundo destoam deste último. O helish ganhou destaque na sociedade deltariana após a Guerra da Reconquista, conflito que libertou o então Reino de Deltária do domínio helßer e anexou Helzland a Deltária, local de origem do helish. Com esta anexação, os helßer passaram a integrar plenamente a sociedade deltariana, consequentemente tornando sua crença na segunda mais professada do Império. A religião está presente em todos os aspectos da vida cotidiana dos deltarianos, havendo diversos templos de adoração por todo o território imperial. Além disso, a religião também tem caráter cívico, isto é, está intimamente ligada à administração do Estado, com o imperador exercendo a função de pontífice máximo do Império, função esta que atrela deveres religiosos às suas responsabilidades de chefe de Estado. 

Futebol

Deltária é membro da Confederação de Futebol Micronacional (CFM); seus times já conquistaram diversos títulos futebolísticos, sendo o mais recente conquistado pelo Via Octavia Raschener (VOR), que venceu "A Liga dos Campeões da CFM" no dia 23 de setembro de 2020. O VOR foi fundado no distrito homônimo da capital de Deltária. Além disso, a Seleção Deltariana de Futebol (Dolflurentsher Fötball-Bund) venceu a 2018.2 CFM World Cup e a 2021.1 CFM World Cup, a "copa do mundo" do micronacionalismo lusófono. Por isso, Deltária é reconhecidamente a maior e melhor micronação do futebol micronacional lusófono.

  1. Em deltariano, aquele que nasce em Deltária é chamado de dolflurentsher e não dolflunish, que é a designação daquele que segue a religião deltariana.
  2. O português é a língua de facto de Deltária; já o deltariano é a língua cerimonial e formal (de documentos oficiais) do país.
  3. Deltária é uma "deltocracia", isto é, possui um regime político dinâmico, que oscila entre a democracia e o autoritarismo.